TÍTULO: Os Benefícios da Gestão de Resíduos e sua Contribuição para a Gestão Ambiental nas Universidades

AUTORES: dos Santos, M.M. (UNICAMP)

RESUMO: A preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente nas Universidades. Isto se tem revelado a partir da abordagem educacional, na preparação dos estu¬dantes e fornecimento de informações e conhecimento sobre os benefícios de um sistema de gestão ambiental, sendo eles: o melhoramento da produtividade e da redução do consumo de energia, água e matéria-prima, além da geração de oportunidades de pesquisas.

PALAVRAS CHAVES: Gestão ambiental; Gestão de resíduos; Universidades

INTRODUÇÃO: No Brasil o licenciamento ambiental foi colocado em prática em 1975, inicialmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Estabeleceu por meio da Lei Federal nº 6938 de 31 de agosto de 1981, a Política Nacional Meio Ambiente e definiu princípios e objetivos que norteiam a gestão ambiental (Moraes, 2001). A gestão ambiental faz uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, reciclagem das matérias-primas e redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais (DIAS, 2006). As universidades preocupadas com a preservação do meio ambiente vêm implantando cursos diretamente ligados a esta questão como: Engenharia Ambiental, Tecnologia e Saneamento, e Meio Ambiente entre outros. A Universidade Estadual de Campinas-Unicamp não poderia passar despercebida, e preocupada com a gestão ambiental, em 2001, nomeou o Grupo Gestor de Resíduos (GGR) para tratar de um de seus aspectos, referente ao gerenciamento dos resíduos perigosos (Biológicos, Químicos e Radioativos), gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta foi pioneira no curso de Gerenciamento de Resíduos à distância, buscando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que sejam compatíveis com seu porte, localização, condições econômicas e operacionais. Com o programa de elaboração do plano de gerenciamento de resíduos atingiremos os objetivos propostos: o controle da geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transferência, transporte, processamento e disposição final dos nossos resíduos, trazendo benefícios a toda comunidade com as questões sociais, econômicas e ambientais.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a implantação do programa de gerenciamento de resíduos na Unicamp, foi instituída a Célula Operacional de Resíduos, pelo Grupo Gestor de Resíduos (GGR) criado pela Reitoria. A Célula Operacional de Resíduos é formada por pessoal especializado nas três vertentes – resíduos químicos, biológicos e radiativos - e por profissionais da área de segurança, importantes na organização do trabalho, com o objetivo principal de orientar as unidades da universidade para a minimização da geração de resíduos, através dos seus facilitadores, representantes escolhidos pela direção das unidades, para atuar na organização e no levantamento dos resíduos gerados e sua destinação, onde posteriormente, serão recolhidos e incinerados por uma empresa contratada pela Unicamp. A realização de cursos de formação dos facilitadores das Unidades foram estruturados em três níveis distintos: um curso de curta duração com quatro módulos: biológico, doméstico, químico e radioativo (3h para cada módulo), um segundo curso de curta duração (presencial e de periodicidade quadrimestral); e, um curso avançado de gerenciamento de resíduos (95h), utilizando ferramentas de educação à distância, pelo ambiente TelEduc/UNICAMP, visando a qualificar os facilitadores das Unidades para a elaboração dos planos locais de gerenciamento de resíduos, que deverão seguir as diretrizes do programa institucional de Gerenciamento de Resíduos Biológicos, Químicos e Radioativos (Conto, 2010). Por se tratar de um processo dinâmico, sempre nos deparamos com conceitos novos e diferentes, nos obrigando a uma capacitação continuada, isto é, devemos oferecer e participar de palestras, workshops que tratem do assunto, estando aberto às mudanças e nos renovando continuamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos para aprimorar o gerenciamento de resíduos na Unicamp começaram no final de 1999, depois que a Fapesp lançou um programa específico para este fim, tendo como foco principal as unidades que atuam em química e prevendo o tratamento nos locais que produziam esses resíduos. Para o efetivo gerenciamento dos resíduos é fundamental a conscientização do meio universitário (funcionários, alunos e docentes) quanto à utilização de práticas preventivas e de minimização da geração de resíduos, bem como de segregação dos mesmos na origem, possibilitando a reutilização e reciclagem dos resíduos gerados, sempre que possível. Como resultado dos cursos de formação, tivemos: - Incineração de 100% do resíduo passivo incinerável acumulado durante mais de 40 anos, - Implantação de uma rotina, para a retirada dos resíduos incineráveis da Universidade e elaboração de um procedimento técnico para a destinação destes resíduos, - Criação de um software institucional para acompanhamento da geração contínua de resíduos nas unidades do Campus da Unicamp, - Criação de um banco virtual para troca de reagentes químicos, - Elaboração de procedimentos ambientais padrão para o manejo de resíduo perigoso, - Elaboração, implantação de projetos para a minimização da geração de resíduo ativo e, consolidação de um modelo de gestão. - Elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos nas unidades da universidade, - Início da implantação destes planos de gerenciamento de resíduos nas unidades. É importante salientar que todas estas ações sejam sistematizadas, isto é, passem a fazer parte da dinâmica da universidade e da política administrativa da Unicamp, independentemente de quem é o Reitor ou o diretor de cada unidade.

CONCLUSÕES: Acredito que a minimização dos resíduos sólidos, como a redução, a reutilização e a reciclagem, tenham uma importância fundamental no plano de gerenciamento de resíduos, implicando em uma melhor qualidade de vida, pois com isto diminui-se a quantidade de resíduos sólidos dispostos nos aterros, além de uma conscientização da população em mudar seus hábitos para padrões sustentáveis de produção e consumo. Desta forma, a criação de um programa de gerenciamento de resíduos em instituições de ensino é fundamental não só como forma de minimizar os impactos causados ao meio ambiente, mas

AGRADECIMENTOS: Em primeiro lugar a Deus, aos amigos e ao grupo gestor ambiental da Unicamp.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, G. F. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006. MORAES, A. de (org.). Constituição da Replública Federativa do Brasil: De 5 cinco de outubro de 1988.17ed.São Paulo: Atlas, 2001. Conto, S. M. Gestão de Resíduos em Universidades: Educs, 2010.