TÍTULO: Química em quadrinhos: Inovações no ensino

AUTORES: Carvalhêdo, R.B. (UFPI) ; Sousa, P.A.A. (UFPI) ; Silva, C.F. (UFPI) ; Matos, J.M.E. (UFPI)

RESUMO: A inovação no ensino de química representa novo marco na reconstrução das metodologias, revelando novas propostas para relação ensino-aprendizagem. Neste contexto, o presente trabalho objetiva a compreensão dos assuntos ministrados no 1º ano do ensino médio através das ilustrações, demonstrando a capacidade de interpretar e assimilar o conteúdo por meio dos quadrinhos. A avaliação realizou- se através de interpretação dos alunos sobre os quadrinhos e avaliada por questões de múltipla escolha. Os resultados obtidos demonstram perceptível interesse dos alunos por novas ações metodológicas, a relação ensino-aprendizagem avaliada pelas questões revelaram que é possível e interessante a inclusão de quadrinhos e charges.

PALAVRAS CHAVES: Recontrução; Metologia; Ilustração

INTRODUÇÃO: A contextualização no ensino de química tem sido um desafio constante num modelo de ensino-aprendizagem voltado para a formação do aluno. A utilização de novas técnicas e metodologias, visando aproximar a química ao estudante, tem semeado uma série de propostas didáticas, nas quais, vem sendo utilizadas com a intenção de atrair a atenção dos alunos ao conteúdo ministrado nas salas de aulas (Ferreira, et al., 2011). A idéia do ensino despertado pelo interesse do estudante passou a ser um desafio à competência do docente. O interesse daquele que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o professor, o gerador de situações estimuladoras para a mesma. É nesse contexto que o uso das charges ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do estudante aliando o conteúdo o humor à química (Cunha, 2012)(Scafi, 2010. Os objetivos é a avaliação da proposta de interação da química com os quadrinhos, a possibilidade de implementar as aulas de química, fornecer aos alunos conteúdo diferenciado como nova atividade metodológica.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados para a interpretação dos alunos foram quadrinhos e charges retiradas da internet, no qual, destacam conteúdos do ensino médio (1º ano) e, estes foram aplicados em escola particular de Teresina. Após definição das ilustrações foi realizado um estudo sobre o conteúdo da mesma a fim de determinar o grau de discussão e envolvimento para então desenvolver as questões de múltipla escolha. As ilustrações escolhidas foram: a) Reações Químicas b) Eletronegatividade e eletroafinidade c) Número de Avogadro d) Os metais e)Fenômenos Químicos f)Ligações Químicas g) Tabela periódica h) Ligação Covalente i) Interpretando o termo: Química j) Resíduos: Química e Meio Ambiente Foi realizado questionário para avaliar a capacidade de interpretação e assimilação do conteúdo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada a pesquisa com os alunos, no qual, de principio revelaram entusiasmo ao conhecer a maneira que seriam avaliados. Isso demonstra que os alunos (estudantes) necessitam de novas metodologias para serem motivados, revelarem interesse pela disciplina química. A oportunidade de conciliar conteúdos de sala de aula com ilustrações (charges, quadrinhos) é substancial, Feldman-Bianco e Leite (1998) discutem que a imagem, seja ela eternizada em pintura, desenho ou fotografia, resultado da observação do real ou do imaginário, visualizada manual ou eletronicamente, imóvel ou vibrante, é indispensável em qualquer processo de ensino-aprendizagem (Ferreira, et al., 2011) Dessa forma, é importante oferecer aos estudantes novas metodologias, maneiras de avaliar informam aos professores da possibilidade de reconstruir as ações metodológicas e didáticas de ensino na relação ensino-aprendizagem. Neste sentido, foram realizadas indagações a respeito de cada ilustração e realizada uma media dos alunos que atenderam aos requisitos básicos do questionário, bem como, e interpretação das respostas. Compreendeu-se que a utilização das ilustrações como estratégia didática e metodológica, mostrou-se bastante útil para favorecer o envolvimento dos alunos ao longo do processo, gerando assim mais oportunidades de aprendizagem. Entende- se que o seu caráter lúdico e interdisciplinar, associado ao fato de proporcionar aos alunos um maior nível de autonomia que aquele verificado nas aulas tradicionais de química, além de envolver a abordagem de questões ligadas aos conceitos químicos, foi aspecto que contribuiu significativamente em sua aceitação pelos alunos, com consequentes benefícios para a sua aprendizagem.

Ilustrações I - Reações, Eletroafinidade, Ligações, Numero de Avogadro

Ilustrações (charges, quadrinhos) utilizadas para desenvolver o questionário

Ilustração II - Ligações, Meio Ambiente, Química, Combustão, Tabela Pe

Ilustrações (charges e quadrinhos)utilizados para desenvolver o questionário

CONCLUSÕES: É importante fornecer subsídios para a melhor formação dos estudantes do ensino médio, inovar é reconstruir, reescrever, possibilitar novas metodologias e didáticas que favoreçam a relação ensino-aprendizagem. O uso das ilustrações demonstrou ser ponto de discussão para valorizar a ciência química, a maioria dos alunos avaliados (75%) responderam com acertos de 6 à 10 itens, demonstram que medidas inovadoras despertam interesse dos estudantes, dessa maneira, a aprendizagem tornasse algo mais interdisciplinar, incentivo a análise de situações e a releitura das mesmas.

AGRADECIMENTOS: A Universidade Federal do Piauí Ao Laboratório Interdisciplinar de Materiais Avançados Ao Departamento de Química Ao Colégio Teresina

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Cunha. M. B.; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, vol. 34, n° 2, p. 92-98, 2012. Ferreira. W. M.; Silva. A. C. T.; As fotonovelas no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, vol. 33, n° 1, 2011. Scafi. S. H. F.; Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Revista Quimica Nova na Escola, vol. 32, n° 3, 2010.