TÍTULO: Pesquisa exploratória sobre o rendimento acadêmico em química orgânica dos alunos de Ciências Biológicas (UFPI/CPCE)

AUTORES: de Oliveira, E.D.L. (UFPI-CPCE) ; Scopel, K. (UFPI-CPCE) ; Garcia, M.I.S. (UFPI-CPCE) ; Osajima, J.A. (UFPI-CPCE) ; de Souza, J.S.N. (UFPI-CPCE)

RESUMO: Este estudo representa a análise exploratória sobre o rendimento acadêmico dos alunos de Ciências Biológicas (UFPI/CPCE), na disciplina de Química Orgânica. Ampliou-se o estudo na análise do plano de disciplina, no diagnóstico de possíveis deficiências dos discentes. O plano de disciplina da disciplina apresenta os principais conteúdos presentes nos centros de excelência de ensino superior do país, bem como a ocorrência de aulas práticas. Os testes utilizando jogos lúdicos demonstram que os alunos apresentam dificuldades em fazer observações e comparações, requisitos básicos e importantes para o aprendizado de conteúdos de química orgânica, como estereoquímica e reações orgânicas. Fazem-se necessárias ações que possibilitem o aperfeiçoamento do raciocínio lógico e da percepção dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: rendimento acadêmico; jogos lúdicos; ensino de química

INTRODUÇÃO: O Campus Profa. Cinobelina Elvas (CPCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é uma jovem instituição de ensino superior, implantada em 2006. Esta instituição está localizada no município de Bom Jesus, região sul do Estado do Piauí, com 5 cursos de graduação. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas apresenta, na matriz curricular, a disciplina intitulada Fundamentos de Química Orgânica. Os alunos de cursos distintos da Química, geralmente, apresentam carências nos conhecimentos na disciplina em questão e, por conseguinte, têm apatia com o aprendizado da mesma. Este trabalho busca realizar um diagnóstico sobre o rendimento acadêmico desses alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPI/CPCE), na disciplina de Fundamentos de Química Orgânica. Além disso, diagnosticar possíveis deficiências dos discentes e, por conseguinte, sugerir estratégias que possibilitem uma melhoria nos índices acadêmicos desses alunos. Dentre as várias correntes filosóficas, no campo educacional, presentes nos diferentes níveis educacionais, a filosofia construtivista implantada por Vigotski (PUZIREI, 2000) está muito presente na educação em ciências e matemática (MATTHEWS, 1992). Nesta corrente, o método construtivista baseia-se na construção cognitiva no experimento (PUZIREI, 2000), que pressupõe que a falha no processo, desencadeia como consequência, falta de aprendizagem do aluno. A construção do conhecimento cognitivo da criança, segundo as bases instituídas por Piaget, baseia-se em 4 estágios evolutivos (MACEDO, 1994). Falhas da aprendizagem, no período operatório-concreto, podem acarretar dificuldades na aprendizagem no estágio seguinte operatório-formal, estágio em que a criança alcança desenvolvimento cognitivo mais elevado.

MATERIAL E MÉTODOS: A princípio, realizou-se um levantamento, através das cadernetas arquivadas na coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sobre o rendimento acadêmico dos alunos. O critério estabelecido para a quantidade de período selecionado, o maior número possível, em que o professor responsável pela disciplina fosse o mesmo, por um período contínuo e ininterrupto. Após seleção dos períodos, efetuou-se o estudo estatístico do rendimento acadêmico dos alunos, observando 4 critérios: RF = Reprovação por falta; RN = Reprovação por nota; AM = aprovação por média; EF = aprovação no exame final, de acordo com os critérios de avaliação da aprendizagem estabelecidos pela IES. Em seguida, realizou-se um estudo do plano de disciplina para averiguar os conteúdos ministrados na disciplina e a execução de aulas práticas, tão importante para aprendizagem, segundo a corrente construtivista. No terceiro momento, efetuou-se um estudo para averiguar o poder de observação e comparação dos alunos tão importantes para conteúdos como reação química e estereoquímica. Foram selecionados 4 jogos lúdicos, semelhantes ao de sete-erros, com níveis crescentes de dificuldades. Os jogos foram apresentados aos alunos matriculados na disciplina no corrente ano e voluntariamente realizaram os testes. Foram realizados os seguintes procedimentos: a) organizou-se a sala em 7 filas, onde cada fila (com dez alunos no máximo); b) marcou-se o tempo para responder cada nível: o nível 1 estipulou-se o tempo de 10 minutos; para os demais níveis, o tempo foi de 5 minutos (2 monitores marcavam o tempo); c) os alunos, ao terminar de responder sua atividade, sinalizavam ao respectivo monitor. d) Os alunos iniciavam no mesmo instante cada jogo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação aos períodos analisados, foram selecionados 3 períodos distintos: 2010.2- 2011.1- 2011.2, de acordo com o critério de mesmo professor, sem interrupção. Assim minimiza a possibilidade de metodologias divergentes. Em relação ao rendimento acadêmico, observou-se que o número de aprovação foi reduzindo a cada período: 48%, 25% e 21%, respectivamente. O plano de disciplina consta a presença de aulas práticas e os principais conteúdos presentes nos diferentes cursos do ensino superior para a disciplina de Química Orgânica: conceitos fundamentais do átomo, características do carbono, funções orgânicas, isomeria e reações orgânicas. Entretanto, não se faz descrições sobre as realizações das aulas práticas, para verificação a existência de similaridade entre o conteúdo teórico e prático. A análise dos dados demonstra que foi significativo o número de alunos que efetivamente participou do estudo, respondendo ao jogo, totalizando 51 participantes. Pode-se perceber que os alunos apresentam dificuldades em fazer observações e comparações, pois apenas o jogo de nível 3, teve acerto significativo. Os resultados do jogo de nível 4 corroboram com o diagnóstico de que os discentes apresentam grandes dificuldades em fazer observações e comparações, tão importantes para diversos conteúdos ministrados na disciplina de química orgânica, como estereoquímica e reações orgânicas. Dessa forma, fazendo analogia ao conhecimento cognitivo da criança por Piaget, presume-se que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem de conteúdo específicos da Química Orgânica, como estereoquímica, pois os mesmos apresentam dificuldades de observar e fazer comparações.

CONCLUSÕES: Vários são os fatores que possibilitam o resultado satisfatório ou não dos alunos em diferentes níveis educacionais. O plano de disciplina demonstra similaridade de conteúdos e prática laboratorial com centros de excelência. A partir da observação de que os participantes apresentam dificuldades no raciocínio lógico, fazer observações e comparações, percebe-se a necessidade de ampliar os estudos para confirmar a falha no conhecimento cognitivo concreto dos discentes, bem como a realização de atividades lúdicas que possibilitem o aperfeiçoamento do raciocínio lógico e percepção dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACEDO, L. Ensaios construtivistas. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. MATTHEWS, M. R. Constructivism and empiricism: an incomplete divorce. Review of Educational Research. v. 22, p. 299-307, 1992. PUZIREI, A. A. Lev S. Vigotski: manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, ano XXI, n 71, 2000.