TÍTULO: A importância de mapear da Área de uma escola estadual de Sobral-CE, mostrando a Química no Cotidiano dos Alunos.

AUTORES: Lins Andre, A.S. (UEVA-CE) ; Moreira Carneiro, L. (UEVA-CE) ; Sales da Silva, D.(. (UEVA-CE)

RESUMO: O presente trabalho descreve o mapeamento da área do Colégio Carmosina com intuito de contribuir para uma aprendizagem significativa da disciplina de Química, pois para elaborar novos projetos de ensino devemos conhecer a comunidade para realizarmos aulas que envolva o cotidiano e a realidade dos alunos. Buscou-se neste trabalho pesquisar e conhecer os pontos estratégicos para uma aula de campo a fim de desmistificar a Química como sendo uma disciplina difícil ou de “outro mundo” e mostrar que esta está presente em todos os momentos da vida dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Mapeamento; PIBID; Química

INTRODUÇÃO: Desde a antiguidade pode-se notar o desenrolar da Química na sociedade, é por meio desta que traço como objetivo mostrar que a Química faz parte do nosso cotidiano e não somente como uma disciplina curricular. O mapeamento (mapeamento SM (mapear+mento) ato ou efeito de mapear. Em sentido geral, quer dizer detalhamento), objeto de estudo foi realizado em torno da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Carmosina Ferreira Gomes, contemplada pelo Subprojeto de Química amparado pelo o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID UVA 2011, onde este se localiza no bairro Alto do Sumaré, Sobral – CE. Pode-se perceber nos bares, lanchonetes, padarias a utilização de substâncias químicas que compõem os alimentos produzidos nestes. Portanto, busca-se nesse artigo, mostrar pontos estratégicos onde a Química está envolvida no dia-a-dia dos alunos, com isso podemos desenvolver vários projetos para futuras aulas. CHASSOT diz; “... porque não ensinar Química partindo da realidade dos alunos, escolhendo (ou deixando os alunos escolherem) temas que são de seu interesse... pág. 42.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia aplicada deu-se através da observação, pois se percebe que é necessário conhecer a comunidade para elaborar projetos de ensino que envolva o cotidiano e a realidade dos alunos e da escola trabalhada. Observa-se que ao redor do Colégio possuem mercearias, bares, lanchonete e também uma padaria e muitas construções com isso podem mostrar e usar como exemplos para os alunos os materiais que são usados nestes respectivos locais com intuito de melhorar a compreensão e aprendizado dos alunos, pois perceberá a química no seu dia-a-dia se tornando dinâmicas as aulas e também com maior participação deste, porque os exemplos usados serão de seu conhecimento e uso. Junto á escola o professor deve cumprir com o seu papel de participar da elaboração da proposta pedagógica da sua escola, zelar pela aprendizagem dos alunos e ajudar a escola com atividades que procurem estabelecer vínculos com as famílias e a comunidade e a escola como um todo, deve se preocupar em formar cidadãos para enfrentar problemas cotidianos, e tentar usar alguma relação com outras disciplinas, ou seja, a interdisciplinaridade, pois todas as disciplinas (Ciências da Natureza) são de extrema importância como prevê o Projeto de Iniciação à Docência – PCNs; “... Assim como a especificidade de cada uma das disciplinas da área deve ser preservada, também o diálogo interdisciplinar, transdisciplinar e intercomplementar deve ser assegurado...”. pág. 102.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma das propostas do Subprojeto de Química PIBID 2011 é mostrar os alunos que a disciplina de Química não serve apenas para passar no vestibular, ou serem apenas fórmulas e reações, e sim que esta está presente em todos os ambientes que podemos pensar e observar, então a grande importância desse mapeamento para nós pibidianos do Subprojeto de Química PIBID 2011 da UEVA-CE, foi mostrar aos alunos que ao seu redor, em sua vizinhança, em sua cultura a Química como um todo este presente, com isso tentar descobrir o que esses alunos sabem e pensam sobre a disciplina de Química para que possa acontecer um diálogo com estes, visto ser eles (alunos) um sujeito social e histórico, onde o professor e tem que dialogar um com outro de forma que os dois transmitam conhecimento um para o outro. Freire (1996 pág. 25) compreende que; “... Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende a ensinar, quem aprende ensina ao aprender...”. Ao aplicar o projeto (mapeamento) obtivemos como resultado deste uma relação entre os pontos estratégicos próximos a escola, Química como disciplina e o cotidiano como mercearias/ mercadinhos, lanchonetes, padarias entre outras; que podem ser visto pelos alunos com isso podemos usar estes pontos estratégicos como aulas de reforço (campo) com os alunos da escola já citada fim de uma melhor compreensão da matéria e tentar relacionar a aula em sala, com a aula de campo, pois os alunos fixam melhor o assunto com aulas voltadas para o dia-a-dia destes Assim tentaremos desmistificar a Química como sendo uma disciplina, considerada por muitos alunos, difícil ou de “outro mundo” e tornaremos uma aula para melhorar a compreensão dos alunos, preparando-os para o vestibular mais também para o mundo.

CONCLUSÕES: Através deste trabalho aplicado percebe-se que relacionar o dia-a-dia dos alunos com o aprendizado em sala é de grande importância e que para a formação dos pibidianos de Química serviu para desenvolver trabalhos que englobe outras disciplinas para a nossa formação acadêmica, assim favorecendo um conhecimento para os participantes do projeto. Pode-se concluir que repassar aos alunos uma nova imagem da química quanta disciplina partindo da realidade dos mesmos. Intercalando assuntos em sala de aula à aula de campo é de extrema importância ara que aconteça um amplo compreendimento e aplicação. Iniciando pelas práticas do dia-a-dia e buscando uma melhor compreensão deste conjunto (Química disciplina e química da vida).

AGRADECIMENTOS: A CAPES e Universidade Estadual Vale do Acarauú-UEVA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretária de Educação Média e Tecnologia (Semetec). PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares Nacionais-Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. CHASSOT, A. Inácio, Catalisando transformações na Educação. Ed. UNIJUÍ, 3° Edição 1995, Rio Grande do Sul. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Ed. Paz e Terra. Coleção Saberes. 36ª Edição, 1996.