TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Pereira, S.K.S. (UFPI) ; Almeida, A.A.C. (UFPI) ; Carvalho, R.B.F. (UFPI)

RESUMO: As atividades experimentais são apontadas como um recurso importante no desenvolvimento de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais. O presente trabalho tem como objetivo avaliar e observar, a participação, o estimulo e o conhecimento adquirido pelos alunos através da atividade experimental desenvolvida em sala de aula. Após a análise dos dados observamos que houve um aumento significativo referente ao acerto de questões e a participação dos alunos após a realização do experimento.

PALAVRAS CHAVES: Atividades Experimentais; Lâmpada de Lava; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham uma visão distorcida, considerando uma disciplina apática e desmotivadora. Desta forma, verifica-se a necessidade da utilização de formas alternativas relacionada ao ensino de química com o intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares. (ARROIO et al, 2009). Neste contexto as atividades experimentais surgem como um importante recurso pedagógico na compreensão e correlação de vários conteúdos teóricos, auxiliando na organização de conceitos (FERREIRA et al, 2010). A experimentação vem sendo intensamente debatida entre pesquisadores de diversas áreas, sendo foco de diversas publicações na literatura brasileira, e geralmente é apontada como um recurso importante no desenvolvimento de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais (SILVA; MACHADO, 2008a; OLIVEIRA, 2010; CARVALHO, 2011). De acordo com Oliveira (2010) e Carvalho (2011), as contribuições das atividades experimentais para o ensino e aprendizagem se dão por meio de: (a) motivar e despertar a atenção do aluno, (b) desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, (c) desenvolver a iniciativa pessoal e a tomada de decisões, (d) estimular a criatividade, (e) aprimorar a capacidade de observação e registro de informações, (f) aprender analisar dados e propor hipóteses para os fenômenos, (g) compreender a natureza da ciência e o papel do cientista em uma investigação, (h) compreender as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e (i) aprimorar habilidades manipulativas. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo avaliar e observar, a participação, o estimulo e o conhecimento adquirido pelos alunos através da atividade experimental desenvolvida em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido no 1º ano do ensino médio em uma escola da rede pública estadual de Teresina - Piauí. De acordo com o objetivo da pesquisa, foi necessária a busca de uma atividade experimental que abordasse os conteúdos trabalhados em sala de aula. A realização do trabalho foi dividida em três etapas. A primeira etapa consistiu na realização da aula teórica expositiva e dialogada, e ao fim, a aplicação de um questionário A. Em um segundo momento realizou-se a atividade experimental intitulada “Lâmpada de Lava” e em seguida aplicou-se novamente o questionário A. Na terceira e última etapa, avaliamos os questionários trabalhados no primeiro e segundo momento, a fim de verificarmos construção dos conhecimentos apresentados pelos alunos antes e depois da realização da atividade experimental. Os alunos foram avaliados constantemente com relação à participação em sala de aula. Na realização do experimento utilizamos materiais facilmente encontrados no nosso dia a dia, tais como: garrafa de vidro transparente e vazia, óleo de cozinha, água, corante alimentar, comprimido efervescente e um funil. Vale ressaltar que a atividade experimental realizada teve o intuito de estabelecer relações entre o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula com materiais vistos e/ou utilizados no cotidiano dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise dos questionários observamos que houve um aumento significativo referente ao acerto de questões após a realização do experimento. Observamos através da participação do alunado que a atividade experimental motivou e despertou a atenção dos alunos, estimulou a criatividade, aprimorando a capacidade de observação e registro de informações, os fazendo propor hipóteses e questionamento sobre o fenômeno envolvido no experimento. Acreditamos que os materiais simples os quais utilizamos no experimento foi um dos motivos que despertou a atenção dos alunos, pois muitos relataram em conversas informais que já haviam vistos esses tipos de lâmpadas em filmes, porém não imaginavam que o mesmo fenômeno poderia ser reproduzido com materiais alternativos.





CONCLUSÕES: Através dos resultados obtidos nessa pesquisa observamos que mesmo os alunos com maiores dificuldades com o conteúdo abordado em sala de aula apresentaram uma evolução significativa após a realização da atividade experimental, essa evolução foi observada tanto na participação quanto no questionário. Nesse contexto, as atividades experimentais apresentam-se como uma importância ferramenta na construção do conhecimento, possibilitando que os alunos confrontem suas concepções atuais, aprimorando a capacidade de observação, questionamento e o registro de informações.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; SILVA, A. B. F. O show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova (Impresso). v. 29, p. 173-178, 2006. CARVALHO, R. B. F. Propostas de gerenciamento de resíduos nas atividades experimentais em uma escola da rede privada de teresina. 2011. 59 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Química) - Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí, Teresina. FERREIRA, L. H.; HARTWING, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v.32, n.2, p.101-106, 2010. OLIVEIRA, J. R. S. Contribuição e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae. v.12, n.1, p.139-153, 2010. SILVA, R.R.; MACHADO, P.F.L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo decaso. Ciência e Educação. v.14, n.2, p.233-249, 2008.