TÍTULO: BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO E CÍRCULO DA BANANEIRA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AUTORES: Coutinho, L.C.S. (UERR) ; Pessoa, R.C. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UERR)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos do 3º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves em relação à poluição ambiental gerada a partir de esgotos de residências, apresentando a Bacia de Evapotranspiração (BET), e Círculo da Bananeira, como alternativa de tratamento desses dejetos. Todo conteúdo químico e biológico envolvido no processo foi apresentado para os alunos, sendo posteriormente colocado em prática pelos mesmos. Durante a montagem, foi demonstrado como as plantas evaporam a água contida nas folhas, voltando ao meio 100% limpa. Após todo o processo, os alunos demonstraram a satisfação de terem contribuindo para a preservação ambiental e interesse em multiplicar o projeto, levando para suas famílias a idéia de montagem em suas propriedades.

PALAVRAS CHAVES: Bacia Evapotranspiração; Circulo da bananeira; Educação ambiental

INTRODUÇÃO: A falta de saneamento básico na maior parte do Estado de Roraima vem sendo uma grande preocupação de órgãos ambientais. Esgotos domésticos são lançados sem nenhum tipo de tratamento na natureza, poluindo significativamente o solo e as águas, causando doenças patológicas e aumentando, consideravelmente, a proliferação de mosquitos. A ingestão ou contato com a água contaminada por esgotos causam doenças, que superlotam hospitais e, podem levar até a morte. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), que é responsável pelo tratamento das águas no estado, não atende 100% do esgoto doméstico da capital Boa Vista, devido à falta de investimentos na área. Hoje, possui uma lagoa de estabilização onde apenas 40% das águas coletadas, voltam para natureza 95% tratada. Infelizmente, a falta de conscientização ambiental da população, de investimentos do poder público no saneamento básico e projetos na área, causa enorme prejuízo para os órgãos de saúde. A Bacia de Evapotranspiração (BET) e o Círculo da Bananeira podem ser alternativas eficientes para o tratamento dessas águas residuais (GALBIATI,2009). Esses sistemas, construídos com pneus, entulhos e materiais que podem ser encontrados na natureza, estão sendo usados em diferentes locais com grande eficiência (VIEIRA,2010). Toda água servida da casa retorna ao meio ambiente totalmente limpa e, os dejetos gerados, são transformados em nutrientes para as plantas que estão na superfície, com custo baixo e acessível a todos (BRAGA,2002). Este assunto pode ser utilizado como tema gerador no ensino de química, aproximando teoria e prática, e facilitando o processo de aprendizagem dos alunos. Com atitudes simples e ecologicamente corretas, podemos cuidar da nossa “casa” e continuar usufruindo das maravilhas que temos no Estado.

MATERIAL E MÉTODOS: O sistema estudado neste trabalho foi implantado em escala real em uma residência com quatro moradores. Para a construção da BET inicialmente foi preparada toda a parte de escavação, 2 metros de largura, 4 de comprimento e 1 metro de altura, metragem necessária para uma família de 4 pessoas. A permeabilização da BET foi feita com tela de viveiro e cimento, sendo usado também uma fileira de tijolos de 2 furos na borda da bacia para evitar o escoamento superficial da água da chuva. Para o Círculo da Bananeira foi construído um buraco com 1 metro de profundidade por 1,5 metros de largura, deixando a parte da montagem das camadas para os alunos envolvidos no projeto. Os materiais utilizados para a montagem das camadas foram: areia, brita, entulhos, pneus, terra preta e as plantas (bananeiras, taja, mamoeiro). A tubulação do vaso sanitário (100mm) foi ligada a BET e a da pia do banheiro e ralo do chuveiro, juntamente com a pia da cozinha (50mm) ligados ao Círculo da Bananeiras. Com os pneus de carros foi feito um duto e conectado ao cano de 100mm oriundo do vaso sanitário, deixando um suspiro para a evaporação dos gases e possíveis análises da água. Os entulhos (tijolos, pedaços de cimento, resto de obras), foram colocados até a altura dos pneus, local onde as bactérias anaeróbicas se proliferarão. Acima, uma camada de brita, uma de areia e a ultima a de terra preta, local onde foram plantadas as bananeiras. Neste momento foram repassadas para os alunos as informações químicas e biológicas sobre todo o processo. A participação dos alunos foi encerrada com a montagem do Círculo da Bananeira, onde foram colocadas madeiras, troncos de árvores e também foram plantadas mudas de bananeiras na borda do buraco.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os sistemas convencionais de tratamento de esgoto provocam impactos ambientais que acarretam problemas de saúde pública, pois devolvem para o meio ambiente esgotos parcialmente tratados. A Bacia de Evapotranspiração (BET), conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. O processo de construção e montagem da BET e Círculo da Bananeira apresentaram custo relativamente baixo e acessível às famílias. Podendo ser colocado em prática pelo poder público, incentivando a reutilização de pneus, entulhos e o tratamento de esgoto doméstico que são jogados na natureza sem tratamento prévio. Este tipo de iniciativa traz melhorias ambientais consideráveis e melhorias nas condições de saúde para a população, evitando à contaminação do solo e lençóis freáticos, diminuindo, consequentemente, as doenças relacionadas à água contaminada. O maior benefício das BETs é que não gera nenhum tipo de efluente e os dejetos humanos são transformados em nutrientes para plantas, e a água somente sai por evaporação, quando 100% limpa. Assim, os estudos mostraram que as BETs reduzem o impacto ambiental pelo lançamento de esgotos em córregos e rios, o que viabiliza seu uso em residências tanto em área urbana como rural. Além disso, usar a construção deste sistema como ferramenta de aprendizagem, mostrou-se eficaz, tendo em vista a participação efetiva dos alunos no projeto, o entusiasmo e o interesse dos mesmos pelos conteúdos abordados, como mostrado nas figuras 1 e 2.

Figura 1

Construção da BET pelos alunos do 3º Ano da Escola Estadual Tancredo Neves, Boa Vista - Roraima.

Figura 2

Apresentação dos conteúdos químicos e biológicos envolvidos no sistema das BETs e ciclo da bananeira.

CONCLUSÕES: Este trabalho desenvolvido com os alunos do 3º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, mostrou que aliar tema gerador e problemas ambientais que os alunos vivenciam diariamente facilita a compreensão de conteúdos químicos e biológicos envolvidos no processo alternativo para o tratamento de esgotos. Percebeu-se ainda, que os alunos demonstraram interesse e motivação durante a atividade, e conseguiram perceber a relação entre diferentes áreas do conhecimento. Além disso, este trabalho vem apresentar ao Estado de Roraima alternativas de baixo custo para a proteção do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRAGA, B. et. al. Introdução à engenharia ambiental. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária. Pearson Education. Ed. Prentice Hall, São Paulo, 2002. GALBIATI, A. F. Tratamento domiciliar de águas negras através de tanque de evapotranspiração.Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2009. PAULO, P. L.; BERNARDES, F. S. Estudo de tanque de evapotranspiração para o tratamento domiciliar de águas negras, 2008. Disponível em: http://sustentavelnapratica.net/arquivos/estudo_fossa_evapotrasnpiracao.pdf Acesso em: 22/03/2012. VIEIRA, I. Círculo de bananeiras, 2010. Disponível em: http://www.setelombas.com.br/2010/10/bacia-de-evapotranspiracao-bet/. Acessado em 12/03/2012. VIEIRA, I. Círculo de bananeiras, 2006. Disponível em <http://www.setelombas.com.br/2006/10/14/circulo-de-bananeiras>. Acessado em 12/03/2012