TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - CE

AUTORES: Melo, L.C. (UVA) ; Julião, M.S.S. (UVA) ; Monteiro, S.H.L. (UEVA)

RESUMO: Esse trabalho relata a importância da contextualização no ensino de Química. A base para a realização desta proposta de contextualização dos conteúdos da Disciplina de Química Geral e Analítica foi realizada por meio de uma pesquisa feita pelos alunos com os professores do curso de Zootecnia que ministram aulas em áreas afins à Química, tais como: análise de solos, análise de alimentos, nutrição de ruminantes e não ruminantes e doenças dos animais domésticos. De posse destas informações foi possível desenvolver uma proposta contextualizada que serviu como ferramenta para inter relacionar os conteúdos específicos da disciplina com o cotidiano do zootecnista.

PALAVRAS CHAVES: ensino de Química; contextualização; Zootecnia

INTRODUÇÃO: A motivação da realização deste trabalho surgiu em função das dificuldades apresentadas pelos alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no processo de aprendizagem da disciplina de Química Geral e Analítica. Tais dificuldades, resultam no pouco envolvimento dos estudantes nesta disciplina, gerando elevados níveis de reprovações e/ou evasões semestrais. Sabe-se que o ensino de Ciências ao longo dos anos tem sido evidenciado pela prática de ensino quase sempre voltada para um contexto de memorização mecânica por parte dos alunos, não acontecendo de fato uma aprendizagem significativa. Muitos autores defendem que a abordagem contextualizada no ensino de Química tem se mostrado eficiente para uma melhor compreensão dos conteúdos que envolvem o ensino aprendizagem desta ciência. Entretanto, para o sucesso dessa abordagem, se faz necessária uma maior interação entre o professor e alunos, no qual cabe ao professor estimulá-los e fazê-los compreender que os conceitos apresentados em sala de aula, serão utilizados por eles na sua vida profissional e cotidiana. A universidade tem como principal proposta pedagógica a de conferir ao indivíduo a oportunidade de um conhecimento interdisciplinar e contextualizado, possibilitando que ele se torne um membro da sociedade capaz de difundir o conhecimento e promover uma melhor qualidade de vida para todos através de sua formação acadêmica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência da aplicação de uma metodologia com abordagem contextualizada entre a Química e a Zootecnia, em uma turma de alunos do curso de Zootecnia na disciplina de Química Geral e Analítica.

MATERIAL E MÉTODOS: A contextualização dos conteúdos da Disciplina de Química Geral e Analítica foi realizada através de uma pesquisa feita pelos próprios alunos com os professores do curso de Zootecnia que ministram aulas em áreas afins à Química, tais como: análises de solos, análise de alimentos, nutrição de ruminantes e não ruminantes, doenças dos animais domésticos. A partir dessa pesquisa, foram montadas apresentações das aulas utilizando recursos áudio visuais, focando os conteúdos específicos da disciplina, procurando sempre inter relacionar as duas ciências. Igualmente, na parte de exercícios, foram elaborados exercícios contextualizando aplicações da Química na vida prática do zootecnista.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esse trabalho surgiu a partir da avaliação do rendimento de uma turma de 50 alunos matriculados na disciplina de Química Analítica no semestre de 2011.2, em que foi aplicada a metodologia tradicionalista de ensino aprendizagem. Deste grupo de alunos matriculados, houve uma evasão de 14%, após a segunda avaliação em decorrência do baixo rendimento. Desta mesma turma apenas 14% obtiveram notas superior a 7,0 e não precisaram fazer a avaliação final; 4% não obtiveram nota mínima para fazer a prova final. Dos 36% que foram para a avaliação final, apenas 18% foram aprovados, resultando em um percentual de reprovação de 50%. E foi baseado nestes índices que se buscou uma nova maneira de ministrar essa disciplina para este público. Diante dos novos recursos utilizados, mesmo com o semestre ainda em andamento, já temos uma estatística de resultados bem superior ao do semestre 2011.2. Fazendo uma análise comparativa entre os dois semestres: os alunos do semestre 2012.1 que obtiveram nota superior a 7,0 e que já estão passados por média subiu de 7% para 30%. No semestre 2011.2, 36% fizeram a avaliação final, enquanto que neste semestre de 2012.1 ,56% dos alunos farão a prova final. O percentual de evasão foi de 12%, não ocorrendo grande variação com o semestre anterior, o que possivelmente podemos associar aos relatos dos alunos que um dos grandes problemas da deficiência na aprendizagem está relacionado com a deficiência na educação básica, onde muitos não tiveram a oportunidade de estudar Química, ou estudaram muito superficialmente. Nessa proposta, observou-se uma maior participação e envolvimento dos alunos possibilitando um diálogo estreito entre professor e aluno.

CONCLUSÕES: Pelos resultados obtidos conclui-se que a proposta de contextualização aplicada à disciplina de Química Geral e Analítica demonstrou ser mais eficiente que a metodologia anteriormente aplicada, uma vez que se tem observado uma participação ativa dos alunos durante as aulas, tanto em trabalhos de grupos, quanto em exposições no quadro para resoluções de problemas da disciplina, o que vem resultando em um melhor desempenho no processo de ensino e aprendizagem destes alunos. Essa proposta metodológica também permitiu uma mudança de concepção da ação docente.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a UVA, CNPQ, FUNCAP ( processo DCR-350198/2011-0

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OLIVEIRA, A. C.; RODRIGUES, D. H. S. 2009. “Avaliação de uma proposta contextualizada sobre o ensino de polarimetria nos cursos de farmácia e engenharia de alimentos, na Universidade Federal do Ceará”. Química Nova, 32: 250-256. WARTHA, E. J.; FALIONI-ALÁRIO, A. 2005. “A contextualização no ensino de Química através do Livro Didático”. Química Nova, 22: 42-47