TÍTULO: O Ensino de Quimica nos cursos da Saúde: um estudo de caso.

AUTORES: Oliveira, F.C. (NOVAFAPI) ; Carvalho, J.O. (NOVAFAPI)

RESUMO: A disciplina de química vem ao longo dos tempos sendo citada pelos alunos do ensino médio e superior como uma das mais difíceis e complicadas para se estudar. Objetivou-se com este estudo desmistificar essa visão do discente a partir de uma distribuição igualitária da carga horária teórico-prático das disciplina de bioquímica dos alimentos e bromatologia. A metodologia versou em aulas presenciais com um número de 15 experimentos e aulas não-presenciais. Verificou-se com base nas observações realizadas que a hibridização das modalidades de ensino resultou num maior aproveitamento dos conteúdos pelo discente. Pode-se concluir que a abordagem realizada vem atendendo as expectativas dos alunos

PALAVRAS CHAVES: Quimica ; Saude; metodologia

INTRODUÇÃO: A disciplina de química vem ao longo dos tempos sendo citada pelos alunos do ensino médio como uma das mais difíceis e complicadas para se estudar [sup][/sup]. Esta citação também faz parte do discente do ensino superior, em especial aqueles que fazem outros cursos que não química, nos quais a disciplina consta na grade curricular. Sendo assim, cabe ao professor encontrar o rumo, estar atento a determinados aspectos inerentes ao ensino para que se adapte às exigências que se lhe impõem.[sup][/sup] Buscando desmistificar essa realidade é que propor-se para as aulas de química dos alimentos e bromatologia ministradas no curso de nutrição de uma faculdade do estado do Piauí uma metodologia que distribuísse o conteúdo de forma igualitária entre teoria e prática, afim de propiciar ao alunado uma comprovação prática da teoria apresentada.

MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado com alunos do curso de nutrição de uma IES do Piaui das disciplinas de Bioquimica de alimentos e Bromatologia entre o periodo de 2009 a 2011. Elaborou-se uma apostilha com quinze experimentos químicos para cada disciplina que versaram deste o preparo de soluções a determinação da composição química de alimentos. Os alunos foram divididos em grupos de cinco, cada grupo possuía um coordenador selecionado pela equipe , sendo este o responsável pela organização, sistematização e execução da atividade proposta. A cada encontro o coordenador era substituído por outro membro da equipe até que todos participassem desta função. A carga horária proposta possibilitava um encontro semanal presenciais teórico e outro prático cada um com duas horas de duração aproximadamente, além de encontros não presenciais através da plataforma moddel utilizada no ensino a distancia. Os resultados de cada experimento realizado eram analisados e a partir deste procedimento o grupo deveria emitir um parecer técnico na forma de laudo a cerca dos resultados obtidos, confiabilidade da análise estudo comparativo com a literatura pertinente e eficácia do processo de ensino aprendizagem (teoria VS prática). Outro momento de aprendizagem surgiu com as atividades proposta na modalidade a distancia onde os alunos deveriam produzir materiais didático com base nos resultados verificados em suas analises.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se no inicio de cada período a carência de conhecimento químico prévio do aluno, principalmente no que diz repeito a parte prática da disciplina. Isto pode ser explicado pela falta de uma estrutura física adequada com laboratórios, reagentes químicos,vidrarias e equipamentos simples que possam auxiliar neste processo de ensino aprendizagem já no ensino médio, fato este observado por Silva em 2006 nos seus estudos. Observou-se também que as habilidades psico motor de cada aluno foi melhorando a medida que eles manipulavam os reagentes químicos e equipamentos. O crescente interesse pelas aulas foi outro aspecto que nos chamou a atenção, talvez pelo fato de ter sido dado a eles a responsabilidade de emitir laudos a cerca da qualidade química, biológica e nutricional de um alimento. Além da produção didático postadas no ambiente virtual que possibilitou a criação de cartilhas informativas, jogos educativos, etc. O beneficio maior desta abordagem ficou evidenciado na escolha dos tema para apresentação do trabalho de conclusão de curso para obtenção do grau de nutricionista, onde cerca de 20 % dos trabalhos apresentados tem como tema a análise de um produto. Este fato nos chama atenção visto que os alunos tende a escolher temas que estão relacionados mais com as disciplinas dos últimos semestres deixando no esquecimento as disciplinas básicas.

CONCLUSÕES: Pode-se concluir que a abordagem realizada, embora simples, sem inovação mas com aplicações reais dos conhecimento da química no curso de nutrição vem atendendo as expectativas dos alunos, gerando a construção do conhecimento a partir de uma aplicação prática em um envolto teórico como é de se esperar de qualquer procedimento que busque o ensino aprendizado focado no eixo teoria VS prática.

AGRADECIMENTOS: NOVAFAPI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. SILVA, A. M. e BANDEIRA. J.A. A Importância em Relacionar a parte teórica das Aulas de Química com as Atividades Práticas que ocorrem no Cotidiano. In:IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. CD de Resumos do IV SIMPEQUI, 2006. 2. Garcia, T M. As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Dez. 2007