TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE QUÍMICA DO IFAL – CAMPUS MARECHAL DEODORO NA PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE QUÍMICA

AUTORES: Carlos Ferreira Oliveira, L. (IFAL) ; Gilnaldo da Silva, J. (IFAL) ; Santos, R. (IFAL) ; Lemos, D.L.P. (IFAL) ; Eleutério, E.R.S. (IFAL) ; Farias, J.P.S. (IFAL) ; Ferreira, L.S. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Duarte de Freitas, J. (IFAL)

RESUMO: Diversos alunos têm grandes dificuldades no aprendizado de Química, sendo assim a monitoria vem com o propósito de vencer essa barreira que existe no ensino de tal disciplina. Tem como objetivo estimular o estudo e a pesquisa, descobrir jovens talentos com aptidões em Química e estimular os alunos à escolha de cursos superiores na área de Química. Formar estudantes com perfil de professores/pesquisadores para atuarem em Alagoas. Em um ano o projeto rendeu bons resultados como a primeira aprovação nas Olimpíadas Alagoana de Química 2012. Vale ressaltar que dos vinte primeiros colocados nesta Olimpíada, três alunos do IFAL-MD obtiveram premiações e foram classificados para a etapa Norte-Nordeste e Brasileira das Olimpíadas de Química.

PALAVRAS CHAVES: EDUCAÇÃO; MINITORIA DE QUÍMICA; OLIMPÍDAS

INTRODUÇÃO: Os resultados publicados pelo IBGE para o censo 2010 revelaram que o estado de Alagoas apresenta uma população de três milhões, cento e vinte mil, novecentos e vinte e dois (3.120.922) habitantes. Os indicadores sociais e econômicos são desfavoráveis e fazem de Alagoas o estado com menor desenvolvimento social, alguns destes índices apontam para uma ocupação na 24ª posição no índice de desenvolvimento humano no Brasil, em média os alagoanos possuem uma renda per capita de US$ 1.482,00, uma mortalidade infantil de 45,9 mortes para cada 1000 nascidos vivos (quase o triplo da média nacional), 47% de analfabetismo e 50 % de analfabetismo funcional. Dados revelados na primeira semana de dezembro/10 sobre o PISA 2009 (Programa Internacional de Avaliação Comparada) revelaram que o Brasil ocupa o 54º lugar de 65 países que participaram da prova. O estado de Alagoas foi considerado como o de pior desempenho dentro do país (LIMA, 2010). Há uma visível carência de professores de ensino médio e fundamental em todo o estado, o que pode ser comprovado pelas elevadas contratações de professores temporários muitos destes se quer com formação superior. Diante dos indicadores mostrados, verifica-se uma série de dados que só podem ser melhorados com investimentos na área social e na educação.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada a divulgação do projeto e selecionados de forma voluntária 150 alunos do ensino médio das escolas públicas Rosa da Fonseca (3 alunos da 1ª série, 4 da 2ª série e 4 da 3ª série), Edival Lemos (5 alunos da 1ª série, 5 da 2ª série e 7 da 3ª série), Eleusa Magalhães (8 alunos da 1ª série, 7 da 2ª série e 9 da 3ª série), e IFAL-MD (32 alunos da 1ª série, 35 da 2ª série e 31 da 3ª série), ambas da cidade de Marechal Deodoro/AL. Foram formadas duas turmas de 75 alunos cada, dividida em dois turnos manhã e tarde. Os alunos foram submetidos a um teste de Química no início da preparação e a outro teste após seis meses de treinamento para verificar o desenvolvimento do decorrer do projeto. Todos os alunos receberam materiais específicos como apostilas e livros para acompanhar as aulas dos 5 monitores de Química do IFAL-MD que eram ministradas no auditório com capacidade para 200 pessoas três dias por semana. As aulas foram sempre supervisionadas por um dos professores de Química voluntários do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado do primeiro teste realizado pelos alunos não foi considerado satisfatório mostrando que a maioria dos alunos estavam sem uma base sólida em Química, após os seis meses de treinamento e aplicação de um novo teste, foi constatado que cerca de 80% dos alunos tiveram um bom desempenho e estavam motivados em participar das Olimpíadas. Após específica preparação para a Olimpíada Alagoana de Química, os alunos Rodrigo dos Santos, Lucas da Silva Ferreira e Dayane Lemos do IFAL-MD, foram agraciados com as medalhas de prata, bronze e menção honrosa, respectivamente, uma colocação jamais alcançada por estudantes de Marechal Deodoro. Em termos quantitativos ainda é pouco, tendo em vista o grande número de alunos participante do treinamento. Mas se contarmos que o município nunca foi nem citado em qualquer Olimpíada de Química, isso foi um grande avanço para o ensino. Foi verificado pelo pequeno número de alunos voluntários das escolas públicas estaduais (52 alunos) que o projeto deve tomar outra dimensão e tentar aproximar ainda mais o IFAL-DM das escolas circunvizinhas, para que o número de participantes aumente. O maior número de alunos do IFAL-MD pode explicar em parte, o melhor desempenho dos nas Olimpíadas. No que diz respeito ao qualitativo foi verificado que no decorrer do ano letivo o rendimento escolar dos alunos tanto em Química quanto em outras disciplinas do itinerário formativo melhorou significativamente e que se tornou uma cultura no IFAL-MD os alunos frequentarem a monitoria de Química seja ela para tirar dúvidas comuns no dia-a-dia ou para o treinamento para as Olimpíadas. Os alunos que frequentam a monitoria são recompensados por seus esforços com aprovação antes do final do ano letivo, reduzindo assim, problemas de reprovação e evasão escolar.

CONCLUSÕES: O processo de ensino aprendizagem é difícil e é obtido há longo prazo. Foi visto que houve uma grande aceitação dos alunos e um grande respeito aos alunos bolsitas do projeto, os monitores como um todo são referências para todos os alunos. Vemos que a monitoria foi e esta sendo de extrema importância para os novos tempos que vive o IF Campus Marechal Deodoro. É notável o grande avanço que houve na instituição desde que se iniciou o projeto Monitoria de Química.

AGRADECIMENTOS: PROEX/IFAL-MD. As Escolas participantes. Aos monitores e professoresde Química engajados no projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, Mônica, No ensino, Alagoas tem o pior desempenho do País. Disponível em:<http://www.ojornalweb.com, acessado em 08/12/2010. www.ibge.gov.br, acessado em 09/11/2011.