TÍTULO: Avaliação da importância de experimentos no ensino da química

AUTORES: Gomes, G. (UFPI) ; Abreu, Y. (UFPI) ; Lima, T. (UFPI) ; Aguiar Junior, A. (UFPI) ; Medeiros, K.N. (CABJ) ; Osajima, J. (UFPI)

RESUMO: O presente trabalho expõe o estudo desenvolvido junto aos alunos de ensino médio, objetivando divulgar a Química de uma maneira mais versátil e acessível, demonstrando ainda a importância da integração da prática à teoria. Dentre os resultados obtidos pôde-se observar que experimentos aplicados ao ensino médio auxiliam no ensino aprendizagem, pois logo após a explanação e aplicação do experimento teve-se uma maior compreensão do assunto. Assim, quanto mais integrada à teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química visto que contribui para a construção do conhecimento químico, não de forma linear, mais transversal.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio; aulas práticas; ensino de química

INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. Para que assim, o aluno tome suas decisões e dessa forma, interaja com o mundo enquanto indivíduo e cidadão (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999). O ensino da química é composto por duas vertentes: a prática e a teoria. Entretanto, se não houver uma articulação entre esses dois tipos de atividades, os conteúdos não serão relevantes à formação do individuo, porém, o ensino da química não tem oferecido condições para que o aluno a compreenda enquanto conceitos e nem em sua aplicação no dia-a-dia (NARDI, 1998). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi divulgar a Química de uma maneira versátil e acessível aos alunos do Ensino Médio, demonstrando a importância da integração da prática à teoria.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizaram-se aulas práticas com experimentos visando uma maior compreensão de conceitos como ácidos, bases e reações ácido-base, conteúdo esse abordado em sala de aula. Realizou-se uma pesquisa com 30 alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Agrícola de Bom Jesus- CPCE, no município de Bom Jesus/ PI. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado antes e depois da explanação do assunto e execução do experimento, questionário este, composto por dez questões, sendo cinco dissertativas e abertas e cinco objetivas: 1-O que você acha que vai acontecer quando todos os reagentes forem misturados na proveta? 2-O que você entende por substância ácida e básica? 3-Coloque A para substâncias ácidas e B para básicas: ( ) limão ( )creme dental ( ) vinagre ( ) banana verde ( ) detergente ( ) leite de magnésia 4-Que nome recebe a reação que ocorre entre o vinagre e o bicarbonato de sódio? ( ) Oxirredução ( ) Acido-base ( ) Redução ( ) Nada ocorre entre eles 5-Por que você acha que ocorreu a formação de espuma? 6-Você tem aulas práticas de química? ( ) sim ( ) não 7-Você tinha um conhecimento prévio sobre substâncias acidas e básica? 8-Você se surpreendeu com o resultado da reação? Por quê? 9-Antes da explicação desse experimento, se você o visse o relacionaria com a química? 10-Você gostaria de conhecer outros experimentos relacionados à química? ( ) sim ( ) não

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apresentam que os alunos participantes da pesquisa já tinham idéia do que poderia ocorrer ao misturar uma solução de vinagre e detergente com uma solução aquosa de bicarbonato de sódio, pois 66,7% responderam que o resultado da reação seria a formação de espuma, enquanto após a realização do experimento esse número passou para 93,30%. Antes da explanação do assunto, 23,30% sabiam identificar características que distinguiam ácidos e bases e ainda reconheciam exemplos dessas substâncias inorgânicas existentes no dia-a-dia demonstrados com 46,70% de acertos, logo em seguida esse resultado passou para 83,30% e 70,00%, respectivamente. 70,00% dos estudantes sabiam que a reação que ocorreria durante a experiência é chamada de “reação ácido-base”, porcentagem essa que passou para 93,30% após a realização do experimento (gráfico 1). Mesmo após a realização do experimento, menos da metade dos entrevistados (46,70%) não sabiam o motivo real da formação de espuma como resultado da reação, apenas 46,70% afirmaram ter aulas práticas de Química, 73,30% já tinham conhecimento prévio do assunto abordado, apesar de terem participado atentamente da execução do experimento 46,70% não se surpreenderam com o resultado, pois segundo eles o resultado da reação não superou suas expectativas. E todos os alunos relacionaram a experiência realizada à conceitos Químicos e gostariam de participar de outras práticas químicas. Houveram alunos que erram somente na classificação da banana verde, outros somente na classificação do leite de magnésia, enquanto houve alunos que erram a classificação dos dois itens, mas uma coisa é certa, após a explanação do conteúdo, houve um maior entendimento com relação a essas características, como é demonstrado no gráfico 2.

Gráfico 1. Influência dos experimentos nas respostas dos alunos

O gráfico 1 representa as respostas dos alunos antes e após a aplicação dos experimentos.

Gráfico 2. Mudança das repostas sobre conceitos de química

O gráfico 2 mostra a mundança das respostas dos alunos antes e após a explicação e aplicação do experimento sobre determinados compostos do dia-a-dia.

CONCLUSÕES: Segundo Russel (1994) quanto mais integrada a teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química, ela cumpre sua verdadeira função dentro do ensino e contribui para a construção do conhecimento químico, não de forma linear, mas transversal, ou seja, não apenas trabalha a Química no cumprimento de sua sequência de conteúdo, e interage o conteúdo com o mundo vivencial dos alunos de forma diversificada, associado a experimentação do dia-a-dia, aproveitando suas argumentações e indagações.

AGRADECIMENTOS: A FAPEPI pela bolsa de iniciação científica do aluno de Ensino Médio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NARDI, Roberto Questões Atuais no Ensino de Ciências São Paulo: Escrituras 1998 PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999. RUSSEL, J.B.Qúimica Geral. 2 ed. São Paulo, 1994.