TÍTULO: Experimento de Química de baixo custo aplicado no Ensino Médio

AUTORES: Gomes, G. (UFPI) ; Abreu, Y. (UFPI) ; Aguiar Junior, A. (UFPI) ; Lima, T. (UFPI) ; Medeiros, K.N. (CABJ) ; Osajima, J. (UFPI)

RESUMO: Esse trabalho teve como objetivo verificar o entendimento do aluno no conceito de oxi-redução através de um experimento de baixo custo proposto pela Sociedade Brasileira de Química publicado no Ano Internacional da Química. Os alunos que participaram da pesquisa foram do terceiro ano do curso técnico de agropecuária de um colégio no município de Bom Jesus-PI e logo após aplicou-se um questionário semi-estruturado. Através dos resultados, observou-se que os alunos obtiveram sucesso nas questões referentes apenas aos conceitos mais amplos do experimento e no que diz respeito à definição de oxi-redução o número de acertos foi baixo.Isto indica que é necessário um trabalho intenso para instigar a habilidade do aluno em discutir os conceitos envolvidos com seus conceitos prévios adquiridos.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio; experimento; sala de aula

INTRODUÇÃO: A Química participa do desenvolvimento científico-tecnológico com importantes contribuições específicas, cujas decorrências têm alcance econômico, social e político. O aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos. Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de uma estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas(Brasil, 1999). Os alunos do Ensino Médio apresentam grandes dificuldades, principalmente na disciplina de Química, a qual é uma disciplina resultante da união da teoria e da prática. Embora muitas vezes, a parte prática não ocorre mesmo sendo de grande importância para o desenvolvimento do intelecto e criatividade dos alunos. As práticas laboratoriais, que são a aplicação das teorias químicas favorecem a interação entre aluno e professor contribuindo mutuamente na melhoria do currículo de ambos, contudo, a falta dessas experiências não é responsabilidade apenas do professor, mas de todo o sistema governamental que não oferece meios para que os professores possam introduzir estas práticas, mesmo assim, muitos professores utilizam de meios alternativos para fornecer o conhecimento necessário a total compreensão da Química. (OLIVEIRA, 2008, PINHEIRO et al., 2007, LEAL & MORTIMER, 2008).Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo verificar o entendimento do aluno no conceito de oxi-redução através de um experimento de baixo custo.

MATERIAL E MÉTODOS: O colégio escolhido para a realização deste experimento foi o Colégio Agrícola de Bom Jesus, o qual é uma unidade de ensino da Universidade Federal do Piauí, criado através da Resolução do CONSUN (Conselho Universitário) nº 02/81. O experimento foi realizado com 23 alunos do terceiro ano do curso técnico de agropecuária, já que este trabalho é parte de um projeto de iniciação científica de Ensino Médio financiado pela FAPEPI. O experimento selecionado foi o de eletrofloculação, o qual envolve conceitos de oxi-redução, e foi retirado do Ano Internacional da Química de 2011(SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2010). Este experimento é baseado em demonstrar aos estudantes que a descontaminação da água pode ser realizada por eletrofloculação, por meio de um desenvolvimento prático simples. Antes do experimento foi realizada uma aula sobre os conceitos de oxi-redução com a finalidade de relembrar-los este conceito visto previamente no primeiro ano do curso técnico. Para despertar a atenção dos alunos foi utilizado um projetor multimídia com fotos e novidades sobre tecnologia que necessitam do conceito de oxi-redução. Após a realização do experimento foi realizada uma discussão sobre o fenômeno observado e posteriormente, foi aplicado um questionário contendo dez perguntas sendo quatro questões objetivas e seis questões abertas sobre o conceito de óxido e redução e do experimento executado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No início da aula, foi questionado aos alunos sobre o conceito de oxi-redução e sua familiaridade a este tema. Os resultados obtidos estão apresentados no gráfico 1. A partir das respostas é possível observar que na primeira, segunda e quinta questão foi praticamente unânime as respostas corretas. A questão de número um abordava o conceito central do experimento, a segunda sobre agente redutor do mesmo e a quinta a definição de cátodos e ânodos. Isto mostra que os alunos compreenderam o conceito mais amplo do experimento. Na resposta da questão de número três foi praticamente a metade dos alunos que responderam corretamente. Esta questão trabalhava a habilidade do aluno em relação às equações de oxi-redução. A questão de número cinco envolvia à montagem do experimento realizado. Como os alunos estavam bastante curiosos com o experimento, estes não foram cautelosos em descrever com cuidado cada componente do mesmo. Por causa disso, o número de acertos foi apenas de 18%. A questão de número seis era a respeito da justificativa da utilização de sal no experimento e 59,1% conseguiram a resposta correta. Nas questões de número sete, oito e nove foram em relação aos produtos formados e em geral, os alunos não tiveram sucesso nestas questões. Isto poderia ser explicado considerando que a explicação dos fenômenos possui um grau maior de conhecimento do assunto. Segundo KRASILCHIK(2008), as aulas práticas são um fator importante para a aprendizagem dos alunos, pois elas tornam mais esclarecedoras os assuntos vistos teoricamente. Apesar disso, de acordo com os dados obtidos percebe-se que a execução de experimentos deve ser trabalhada com mais tempo para que o aluno possa compreender melhor os conceitos envolvidos e torne-o mais crítico para a explicação envolvida no experimento.

Gráfico 1. Percentual das respostas das questões propostas

O gráfico 1 apresenta as porcentagens das respostas referentes ao quetionário aplicado relacionado a teoria e prática.

CONCLUSÕES: As aulas práticas podem auxiliar o aluno na compreensão de conceitos teóricos de uma visão ampla, já que a demonstração de experimento desperta o interesse do aluno pelo assunto. Porém, é necessário um trabalho mais intenso para instigar a habilidade do aluno em discutir os conceitos envolvidos com seus conceitos prévios adquiridos.

AGRADECIMENTOS: A FAPEPI pelo suporte financeiro da bolsa concedida ao aluno Kayan Bruno Nunes Medeiros envolvido neste projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF, 15 de Jul. 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf > Acesso em: 14 jun. 2012. OLIVEIRA, Moisés Alves de. O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação. Ciência & Educação, Brasília, v. 14, n. 1, mai. 2008. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=547>. Acesso em: 14 jun. 2012. PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque cts para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Brasília, v. 13, n. 1, mai. 2007. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=341>. Acesso em: 14 jun. 2012. LEAL, Murilo; MORTIMER, Eduardo. Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio: Perspectivas e tensões. Ciência & Educação, Brasília, v. 14, n. 2, set. 2008. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=362>. Acesso em: 14 jun. 2012. Sociedade Brasileira de Química (org.).A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensinofundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo:Sociedade Brasileira de Química, 2010. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª edição. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo. 84-88p, 2008.