TÍTULO: O ENSINO DA QUIMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ENSINO MÉDIO DE SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS-MA

AUTORES: Ferreira, A. (IFMA) ; Sobral, F. (IFMA) ; Anastácio, J. (IFMA) ; Castro, J. (IFMA) ; Vieira, M. (IFMA) ; Anastácio, M. (IFMA) ; Oliveira, M. (IFMA)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido a fim de verificar os problemas em relação ao ensino de Química na escola Centro de Ensino Darcy Vargas situada no município de São José dos Basílios – MA. Constatou-se que o ensino de química na escola, passa por grandes dificuldades a cerca de sua administração e formação pedagógica, principalmente ao que se refere ao ensino de química, pois a mesma não dispõe de estrutura apropriada para aulas práticas. Verificou-se também que o ensino de química na escola pesquisada não tem atingido grande êxito, devido as aulas ainda serem ministradas de forma tradicional, ocasionando nos alunos total desinteresse pela disciplina.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Ensino médio; Escolas públicas

INTRODUÇÃO: O Ensino de Química nas escolas públicas de Ensino Médio, visto como de difícil compreensão, tem passado ao longo dos anos por profundas transformações. Porém, a partir de experiências no convívio com alunos podem-se perceber dificuldades em compreender os conteúdos, bem como a falta de contextualização voltada para o âmbito profissional, principalmente em escolas de cidades pequenas. Na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento cientifico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. Essa prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos mesmos, uma vez que não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a própria vida (MIRANDA; COSTA, 2007). Buscando-se conhecer a prática docente assim como suas perspectivas para a melhoria na aprendizagem foram realizadas pesquisas com alunos e professores, tendo como objetivo discutir a importância das atividades práticas como forma de propiciar uma melhor aprendizagem em química aos alunos no ensino médio na escola pública estadual de São José dos Basílios no estado do Maranhão, mais especificamente no Centro de Ensino Darcy Vargas.

MATERIAL E MÉTODOS: Buscando-se conhecer a prática docente assim como suas perspectivas para a melhoria na aprendizagem foram realizadas pesquisas abertas com questionários e entrevistas com alunos e professores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após aplicação de questionários, alguns fatores puderam ser constatados dentre eles, que o ensino de química na escola em estudo encontra-se com certas limitações, uma vez que a escola não possui materiais laboratoriais, bem como um espaço adequado para realização de atividades práticas. Nesse sentido Castoldi e Polinarski (2009), revelam que há uma influência dos recursos didático-pedagógicos e das atividades criativas na motivação dos alunos na participação e interesse nas aulas. Outro aspecto relevante na pesquisa foi sobre o que poderia ser feito para suprir as necessidades no ensino de química no Ensino Médio. Nesse item obteve-se como resposta dos professores, projetos de capacitação na área de ciências, como suportes para o desenvolvimento de aulas práticas. Outro ponto questionado na pesquisa foi a autonomia dos professores em relação à escolha do material didático de acordo com a realidade do aluno. Observou-se que a escolha do livro não se dá de forma autônoma, pois sempre existe uma influência do sistema educacional na escolha do livro. Essa escolha se faz de suma importância, tendo em vista que a maioria afirmou ser o livro didático a principal ferramenta utilizada na escola pesquisada. Em relação à forma como é ministrado o ensino de química na Escola, percebeu-se que a mesma não tem atingido grande êxito, devido ainda ser ministrado de forma tradicional, ocasionando nos alunos total desinteresse pela disciplina. Em relação às Propostas Curriculares Nacionais, a escola supracitada ainda não se edequou por completo e de forma significativa. Isso porque apesar de ser conhecedores das mesmas é difícil encontrar gestores que a implementem, e mais difícil ainda professores que as sigam, segundo a pesquisa.

CONCLUSÕES: Após aplicação de questionários pode-se constatar que o ensino de química na escola Centro de Ensino Darcy Vargas, passava por limitações a cerca de sua administração e formação pedagógica, principalmente ao que se refere ao ensino de química, pois a mesma não dispõe de estrutura apropriada para aulas práticas. Em relação à forma como é ministrado o ensino de química na escola pesquisada, observou-se que a mesma não tem atingido grande êxito, devido às aulas ainda serem ministradas de forma tradicional, ocasionando nos alunos total desinteresse pela disciplina.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C.A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, I. 4-6 jun. Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Disponível em: < http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/8%20Ensinodecienciasnasseriesiniciais/Ensinodecienciasnasseriesinicias_Artigo2.pdf >. Acesso em: 20 fev. 2012. MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007. Disponível em: <http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html> Acesso em: 20 fev. 2012.