TÍTULO: Aula experimental na Universidade: uma ação estratégica do clube da química (CluQui) para despertar o interesse de alunos do ensino médio pela Química

AUTORES: Batista, P.H.J. (UFC) ; Queiroz, B.V. (UFC) ; Souza, J.M. (UFC) ; Morais, R. (UFC) ; Ferreira, K. (UFC) ; Souza, S.R. (UFC) ; Barbosa, G. (UFC) ; Mafezoli, J. (UFC)

RESUMO: Este trabalho apresenta uma experiência de ensino experimental vivenciada por estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves (Fortaleza-Ce) em um laboratório de Química da Universidade Federal do Ceará-UFC. A aula experimental de preparação de sabão foi realizada por 40 discentes. Apresentou-se para os estudantes uma aula teórica sobre a reação de saponificação, que consiste na preparação do sabão. Após a divisão de grupos, os estudantes realizaram a aula experimental com a orientação de monitores (alunos de Química membros do Clube da Química da UFC-CluQui) e com a supervisão dos professores coordenadores do CluQui. Após o experimento aplicou-se um questionário, cujos resultados mostraram que os alunos estavam motivados e interessados pela aula experimental.

PALAVRAS CHAVES: Aula experimental; reação de saponificação; laboratório de química

INTRODUÇÃO: De maneira geral, os projetos das universidades e das escolas básicas brasileira trilharam rumos distintos, embora, o foco principal de ambas às instituições seja o mesmo, ou seja, a educação como elemento de construção intelectual do cidadão. É bem verdade que algumas ações estão sendo desenvolvidas na tentativa de aproximar mais a universidade da escola. Entre estas ações destaca-se o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do MEC) em que alunos de graduação e professores das universidades realizam pesquisas dentro de escolas públicas. Esta interação entre universidade e escola contribui principalmente para a formação de licenciados que serão futuros professores. Segundo Menezes (2001), “a maioria dos alunos que frequentavam a escola pública de ensino médio regular, geralmente davam continuidade aos seus estudos no ensino superior, fato esse que não pode ser verificado no atual contexto do ensino público no Brasil”. Dentro desse contexto, o Clube da Química-CluQui surgiu como um projeto dos cursos de Química da UFC no Ano Internacional da Química-2011 para popularizar a química entre os jovens, principalmente, entre estudantes da rede pública. Desta forma, este trabalho apresenta uma das ações realizadas pelo CluQui com estudantes do ensino médio da escola Joaquim Alves, que consistiu na realização de uma aula experimental de preparação de sabão nas dependências dos laboratórios de química da universidade.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização da aula experimental, os estudantes de graduação membros do CluQui organizaram os materiais didáticos, reagentes e vidrarias de laboratório para realização do experimento, enquanto que, os professores coordenadores do projeto, providenciaram à confecção de jalecos, compra de óculos de segurança e deslocamento dos estudantes da escola para universidade. Inicialmente preparou- se um roteiro de aula prática de preparação do sabão e testou-se o experimento. Antes da realização da aula experimental foi apresentada uma aula teórica bastante dinâmica, utilizando inclusive, recursos de multimídia, sobre os procedimentos laboratoriais que seriam realizados, assim como, toda teoria relacionada com a reação de saponificação envolvida na preparação do sabão. Após a divisão de grupos, os estudantes realizaram a aula experimental com a orientação de 7 monitores (estudantes de Química membros do CluQui) e com a supervisão dos professores coordenadores do CluQui. Para avaliar o impacto da atividade no despertar do interesse dos estudantes pela Química aplicou-se um questionário avaliativo, cujos, dados foram analisados e discutidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a análise dos dados contidos no questionário, observou-se que os estudantes não tinham, até então, realizado o experimento abordado e notou-se que a maioria dos alunos gostou da aula experimental, isto pode ser justificada pelo depoimento: “Eu achei legal, foi uma experiência muito prazerosa”. No questionário verificou-se que 87% responderam “sim” a pergunta: você entendeu o objetivo do experimento? Um deles comentou: “Atividade muito interessante, que serve para ser usado no nosso dia a dia”. Este último comentário torna evidente que o aluno compreendeu que o intuito da prática foi fazer com que ele entenda como ocorre o procedimento científico do preparo de um produto que faz parte do seu cotidiano, no caso, o sabão. Através dos dados, pôde-se concluir que mais de 90% dos alunos participantes da atividade disseram que seriam capazes de reproduzir a mesma prática na sua escola com orientação do professor. Buscou-se avaliar também o quanto de conhecimento químico os discentes vieram a assimilar, 78% dos estudantes souberam após a prática reconhecer qual tinha sido a base utilizada no experimento e eles acertaram ao responder o questionário o nome de alguma vidraria que foi usada no laboratório. Por fim, solicitou-se aos alunos que dessem uma nota entre zero a dez para os estudantes de Química membros do CluQui pela organização do experimento. O resultado foi uma nota média de 9,5, portanto, uma boa avaliação, que torna evidente no depoimento: “Eu achei ótimo o experimento por que foi bem organizado”, Isto era esperado por todos que fazem parte do projeto, uma vez que houve planejamento antecipado de toda parte metodológica.

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que o experimento de saponificação pôde ser facilmente realizado pelos alunos da escola, onde os mesmos relataram através de depoimentos que além de terem aprendido mais sobre conceitos de Química, reconheceram que esta faz parte do seu cotidiano. Os alunos vieram a reconhecer e elogiaram a organização por parte do projeto CluQui, que resultou no êxito do experimento. Por tudo isso, esta pesquisa contribuiu para tornar a Química mais interessante para os olhos dos estudantes de ensino médio.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ, pelo apoio financeiro, ao professor de Química da SEDUC-CE, Cleuton, e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Menezes, Luis Carlos. O novo público e a nova natureza do ensino médio. São Paulo, 2001. Disponível em http:://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-0142001000200008. Acesso em 15 de maio de 2012.