TÍTULO: Análise de Condensador Caseiro em Sala de Aula

AUTORES: Paiva, G.M.S. (UFPI) ; da Silva, F.I. (UFPI) ; Silva, M.C. (UFPI)

RESUMO: Mediante as várias dificuldades na aprendizagem química, o desenvolvimento de novos métodos de experimentos tradicionais pode auxiliar na aprendizagem de escolas públicas ou privadas. Principalmente se estas novas metodologias forem de matérias de fácil alcance para todos, neste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi à criação de novas matérias de análises química, aparte da reciclagem de materiais domésticos. Estimulado assim, a criatividade para a criação de novos instrumentos, além de desperta uma consciência ambiental entre professores e alunos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; materiais; reciclagem

INTRODUÇÃO: Mediante a dificuldade no ensino de química sempre foram muitas as procuras por métodos e técnicas para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. Durante o ensino médio essa dificuldade é maior mediante a falta de explicações práticas. O alto preço de materiais de laboratório assim como a dificuldade para obtê-los é uma das principais causas dessas dificuldades (CARDOSO, COLINVAUX 2000). O objetivo desse trabalho é levar para as escolas públicas e privadas, alternativas de aplicações experimentais com materiais alternativos que se pode utilizar em sala de aula, com a intenção de facilitar o aprendizado e criar uma ideia de conscientização da reciclagem. Tanto para aumentar o conhecimento sobre equipamentos laboratorial, como para prática e para as questões da segurança laboratorial e ambiental. Ressaltando que apesar desses materiais não serem profissionais eles devem ser manuseados com cuidado para evitar acidentes. É um cuidado que deve ser tomado tanto com o material como os reagentes, além de desenvolver anos alunos a capacidade de construção e análise do condensador (MACHADO, MÓL 2008).

MATERIAL E MÉTODOS: • 3 garrafas pet de 2,0 litros, • Pistola de cola quente; • Torneira para filtro doméstico; • Três pedações de canos de aproximadamente 40 cm; • Funil de plástico. O condensador ficará dividido em duas partes: Uma por onde passa o vapor que se tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido (normalmente água) resfriado para diminuir a temperatura interna do condensador

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A destilação é um processo de separação baseado apenas na volatilidade, que é a capacidade da substância de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso. Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura do tipo líquido-líquido ou liquido-sólido, a destilação pode ser um método para separá- las, para isso o destilador é uma das melhores ferramentas. O condensador é utilizado para condensação de vapores em destilações. Ele é foi feito com garrafas pet de refrigerante pet de 2 litros. Para a fabricação do destilador foram utilizadas 3 garrafas. A primeira garrafa foi deformada através de aquecimento utilizando como fonte de calor um fogão doméstico. Essa mesma garrafa deformada teve sua extremidade inferior furada também através do aquecimento. Fez-se um buraco com tamanho semelhante ao da mangueira que será anexada na mesma, um pedaço de mangueira de 44 cm, que foi vedado com cola quente, e na outra extremidade foi anexado um funil doméstico. Em seguida duas garrafas pet tiveram suas partes superiores cortadas aproximadamente 14 cm a partir do fundo da garrafa. Em cada uma delas foi feito um orifício aproximadamente cinco centímetros do fundo da garrafa que será por onde ocorrerá a entrada e a saída de água que também devem ter um tamanho semelhante ao da mangueira que será anexada nela. A garrafa deformada foi coberta pelas garrafas cortadas. Elas foram unidas e vedadas com a pistola de cola quente. Tendo cuidado para que durante sua montagem, os orifícios das garrafas que foram feitos para a entrada e saída de água fiquem em posições iguais. O vapor aquecido entra no condensador e encontra uma superfície com uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulição, e então, condensa-se, mostrando assim a eficácia do experimento.

CONCLUSÕES: Além de trabalhar o lado ecológico, que se refere à reciclagem e a procura de materiais alternativos, também estimula a criatividade para novas técnicas que pode estimular mais o raciocino e senso critico. Através deste experimento simples pode-se dar uma explicação muito ampla de vários contextos químicos como: polaridade, densidade, miscibilidade, processo de separação de substância, tipos de mistura, fases de um sistema, volatilidade e estados da matéria entre outros. Através desses experimentos pode-se ajudar a fixação desses conceitos e estimular o trabalho do professor junto ao aluno tornando o ensino tanto mais qualitativo quando quantitativo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO S.P.; DOMINIQUE C. D. ; Explorando a Motivação Para Estudar Química; Química Nova, n° 23. 2000. MACHADO P. F. L.; MÓL G. S; Experimentando química com segurança; Química Nova na Escola; N° 27, 2008.