TÍTULO: CAJUINA E SEUS PROCESSOS QUIMICOS COMO PRODUTO INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE QUIMICA

AUTORES: Andrade Pinheiro, E.E. (IFPI) ; Lima Cavalcante da Silva, D.M. (IFPI) ; Evangelista Macedo, G.M. (IFPI) ; Rocha Silva, A. (IFPI)

RESUMO: A utilização de projetos despertam o maior interesse dos alunos, podendo ser notada uma melhora na fixação dos conteúdos envolvidos neste. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da utilização de um projeto interdisciplinar, tendo como foco principal a aprendizagem dos alunos do Colégio Estadual Zacarias de Góis- Liceu Piauiense, sobre os conteúdos transformações e reações químicas utilizando a cajuína, um produto tipicamente teresinense. Para atingir o objetivo proposto delimitaram-se as competências e habilidades que os alunos irão apresentar ao final de cada atividade, aplicou-se um questionário com os conteúdos de Química. Na aplicação de projetos interdisciplinares alunos e professores são beneficiados, onde ambos integram seu conhecimento colaborando com a aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; Projetos; Química

INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina por muitas vezes tratada como abstrata e vista pelos alunos de forma isolada, não tendo relação com nenhuma outra, para torna-la mais acessível ao entendimento destes, se faz necessário o uso de recursos didáticos que associem a mesma ao seu cotidiano. A aprendizagem do aluno se dá de forma mais eficaz, quando levamos em conta a relação do mesmo com conhecimentos adquiridos anteriormente, ou seja, seus conhecimentos prévios, o inverso disso torna a aprendizagem algo feito por obrigação e sem prazer (AUGUSTO & CALDEIRA, 2007). A partir de conceitos absolvidos, anteriores a explicação cientifica, de acordo com a teoria construtivista de Vygotsky, aonde a aprendizagem vai à frente ao desenvolvimento, podemos associar os conhecimentos previamente adquiridos com o desenvolvimento do pensamento desses alunos sobre o tema (GOULART, 2007). A cajuína, tema central de nosso trabalho é uma bebida típica da cidade de Teresina, sem álcool e preparada a partir do suco de caju, esta é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí. Desenvolvemos este trabalho para que os alunos se tornem conscientes das transformações que o suco de caju sofre até se tornar uma das riquezas da cidade de Teresina, a nossa cajuína cristalina. Esse tema foi escolhido com a finalidade de mostrar aos alunos como a Química está ligada ao seu dia-a-dia através das reações envolvidas no processo de produção, da interdisciplinaridade envolvida neste, caracterizando-a como um eixo central norteador do ensino de química. Na aplicação de projetos interdisciplinares alunos e professores são beneficiados, onde ambos integram seu conhecimento de forma a colaborar com o processo de ensino-aprendizagem (FRIGOTTO, 1995).

MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto foi aplicado no Colégio Estadual Zacarias de Góis, Teresina-PI, com alunos da turma de 3ª serie do Ensino Médio, de inicio foi delimitadas as competências e habilidades que cada aluno irá apresentar ao término das atividades. A metodologia de ensino por projetos prevê basicamente três momentos, o planejamento da pesquisa, a execução das atividades de coleta e sistematização da informação, e a apresentação do produto final da pesquisa. Para a realização do presente estudo foi aplicado um questionário com os temas reações e transformações químicas presentes na fabricação a cajuína, compostos químicos que fazem parte da transformação do suco de caju em cajuína, a interferência do solo, histórico do produto na cidade. De posse dos conhecimentos prévios de cada aluno, foram determinadas estratégias a serem utilizadas no desenvolvimento do trabalho. Este teve como objetivos reconhecer as transformações químicas do suco de caju que resultam na cajuína, identificar as formas de energias presentes nas transformações, buscar informações que ocorrem em diferentes sistemas produtivos, compreender e utilizar a conservação da massa nas transformações químicas. Os objetivos listados foram atingidos através de pesquisa em revistas sobre a história da cajuína na cidade, exibição de documentários sobre os processos físico–químicos presentes na cajuína, obtenção de informações sobre o sistema de fabricação artesanal e industrial, observação das aulas que tratam do tema reações químicas, pesquisa de campo, produção de materiais que caracterizam ou simulam a fabricação da cajuína e seus processos químicos. O trabalho foi realizado nos meses de setembro a novembro de 2011.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ensino por projetos tem sido uma entre tantas estratégias pedagógicas experimentadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, restituindo ao educando o papel de investigador, o prazer da descoberta e a satisfação pelo ato de aprender. A necessidade de reformular as relações de ensino-aprendizagem promovidas pela escola vem estimulando os educadores a desenvolverem iniciativas pedagógicas diferenciadas. O principal foco da aprendizagem é o aluno, cada professor deve ser detentor de estratégias que chamem a atenção destes para o que esta sendo ministrado. A aplicação do projeto foi uma maneira de despertar os alunos para o ensino de química através de um produto tipicamente teresinense. Ao se depararem com o desafio de estudarem a cajuína como um conteúdo dentro do ensino de Química, os alunos que fizeram parte desse projeto se sentiram motivados, pois a cajuína esta presente no cotidiano de varias pessoas, mas por muitas vezes não é vista como um produto científico que pode ser estudado de varias formas. A interdisciplinaridade se deu de forma efetiva, os alunos perceberam que o solo, o clima pode interferir na química da cajuína a ser fabricada em cada local do estado. Ao estudarem o histórico do produto na cidade, estes perceberam o crescimento deste no mercado através dos anos, diante da química da cajuína o grupo de alunos que fizeram parte desse projeto compreenderam mais sobre os assuntos relacionados a transformações químicas, química orgânica. O projeto teve como produto final a realização da feira cultural com o tema riquezas do Piauí, onde os alunos debateram sobre o tema cajuína, contando sua história, seus processos de fabricação, a economia que está em torno da exportação do produto e principalmente da química envolvida em sua fabricação.

CONCLUSÕES: Para que a aprendizagem aconteça de forma a colaborar com o crescimento do aluno não só no campo educacional, mas socialmente, projetos quem visam à interdisciplinaridade são necessários.Em projetos de ensino-aprendizagem, o educador-orientador e os educandos- pesquisadores interagem e compartilham entre si responsabilidades e possibilidades na proposição de desafios e execução de ações que possibilitem a construção coletiva do conhecimento. Nesse caso como em muitos outros os beneficiados não são só os alunos, mas também os professores que tem a oportunidade de reciclar suas aulas.

AGRADECIMENTOS: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro, voltada para a formação de recursos humanos.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AUGUSTO, T. G. da S.; CALDEIRA, A. M. de A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.12, n.1. março de 2007. FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 25-49. GOULART, I.B, Psicologia da Educação, 13ª ed., editora Vozes Ltda, Rio de Janeiro, 2007.