TÍTULO: Monitoria Acadêmica: Um Diagnóstico do Programa de Monitoria da FACEDI e suas contribuições para o processo de Ensino/Aprendizagem dos alunos do curso de Química.

AUTORES: Oliveira, B.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Montenegro, G.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Rocha, J.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

RESUMO: O programa de monitoria acadêmica é uma porta de acesso para aluno do curso de Licenciatura em Química, onde ele pode iniciar a vivência de professor, pois estará em contato direto com alunos de outros semestres para sanar as dúvidas destes. Buscamos compreender a verdadeira eficácia da monitoria tanto para os alunos que são monitores e para os alunos que são assistidos pelos monitores em termos de aprendizagem e crescimento acadêmico. Através de questionários aplicados aos monitores e com alunos que já foram monitores bem como os alunos que foram assistidos pelos monitores podemos diagnosticar que para todos os monitores houve um sensível crescimento acadêmico, porém por parte dos alunos assistidos o programa ainda tem a melhorar no sentido de um maior contato entre os alunos e o monitor.

PALAVRAS CHAVES: Monitoria; Crescimento Acadêmico; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação [1]. É o momento no qual o aluno da graduação pode construir e estabelecer estratégias pedagógicas que irão fortalecer a ligação entre teoria e prática profissional. A monitoria objetiva despertar o interesse pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino [2]. A monitoria também tem como objetivo interligar os monitores com os alunos de semestres iniciais, além de consistir em um elo entre professor e alunos, onde os alunos podem se expressar ao monitor suas dificuldades e assim facilitar o professor no preparo e desenvolvimento de seu trabalho pedagógico. O trabalho da monitoria pretende contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, sendo assim, é uma atividade formativa de ensino [3]. Aos alunos assistidos pode ser um estímulo a mais a continuar no curso, pois o monitor auxiliá-los-ia na compreensão dos conteúdos, contribuindo para o êxito no curso. O ensino- aprendizagem em química requer métodos para que o aluno se adapte a universidade, pois a graduação é vista como um momento que torna o aluno menos dependente, por isso o graduando vive momentos de amadurecimento, que estão ligados diretamente a sua formação. Com isso procuramos conhecer a real importância do programa de monitoria para os alunos do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, se o programa realmente alcança os objetivos, tanto em relação aos monitores quanto aos alunos que são assistidos pelos monitores, além de buscar alternativas para melhoria do programa em ambos os sentidos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para desenvolver a pesquisa, foram analisadas as percepções de alunos e monitores do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, em relação ao grau de importância e a frequência atribuída às atividades realizadas no Programa de Monitoria Acadêmica. O universo de investigação foi composto por 40 alunos de todos os períodos do curso de química, todos os monitores do curso em questão além de três ex-monitores. O instrumento de coleta de dados foram questionários com perguntas objetivas e subjetivas relacionadas ao tema abordado onde, os questionários dirigidos aos alunos tinham por finalidade identificar sua opinião a cerca das implicações trazidas pelo programa de monitoria acadêmica no seu processo de ensino e aprendizagem, o que eles esperam do programa e suas sugestões para possível melhoria de seu funcionamento. Os questionários se estenderam aos monitores e também ex-monitores que opinaram sobre suas funções e suas expectativas ao que diz respeito à monitoria.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo os monitores o programa atende ao que se propõe e é de grande importância para o desenvolvimento do aluno, pois neste período o monitor tende a buscar um maior conhecimento para poder tirar as dúvidas dos alunos que irão procura-los, além de melhorar o instrumental de laboratório do aluno, pois este sempre está presente quando das aulas práticas. Todos os monitores relataram um grande crescimento acadêmico no período de monitoria, referendando o que foi citado por Lins [1]. Alguns pontos ainda deixam a desejar de acordo com os monitores, o programa precisa de ajustes quanto a formação a docência, pois é vedado ao monitor dar aula. Os monitores sentem falta deste momento de efetivo trabalho como professor, que caso ocorra faria um grande efeito positivo quando a preparação a docência, o que vem de encontro com Candau [2] que diz que neste momento o monitor se interessa pela docência. A pequena procura dos alunos para sanar dúvidas em relação aos conteúdos, também foi relatada como um ponto negativo. Em relação aos alunos assistidos podemos diagnosticar que o programa ainda é falho, pois alguns alunos dos semestres iniciais desconhecem a existência de um monitor que pode tirar suas dúvidas durante o semestre. Alunos relataram que apesar de conhecer o programa, não procuram o monitor com frequência porque tem dificuldade de encontra-lo fora do período de aula. Os alunos disseram que o programa é importante, a existência de um aluno específico para sanar dúvidas facilitaria o aprendizado, mas sugeriram que os monitores devem ter um horário fixo para que os alunos saibam que em determinado horário, o monitor estará disponível para atendê-los. Outra sugestão foi referente a uma maior divulgação do programa junto aos alunos dos semestres iniciais do curso.

CONCLUSÕES: A monitoria no curso de Licenciatura em Química da FACEDI se mostra importante para os monitores, pois demanda uma maior busca de conhecimentos para o exercício das suas funções bem como é de grande importância para o aluno que busca o monitor no intuito de sanar suas dúvidas, pois o monitor possui uma abordagem de conteúdo menos técnica que o professor o que pode facilitar o aprendizado do aluno. O programa precisa de melhorias para maior formação pedagógica do monitor visando a docência no futuro bem como uma melhor divulgação da monitoria e a fixação de horários para atuação do monitor.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1]LINS, L,F. et. Al; A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, S/D [2] CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org), A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986. [3] SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006.