TÍTULO: O telejornal como ferramenta de associação da química com a sociedade e o exercício da cidadania

AUTORES: Barbosa, D. (IF) ; Silva, H. (IF) ; Melo, A. (IF) ; Teixeira, D. (IF)

RESUMO: Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento do projeto Vivenciando Química, realizado com os alunos do 1º ano do ensino médio, no município de Floresta-PE, o qual pretende mostrar uma ampla visão da química, através da percepção da ligação dos conteúdos químicos com a sociedade e o exercício da cidadania. Para isso o projeto propõe aos alunos a elaboração de um jornal televisual, relacionando a química com acontecimentos do dia a dia. Através deste pode-se observar o avanço significativo dos alunos nas aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: Telejornal; Sociedade; Cidadania

INTRODUÇÃO: Há muitas razões que explicam o porquê do estudo da química. Do ponto de vista prático, a química ajuda a adquirir um útil discernimento dos problemas da sociedade, com aspectos científicos e técnicos. Por exemplo, o que pode ser feito com relação às influências da chuva ácida no meio ambiente; e a destruição da camada de ozônio na parte superior da atmosfera; A estrutura do currículo de Química no ensino médio costuma favorecer abordagem fragmentada e descontextualizada, desvinculada da realidade, não permitindo que os alunos tenham uma visão da química como a ciência que faz parte do seu cotidiano. Outro problema comum, indicado por estudantes, professores e pesquisadores, é a ênfase excessiva em fórmulas e equações, que beneficia a identificação dos estudos de química com uma prática predominantemente memorística, relacionada a símbolos e palavras pobres de significação. (LEAL, 2009). Assim sendo, a maior dificuldade dos alunos do Ensino Médio é conseguir associar os conteúdos vistos em sala de aula com a realidade, uma vez que o processo de ensino aprendizagem de química, muitas vezes, não permite uma aprendizagem significativa. O projeto Vivenciando Química foi desenvolvido pelos alunos do sexto período de Licenciatura em Química do IF Sertão campus Floresta em busca de proporcionar aos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Júlio de Melo no município de Floresta – PE uma ampla visão da química, através da sua relação com os acontecimentos sociais e o exercício da cidadania, pois “a Química participa do desenvolvimento científico-tecnológico com importantes contribuições específicas, cujas decorrências têm alcance econômico, social e político”. (BRASIL,1999 )

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto Vivenciando Química, caracterizado como Pesquisa-ação, foi desenvolvido em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. De acordo com SEVERINO (2007), a pesquisa – ação é aquela que, além de compreender, visa intervir na situação, com vistas a modificá-la. O conhecimento visado articula-se a uma finalidade intencional de alteração da situação pesquisada. Assim, ao mesmo tempo que realiza o diagnóstico e a análise de uma determinada situação, a pesquisa-ação propõe ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas. Nesse sentido o projeto foi realizado nas seguintes etapas: Inicialmente aconteceram as aulas teóricas sobre os conteúdos químicos e a explicação do projeto a ser desenvolvido. Em seguida, foram realizadas pesquisas no laboratório de informática, juntamente com os alunos, em busca de notícias atuais ou antigas de cunho social, ambiental ou político que apresentassem ligações com os temas propostos: Química e sociedade & Química e cidadania. Após seleção das notícias e acontecimentos pelos alunos, foi trabalhada a relação destas com os conteúdos já estudados em sala de aula, confirmando a presença da química em nosso dia a dia. Ao final, os alunos se dividiram em oito grupos, construíram um roteiro e simularam um jornal Televisual para apresentar as notícias e acontecimentos com um olhar químico, embasados em pesquisas e nos estudos realizados em sala de aula e durante o projeto. Durante as apresentações dos temas pelos grupos, surgiram muitos debates entre plateia e apresentadores, que enriqueceram ainda mais as aulas e complementaram as informações transmitidas a cerca do conhecimento químico. As matérias do jornal televisual foram transformadas em jornal impresso e fixadas nos murais da escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer das atividades observou-se o domínio dos alunos com relação a cada tema proposto e a satisfação apresentada por estarem percebendo que podiam aprender química de uma forma diferente. O interesse e participação dos alunos nas aulas de química melhoraram significativamente, comprovando que abordar a química relacionando-a com os acontecimentos cotidianos, que fazem parte da vida favorece para a construção do conhecimento e a aprendizagem significativa, pois, segundo (BRASIL,1999) o aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos.

Jornal da química

Momento de entrevistas

Jornal da Química

Gravação do Jornal

CONCLUSÕES: A realização do projeto nos fez perceber que é essencial trabalhar a disciplina Química de forma dinâmica, motivadora e prazerosa, tanto para os professores quanto para os alunos. Segundo Fernandes (2007), a experiência didática do professor e sua criatividade podem tornar o ensino de Química agradável e com bons resultados no aprendizado dos alunos. As dificuldades dos estudantes em formar modelos mentais para entender um fenômeno químico podem ser superadas através de metodologias de ensino diferenciadas, tais como jogos, ilustrações, dramatizações, entre outros.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília, 1999. LEAL, Murilo Cruz. Didática da Química. 1. ed. Belo Horizonte – MG: Dimensão, 2010. FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de Química e o Cotidiano. Curitiba: IBPEX, 2007. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. RUSSEL, John B. Química Geral. 2. ed. vol.1. São Paulo - SP: Pearson Makron Books, 2008.