TÍTULO: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS DO PRONATEC NO CAMPUS NILÓPOLIS DO IFRJ

AUTORES: Silva do Nascimento, A. (IFRJ) ; Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Angélica Fernandes e Silva Neves, M. (IFRJ) ; Almenara da Silva, T.M. (IFRJ)

RESUMO: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC, foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Prevê uma série de projetos de assistência técnica e financeira para os próximos quatro anos. No Campus Nilópolis do IFRJ, foi oferecido o curso de Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Efluentes. Durante o curso foi feita um pesquisa com os alunos visando observar a contribuição do curso para sua formação, além de informações sócio-econômicas. Foi observado que o curso significou para eles muito mais do que o aprendizado de novos conceitos químicos, mas sim a abertura de novos horizontes de possibilidades de formação nunca imaginados.

PALAVRAS CHAVES: PRONATEC; Ensino de Química; Formação Profissional

INTRODUÇÃO: Atualmente, a educação profissional se destaca no âmbito das políticas públicas federais apoiadas na associação qualificação, trabalho e renda, embora se depare com uma realidade marcada por dificuldades de inserção. Entre os jovens, este contexto se agrava diante do elevado índice de desemprego. De acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho. Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, beneficiários do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Campus Nilópolis, através do curso de Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Efluentes . No caso em específico do curso, destaca-se a aprendizagem em Química: questão central deste estudo. No campus Nilópolis do IFRJ, foram oferecidas vinte vagas para o curso de Auxiliar de operação de estação de tratamento de efluentes, totalizando uma carga horária de cento e sessenta horas. Tendo como respaldo legal a Resolução do MEC nº 72, de 20 de dezembro de 2011, coube ao campus a garantia da infra-estrutura e dos profissionais docentes necessários ao andamento dos cursos; da oferta nos dias e horários divulgados em período anterior; e da adoção de estratégias no sentido de garantir material didático para a efetivação do programa, cada aluno recebeu um kit de materiais escolares. Os alunos do curso de auxiliar de operação de estação de tratamento de efluentes utilizaram calculadoras científicas pertencentes ao campus.

MATERIAL E MÉTODOS: O funcionamento do curso baseou-se em aulas práticas, teóricas e visitas de campo, buscando valorizar aspectos de uma avaliação formativa: freqüência, participação e interesse nas atividades propostas. O desempenho acadêmico dos estudantes foi verificado a partir de, no mínimo, dois instrumentos avaliativos em cada disciplina. Sendo considerado aprovado no curso o aluno que obteve a média final igual ou superior a 6,0 e frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. Seguindo o regulamento do IFRJ.As ementas das disciplinas, foram elaboradas a partir do Guia Nacional Pronatec de Cursos, como explicitado a seguir: o auxiliar de operação de estação de tratamento de efluentes: Auxilia nas atividades de operação e manutenção do sistema de tratamento de efluentes domésticos e industriais, visando a proteção ambiental e a preservação dos recursos hídricos, em atendimento a Legislação Ambiental. Realiza atividades de controle, monitoramento, limpeza e conservação da ETE. Carga horária mínima: 160 horas. Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo.Com o objetivo de averiguar a percepção dos alunos sobre que tipo de contribuição o curso poderia lhes trazer, solicitamos a elaboração de uma breve descrição sobre o tema. Foram feitas ainda as seguintes perguntas: Qual foi a sua motivação ao optar por esta Instituição?Oferecer ensino gratuito; Qualidade do curso oferecido;Proximidade com a residência; Apoio oferecido;Possibilidade de continuar em cursos de graduação;Outros. Qual foi a sua motivação ao escolher o seu curso? Aptidões pessoais; Oferta de vagas no mercado de trabalho;Possibilidades salariais;Possibilidade de realização pessoal;Possibilidade de contribuir para a sociedade;Por indicação em teste vocacional;Influência de familiares e/ou terceiros; Outros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando foi solicitada uma breve descrição sobre a importância e contribuição do curso para sua formação, obtivemos as seguintes respostas: “Mais conhecimentos sobre água, sobre a Química. Me ajudou bastante. Descobri direito o tratamento da água, para aonde ela vai. Conheci as máquinas etc...”;"Deu-me a oportunidade de conhecer um novo ambiente, conhecer novas pessoas, novos conhecimentos, mas, principalmente, me fez enxergar que, se eu pretendo chegar a algum lugar, preciso me doar aos estudos.”;“A contribuição desse curso para a minha vida: foi bom porque aprendemos muitas coisas que não aprendia na escola, como preparar substância e outras coisas a mais e eu achava que ia ser chato, mas mudei de idéia e acabei gostando.”;“O conhecimento e a convivência com um outro mundo, que fez despertar um outro interesse e olhar pela área de Química.”;Em relação as perguntas feitas obtivemos os seguintes resultados:Qual foi a sua motivação ao optar por esta Instituição?20%Oferecer ensino gratuito; 40%Qualidade do curso oferecido; 6,6%Proximidade com a residência; 0%Apoio oferecido; 20% Possibilidade de continuar em cursos de graduação; 13,3%Outros. Qual foi a sua motivação ao escolher o seu curso? 6,6%Aptidões pessoais; 40% Oferta de vagas no mercado de trabalho; 0%Possibilidades salariais; 0%Possibilidade de realização pessoal; 13,3% Possibilidade de contribuir para a sociedade; 0% Por indicação em teste vocacional; 0%Influência de familiares e/ou terceiros; 6,6%Outros. Desta forma comprovamos as palavras de Chassot,2003 : “...seria desejável que os alfabetizados cientificamente não apenas tivessem facilitada a leitura do mundo em que vivem, mas que entendessem as necessidade de transformá-lo – e, preferencialmente, transformá-lo em algo melhor.”

CONCLUSÕES: A ciência possui a única força moral que pode fundamentar a dignidade da personalidade humana e constituir as sociedades futuras. [...] Na verdade, tudo tem origem no conhecimento da verdade e dos métodos científicos pelos quais ele é adquirido e propagado.[...] (Marcelin Berthelot, apud Chrétien, 1994, p.26). Através da oferta deste curso possibilitamos a vários alunos o acesso a um conhecimento que contribuirá para a mudança da visão de mundo destes alunos, além de mostrar como é fundamental o conhecimento científico para um entendimento pleno da sociedade.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ,a Pró-reitoria de Extensão pelo apoio ao programa, e a todos que participaram da equipes PRONATEC IFRJ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação,p.89-100, 2003. CHRÉTIEN, C. A Ciência em Ação. Papirus: São Paulo,1993. MEC_http://pronatecportal.mec.gov.br/index.html. Consulta realizada em: 29 de março de 2012.