TÍTULO: A VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UFPI/CPCE) SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E FITOQUÍMICA

AUTORES: da Trindade, E.F. (UFPI-CPCE) ; Scopel, K. (UFPI-CPCE) ; Garcia, M.I.S. (UFPI-CPCE) ; Osajima, J.A. (UFPI-CPCE) ; de Souza, J.S.N. (UFPI-CPCE)

RESUMO: Este trabalho representa a análise de uma pesquisa exploratória realizada entre alunos do 1º e 2º períodos, do Curso de Lic. em Ciências Biológicas, da UFPI/CPCE, com o objetivo de levantar o grau de conhecimento sobre a interdisciplinaridade e fitoquímica. Foram aplicados 26 questionários. Estes foram aplicados coletivamente, no mês de maio do corrente ano, abordando questões discursivas e múltiplas escolhas. Por tratar-se de uma pesquisa de cunho exploratório, os dados obtidos foram levantados e interpretados com a finalidade de dar seguimento a fim de que, a partir da compreensão da necessidade de interdisciplinaridade, seja possível propor atividades para que as disciplinas mais envolvidas com o tema possam intercambiar seus conteúdos à fitoquímica, objeto substantivo desse trabalho.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; fitoquímica; pesquisa exploratória

INTRODUÇÃO: Desde os tempos da Revolução Industrial e o Iluminismo, na tentativa de responder as questões que afligem a humanidade, a ciência tem mostrado seu papel de contribuir e de influenciar em uma sociedade cada vez mais dinâmica (STRATHERN, 2002). Nessa ânsia de obter o conhecimento sobre o mundo, as academias optaram por um sistema de ensino fragmentário. Segundo Da Silva (2008), a partir da década de 1990, o Ministério da Educação tem direcionado esforços na tentativa de universalizar o conhecimento, através de uma formação integral dos alunos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n.º 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais corroboram com essa idéia, conforme demonstra o texto a seguir: “Trabalhar de forma interdisciplinar denota utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob distintos pontos de vista” (PCN-EM). Dentre os vários eixos da pesquisa em educação, o desenvolvimento de estudos interdisciplinar, histórico-social tem merecido destaque (GORRI; SANTIN FILHO, 2009). Este trabalho tem como objetivo avaliar a conhecimento dos alunos do 1º e 2º períodos, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, da Universidade Federal do Piauí, Campus Profa. Cinobelina Elvas, acerca da interdisciplinaridade, nas disciplinas cursadas em seus respectivos períodos e o uso da fitoquímica como tema gerador.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa exploratória, segundo as orientações e análises de viés qualitativo sugeridas por Ludke e André (1986), foi realizada através de um questionário de 9 (nove) questões, discursivas ou múltiplas escolhas, sobre a temática em estudo (DA SILVA, 2008). Discentes do 1º e 2º períodos, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Piauí, Campus Profa. Cinobelina Elvas, aleatório e voluntariamente, participaram da pesquisa. Foram aplicados 26 questionários, coletivamente, por um período máximo de 1 (uma) hora. O conjunto de respostas foi analisado, segundo as técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin (1977), e distribuído em categorias de respostas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por se tratar de uma pesquisa de cunho exploratório, os dados obtidos foram levantados e interpretados. Após análise, foi observado, que todos os participantes responderam as questões de múltiplas escolhas. As questões discursivas apresentaram um percentual pequeno de não respondidas. No que se refere à interdisciplinaridade, a maioria dos participantes tem compreensão de que se trata de relações entre disciplinas. Para outros participantes, entretanto, parece ser mal compreendida, uma vez que alguns confundiram essa categoria à ideia de interdependência ou mesmo a existência de um conjunto de conteúdos que serviriam de base a todas as demais disciplinas. Há aqueles que acreditam tratar-se de uma continuação entre as disciplinas ou mesmo entre os diferentes cursos que integram o Campus Cinobelina Elvas, da UFPI. Ao tratar da categoria fitoquímica, objeto substantivo desse trabalho, pode-se perceber que a maioria não soube interpretar do modo desejado a pergunta, somente 8 participantes parecem ter compreendido a questão, informando seu grau de conhecimento sobre o tema. Os demais tentaram defini-lo, atribuir valor, vincular à biologia e/ou à química. Ao atrelarmos a categoria fitoquímica à idéia de interdisciplinaridade, a maioria dos alunos apresentaram respostas distintas e, até mesmo, díspares, relacionando a temática fitoquímica com a possibilidade de interdisciplinaridade, com apenas duas disciplinas cursadas: biologia celular e química orgânica. Diagnóstico compreensível, conforme mencionado anteriormente que participantes não compreendem a interdisciplinaridade e acreditam que ela possa ser aplicada somente quando houver a interdependência entre os conteúdos.

CONCLUSÕES: Por fim, percebe-se a necessidade de propor ações para que as disciplinas mais envolvidas com o tema, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – UFPI/CPCE, possam intercambiar seus conteúdos à fitoquímica, objeto substantivo desse trabalho.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad.: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 27/05/2012. BRASIL. Ministério da Educação – MEC: Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 27/05/2012. DA SILVA, O. S. A interdisciplinaridade na visão de professores de Química do ensino médio: concepções e práticas. 2008. 148f. Dissertação (Mestre em Educação). Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá. GORRI, A. P.; SANTIN FILHO, O. Representação de temas científicos em pintura do século XVIII: um estudo interdisciplinar entre Química, História e Arte. Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, 2009. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPE, 1986. STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.