TÍTULO: ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS

AUTORES: Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Raimundo de Moura Rosa, C. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Cícero de Sousa, L. (UFPI) ; Ivan da Silva, F. (UFPI)

RESUMO: O conteúdo Propriedades Coligativas tem sido abordado nos livros didáticos (LDs) de forma bem superficial e resumida. Este trabalho enfatiza a importância da sua abordagem no livro didático adotado em escolas públicas de Teresina e tem a finalidade de identificar as falhas cometidas pelos autores dos LDs na abordagem deste conteúdo.

PALAVRAS CHAVES: propriedades coligativas; ensino médio; livros didáticos

INTRODUÇÃO: Ao aceitar a docência da Química como missão profissional, o químico depara-se com uma série de desafios. Para conseguir alcançar os objetivos, o professor precisa encontrar aliados que o auxiliem no dia-a-dia. É neste contexto que aparece o livro didático: uma tentativa de expor o conteúdo da forma mais adequada ao público a que se destina. O Ministério da Educação também acredita no livro didático como benefício para o processo de ensino-aprendizagem, o que se confirma com a expansão contínua do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Surge, então, a necessidade de analisar os conteúdos dos livros didáticos, a fim de escolher o material que constitua verdadeiramente um apoio para o ofício do professor e que, cujo uso, de fato contribua para a construção do conhecimento do aluno e do grupo. Visto que, o livro didático é um suporte didático necessário ao professor e tal como deve ser escolhido de maneira consciente e criteriosa, o que é reforçado devido à realidade de muitas escolas, nas quais este é o único recurso disponível ao professor e aos alunos. A qualidade e a eficiência do livro didático podem está representadas por diferentes aspectos, e estes devem ser cuidadosamente analisados visto que o livro é um suporte didático fundamental para professores e alunos. Portanto, propõe-se analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Coligativas em livros didáticos de Química do 2º ano do Ensino Médio que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático.

MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro passo da pesquisa foi à realização de uma visita a Secretaria da Educação e Cultura – SEDUC - especificamente na Gerência de Ensino Médio, a fim de obter a relação das escolas públicas de Ensino Médio. Foi disponibilizado um documento com a relação das escolas e seus respectivos endereços. No documento as escolas apresentaram-se organizadas por Gerências Regionais de Educação (GRE) como mostra a Tabela 1 abaixo: Tabela 1 - Relação das GRE com seus Municípios de atuação e número de unidades de ensino. Gerências Regionais de Educação (GRE) Municípios Jurisdicionados Número de Unidades de Ensino 4ª GRE Escolas das Regiões Centro e Norte de Teresina 53 unidades de Ensino 19ª GRE Escolas da Região Sul de Teresina 55 unidades de Ensino 20ª GRE Escolas da Região Nordeste de Teresina 33 unidades de Ensino 21ª GRE Escolas da Região Sudeste de Teresina 33 unidades de Ensino 4.2 VISITAS AS ESCOLAS A partir das informações disponibilizadas pela SEDUC foram organizadas visitas nas escolas de acordo com as Gerências Regionais de Educação. Foram visitadas 26 escolas: 09 escolas da 4ª GRE, sendo 03 escolas da Região Norte e 06 escolas da Região Centro, 06 escolas da 19ª GRE, 05 escolas da 20ª GRE e 06 escolas da 21ª GRE. Tais visitas eram referentes à identificação do livro didático adotado pelas escolas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Ministério da Educação disponibiliza um catálogo do PNLEM para as instituições de ensino público de todo país, afim da seleção dos livros para posterior distribuição gratuita. No catálogo do PNLEM de 2008 há seis livros de Química, os quais na pesquisa em questão são identificados como livro didático (LD): LD- A, LD-B, LD-C, LD-D, LD-E, LD–F. As visitas as 26 escolas públicas de Teresina obtiveram como resultado a identificação de um livro didático: escolas no qual 18 escolas citaram LD-A. 5.1.2 LIVRO DIDÁTICO LD-A A) Contextualização No capítulo de propriedades coligativas, a contextualização é apresentada no decorrer do conteúdo por meio de ilustrações associadas a pequenos comentários ou por textos apresentados em seções como: ● A umidade do ar ● O caso do café requentado ● Pressão osmótica e os seres vivos Essa contextualização é fundamental para que o aluno perceba que a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e desenvolvimento. B) Abordagem metodológica do conteúdo. O capítulo de propriedades coligativas apresenta alguns erros conceituais como, por exemplo, o conceito de propriedades coligativas e o conceito de ponto de ebulição. Apresenta também a ausência de definições e/ou aprofundamentos teóricos essenciais para a compreensão do tema abordado no capítulo. No entanto, apresenta uma organização metodológica com uma sequência de conteúdos que permite uma melhor aprendizagem sem forçar tanto a memorização do conteúdo. Apresenta as informações explorando aspectos qualitativos que permitem ao aluno reconhecer, no dia-a-dia, conhecimentos importantes. Inicia o conteúdo com a evaporação dos líquidos puros onde discute a pressão máxima de vapor de um líquido puro assim como fatores que influencia na mesma.

CONCLUSÕES: A preferência, utilização e avaliação do livro didático envolvem uma complexidade de agentes e, principalmente, um objetivo de incalculável valor social: a melhoria da qualidade do ensino. A seleção do livro didático a ser adotado na escola não é uma tarefa fácil e devido à grande variedade de propostas presentes no mercado, sua escolha deve ser feita pelo professor de forma criteriosa, considerando diferentes aspectos relacionados à sua abordagem didática. Um auxiliador para tal tarefa é a análise de critérios que relaciona os objetivos traçados pelo livro didático.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Junior, W. E. F. Analogias em livros didáticos de química: um estudo das obras aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio 2007 . Ciências & Cognição 2009; Vol 14 (1): 121-143.2009