TÍTULO: Contribuições político-pedagógico e sociais do projeto "Ações Construtivas do Conhecimento Químico nas Escolas Públicas" nas escolas da rede estadual de educação do estado do Piauí.

AUTORES: Carvalho Vieira, E. (UFPI) ; Ferreira Dias, G. (UFPI) ; Albuquerque Mendes, M.K. (UFPI) ; Maia Melo, S. (UFC)

RESUMO: Este projeto tem por objetivo esclarecer e disseminar a importância do projeto Ações Construtivas do Conhecimento Químico nas Escolas Públicas, no estado do Piauí. Além de relatar e transparecer suas contribuições no âmbito social, político e educacional, e a forma como se aplica nas escolas públicas da rede estadual do ensino. A atuação sucede em quatro cidades do estado, são elas: Cocal, Cocal dos Alves, Teresina e União. O projeto é supervisionado pelo coordenador estadual, e os monitores são orientados pelos supervisores municipais. A partir dos dados obtidos, pode-se considerar que o projeto atua de forma eficaz, onde, obteve-se um resultado considerável na OPQ 2012, além de promover cidadania e auxiliar nas aulas de química do ensino regular.

PALAVRAS CHAVES: educação; contextualização; OPQ-2012

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais (Vigostiky, 1993). Nesta perspectiva, o projeto dá condições para que o aluno desenvolva seus conhecimentos e potencialidades, onde a socialização ocorre com seus colegas, tutores, monitores e coordenadores possibilitando uma mesclagem de ideias. A aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente(Vigostky, 1993). Com base neste postulado, no estado do Piauí optou-se por integrar o conhecimento à prática, por meio da aplicação de experimentos químicos possibilitando uma melhor aprendizagem pelos discentes, onde há troca de conhecimentos entre o aluno e o professsor. Peças fundamentais, embora complexas, são as relações humanas na realização das interações dele como indivíduo (Oliveira, 2008). Segundo a LDB, a intenção é formar cidadãos crítico-partícipes, onde para que isso seja suscetível, se faz necessário que a interação professor-aluno seja efetiva, onde o primeiro instrui e orienta estes, com o intuito de formá-los como cidadãos que critiquem e participem da sociedade exercendo seus direitos e deveres. Uma das mais importantes conquistas desse projeto é a aptidão concebida aos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química-UFPI. Para a educação do século XXI, é necessário proporcionar aos discentes uma série de saberes e competências que os deixarão preparados para “se adaptar a um mundo em mudança” (DELORS, 1998). O Ações Construtivas do Conhecimento Químico nas Escolas Públicas proporciona aos graduandos uma experiência singular que contribuirá eficazmente para sua futura prática docente, a de formar cidadãos.

MATERIAL E MÉTODOS: As escolas piauienses contempladas com o projeto foram feitas pelo Coordenador Estadual do programa e o Coordenador Estadual das Olimpíadas de Química, onde foram considerados os seguintes critérios: destaque na Olimpíada Piauiense de Química – OPQ, em outras Olimpíadas existentes e necessidade de qualificação do Ensino de Química. Assim, foram escolhidas 12 escolas, sendo que 9 são de Teresina e 3 são do interior do estado (Cocal, Cocal dos Alves e União). Foram selecionados três supervisores estaduais, sendo que, um foi designado para a cidade de Teresina e outros dois para o interior do estado (União e Cocal dos Alves). A escolha de quais seriam os supervisores, foi feita a partir de uma análise dos responsáveis pelo projeto no estado, sendo considerados: currículo e bom desempenho da escola. A seleção dos graduandos foi feita pelo coordenador estadual do projeto, e pelo coordenador do curso de Licenciatura Plena em Química da UFPI – Universidade Federal do Piauí. Onde foram considerados: bom desempenho nas disciplinas cursadas, serem obrigatoriamente alunos do curso de licenciatura em química e disponibilidade de horários. A organização e planejamento das aulas são realizados semanalmente com encontros no departamento da UFPI, onde se fazem presentes: monitores, supervisores e coordenadores. Neste, são discutidos propostas pautadas geralmente pelo coordenador estadual que orienta os monitores, dentre eles os recursos pedagógicos visando à melhoria da qualidade do ensino. A avaliação do projeto é feita com frequência pelos coordenadores e supervisores do projeto no estado. Há relatos mensais das aulas designadas para o mês correspondente, onde são apresentados planos de aula, frequência, métodos de avaliação dentre outras características cabíveis a uma aula padrão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos objetivos deste projeto é solidificar a formação profissional e social destes por meio da convivência direta em sala de aula com alunos da rede pública de ensino. Um ponto positivo para os monitores está sendo o ganho de experiência em sala de aula, pois estão vendo e pondo em prática, a teoria estudada na universidade. Assim, ele passa a ter consciência de seus objetivos, responsabilidades e autonomia para expor suas opiniões e críticas em prol da qualidade do ensino oferecido, buscando a produção de conhecimentos. Este projeto está oferecendo oportunidades aos alunos beneficiados, pois o conteúdo químico é abordado de forma diferenciada, uma vez que aulas expositivas são integradas a experimentos químicos sobre os temas abordados, resolução de questões e a integração desta ciência com o dia-a-dia, visando projetar um ser crítico-partícipe. Além disso, os alunos ganham um sentido cooperativo, visto que é de grande valor, formação do caráter social. No estado do Piauí, o projeto atende quatro cidades, Teresina, União, Cocal e Cocal dos Alves. A partir da aplicação do programa nas escolas (Tabela l), obteve-se bons resultados nas cidades de aplicação, Cocal e Cocal dos Alves. Esta última já havia participado da OPQ em 2011 e obtido bom resultado com 5 medalhas, sendo que 2 foram de ouro, 1 de prata, 2 de bronze e quatro menções honrosas. Com o projeto, aumentou substancialmente o índice de premiações com 2 medalhistas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, além de uma menção honrosa (Gráfico l). Quanto a classificação para as Olimpíadas, Brasileira de Química (OBQ) e Norte-nordeste de Química o número de participantes mais que triplicou, passando de 2 selecionados em 2011 para 7 no ano de 2012. Na cidade de Cocal, obteve-se 1 medalha de bronze e 1 menção honrosa.

CONCLUSÕES: O projeto Ações Construtivas do Conhecimento Químico nas escolas Públicas, vem realizando um grande trabalho de motivação, incentivo e esclarecimento do conhecimento de Química nas escolas Públicas do Estado do Piauí. Contudo, proporciona a socialização dos estudantes, além de serem colocados frente a situações problema por meio de experimentos químicos que aproximam esta à realidade do dia-a-dia. Outro aspecto extremamente importante é a socialização e a oportunidade dos graduandos estarem trabalhando em sala de aula, com o ensino de química, tanto experimental quanto teórico.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à parceria PNOQ e CAPES pelo apoio financeiro e moral ao projeto. À UFPI, aos coordenadores, supervisores, tutores, escolas e aos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: MEC, 1996. DELORS, J. (org.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC; UNESCO, 1998. MAIA, D. L.; SILVA, M. A. Pensadores contemporâneos da educação: quem são, o que dizem e quais implicações à formação docente? In: Anais do III Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED). Quixadá, CE: FECLESC/UECE, 2010. Pag. 1-3. OLIVEIRA, J. O aluno, a escola, o professor: relações do aprender. Saber Acadêmico (Revista Multidisciplinar da UNIESP), São Paulo, n º 06, Pag. 23-28, Dez. 2008. VIGOSTKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. ZULIANI, S.R.Q. A. Prática de ensino de química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. 2006. Tese (doutorado)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.