TÍTULO: Conceito e Propriedades Químicas do Álcool no Corpo Humano: Uma Situação de Aprendizagem no Ensino de Química

AUTORES: Evangelista Macêdo, G.M. (IFPI) ; Silva, A.L. (UFMA) ; Lima Cavalcante da Silva, D.M. (IFPI) ; Andrade Pinheiro, E.E. (IFPI) ; Oliveira de Sousa, T. (IF-SERTAO) ; Alves Carvalho da Silva, R. (IFPI)

RESUMO: Os educandos enfrentam várias dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, principalmente pela deficiência em associar as disciplinas estudadas na escola com o seu dia a dia. O objetivo deste trabalho é contribuir pra que o aluno compreenda o conteúdo álcool, a partir de um problema social, utilizando-se de uma situação de aprendizagem. Realizado na Unidade Escolar Zacarias de Góis, através de questionário diagnóstico, realização de situação de aprendizagem seguida de verificação de aprendizagem das competências e habilidades adquiridas pelos alunos pós-atividade. Onde 98% dos alunos conseguiram adquirir competências e habilidades necessárias. Concluindo-se que por meio da situação os alunos conseguiram compreender o conteúdo e associar com o problema social.

PALAVRAS CHAVES: Álcool; Situação de Aprendizagem; Ensino-Aprendizagem

INTRODUÇÃO: O ensino de ciências, tomando como foco o ensino de química, tem se tornado um ensino tecnicista, no qual são desenvoltas técnicas meramente prontas, tornando-se o professor um mero reprodutor de conteúdos e os alunos apenas receptores de informações. O mundo atual requer muito mais atuação do aluno (PCN+, 2002). Novos desafios surgem a cada dia na vida dos alunos e se faz necessário que este esteja preparado para lidar com as várias situações vivenciadas no seu cotidiano, de forma crítica e coerente (FRANÇA, 2005). Situações de aprendizagem constitui-se uma nova forma de o educador conduzir a aula, deixando de ser um mero reprodutor de ideias e contribuindo para que o aluno a partir de uma determinada situação construa uma nova forma de pensar (ALMEIDA & PRADO, 2003). Através destas é possível, que o educando desenvolva aprendizado com seus próprios questionamentos, sobre um determinado conteúdo, que busque respostas para suas inquietações e a partir disso construa um novo conhecimento, partindo dos conhecimentos prévios que este já possuía. Uma situação de aprendizagem deve contribuir para o aluno vivenciar ações reflexivas, que auxiliem na construção de seu pensamento (ALMEIDA & PRADO, 2003; MIZUKAMI, 2005). O aluno deve aprender fazendo e envolvendo-se afetivamente com a atividade, percebendo a utilidade de sua vivencia para realização da atividade e a importância da mesma no seu desenvolvimento, como ser crítico e social. O educando pode analisar casos reais ou projetos instiga os alunos a agir e tomar decisões em busca de uma solução para o problema confrontado. Sendo assim o objetivo deste artigo é contribuir para a aprendizagem do conceito e propriedades e efeitos químicos do álcool no corpo humano (CASTILHO et al. 1999; FRANÇA, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Zacarias de Góis, localizado na região central de Teresina-PI, no qual o nível educacional envolvido foi o ensino médio. Aplicou-se um questionário diagnóstico para se observar quais os conhecimentos prévios que os alunos possuíam sobre o assunto. Após o questionário os educandos buscaram novas informações sobre os questionamentos feitos ao mesmo sobre o álcool, suas propriedades químicas e seus efeitos no corpo humano. Ao final da resolução da situação da aprendizagem os educandos confeccionaram um banner contendo todas as informações adquiridas por eles em relação ao álcool e para finalizar a situação de aprendizagem novamente se realizou um questionário- diagnostico sobre o álcool: conceito químico, sua propriedade química, o processo metabólico e os efeitos causados quimicamente no corpo. Onde está analise se baseou em pesquisa de cunho quantitativa, a fim de se mostrar matematicamente a evolução dos alunos frente a situação de aprendizagem proposta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No questionário-diagnostico realizado com os educandos antes da realização da atividade foram perguntados sobre o que entendiam por álcool, se a disciplina química estava associada ao álcool, se sabiam como acontecia o processo químico que o álcool sofria dentro do corpo, seus efeitos dentro do corpo causado por reações químicas e seus efeitos na sociedade. No qual 95 % dos alunos não souberam responder as perguntas com clareza e nem identificar o que o álcool se associava com a química, nem as reações envolvidas. Dessa forma provocou-se com isso questionamentos na mente do aluno, contribuindo para que o mesmo fosse em busca de respostas para a confecção do banner, após a aquisição do conhecimento sobre o tema, confecciono-se o banner explicando todos os questionamentos feito a eles previamente, organizou-se o tema de maneira sistemática, dentre eles, o conceito Química, sobre o álcool na sociedade, o processo metabólico do álcool, o efeito do álcool no corpo humano através de reações e seus efeitos na sociedade. Após esta atividade foi realizado um novo teste diagnostico sobre as habilidades adquiridas e o novo conhecimento formado pelo aluno verificando que 98% dos alunos que participaram da situação de aprendizagem conseguiram aprender através de um tema de importância social o conteúdo álcool, reações químicas, bioquímica no corpo e etc.. Sendo assim a através de situações de aprendizagens o educando conseguiu desenvolver habilidades e competências, compreendendo o conteúdo e o associando aos problemas enfrentados pela sociedade.

CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos com esse trabalho, concluiu-se que através de situações de aprendizagem o aluno é capaz de desenvolver novos conceitos, possuir uma visão critica e social perante a sociedade. Consegue associar a Química ao seu cotidiano, observando “quimicamente” através de reações e conceitos químicos, que o álcool traz consequências para o corpo humano e que através de um problema bastante evidenciado entre os jovens, como o alcoolismo, é possível mostrar quimicamente suas características e efeitos e contribuir para norteá-los a terem postura critica, e social perante a sociedade em que vive evidenciando a importância da realização de situações de aprendizagem para o crescimento do ensino-aprendizagem desses alunos.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pelo apoio financeiro através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Instituto Federal do Piauí – IFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. ALMEIDA, E. B. A; PRADO, M. E. B; Criando Situações de Aprendizagem. Colaborativa. In: Congresso Workshop de Informática na Escola, IX, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p. 53-60. 2. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. 3. CASTILHO, D. L; PEDROSO, K; MACHADO, S.A. H; As Aulas De Química Como Espaço De Investigação E Reflexão. Quimica Nova na Escola: Relatos de Sala de Aula. N° 9, p. 14-17, Maio. 1999. 4. FRANÇA, A. A; A Contextualização no Ensino de Química: Visão dos Professores da Cidade de Sete Lagoas/MG. Belo Horizonte, 2005. 35 p. 5.MIZUKAMI, M. G. N; Aprendizagem da Docência: Professores Formadores. Revista Científica e-curriculum . V 1, nº1, p. 219-238, 2005. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3106/2046> acesso em: 17 Jan.2011,14:50:50.