TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS COM USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE FLORIANO-PI.

AUTORES: Sá, L.D.C. (UFPI) ; Osório, L.R. (UFPI) ; Sousa, G.F.N. (UFPI) ; Silva, D. (UFPI)

RESUMO: As dificuldades apresentadas por alunos, na aprendizagem da Química Orgânica, objetivou promover a contextualização do estudo das propriedades dos compostos orgânicos no ensino médio, com o uso de fitoterápicos, visto pela necessidade de se usar métodos de ensinar que facilitem a compreensão, no processo de ensino-aprendizagem. Participaram do estudo, tido como exploratório descritivo, quali-quantitativo, trinta alunos de escola de ensino médio do município de Floriano-PI. As atividades desenvolvidas, foram em três etapas: na etapa 1, avaliou-se o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, seguida por coleta e exposição de quinze tipos de plantas medicinais abordando o princípio ativo e a composição química, e por fim, elaborou-se uma cartilha explicativa e ilustrada dos dados coletados.

PALAVRAS CHAVES: Química Orgânica; Plantas medicinais; Contextualização

INTRODUÇÃO: O uso da contextualização no ensino de Química utilizando um tema motivador é capaz de proporcionar maior participação dos alunos na sala de aula, com interesse no tema abordado. Os parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio descrevem a importância e necessidade da interação entre contextualização e interdisciplinaridade, para a promoção de uma aprendizagem que permita a formação do cidadão. No tema “Plantas Medicinais” buscou-se elaborar uma ferramenta auxiliadora, para abordar conteúdos da Química Orgânica minimizando as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pelos docentes que atualmente ainda utilizam uma metodologia tradicional, dificultando a compreensão do assunto abordado pelos alunos. No estudo da Química Orgânica as atividades práticas, promove maior participação dos alunos na sala de aula, ao mesmo tempo facilita construção de conhecimentos científicos e permite a análise de várias substâncias que tem propriedades físicas, químicas e biológicas, contribuindo para a melhoria de vida das pessoas. A grande diversidade vegetal do planeta faz com que, mesmo com a expansão tecnológica da medicina, as práticas curativas ainda apresentam avanço, devido a costumes populacionais, hábitos de vida, parâmetros socioeconômicos, facilidade de uso, a relação custo beneficio, menores efeitos colaterais e eficiência a muitas patologias. (ARNOUS et al., 2005). O objetivo dessa prática é envolver alunos numa investigação interdisciplinar, além de dinamizar e facilitar assimilação de conteúdos de Química Orgânica no ensino médio, considerados difíceis pelos alunos, buscando uma contextualização dos compostos orgânicos e plantas medicinais, utilizadas por familiares desses alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: As espécies vegetais descritas neste trabalho são abundantemente encontradas no município de Floriano-PI, que serviram para a contextualização do estudo da Química Orgânica. O assunto foi abordado através de entrevista realizada com alunos do ensino médio sobre conhecimento prévio sobre plantas e suas propriedades medicinais, constatou-se a relação da contextualização da química com essas plantas com vasta utilidade e abundância. Esta pesquisa, de acordo com seus objetivos, é classificada como exploratória e descritiva, e quanto sua abordagem, em quali-quantitativa. Participaram desse estudo alunos do terceiro ano do ensino médio, da rede particular de ensino, que foram inicialmente submetidos a uma entrevista através de questionário previamente elaborado que abrange questões que abordam as plantas medicinais conhecidas, ações terapêuticas, partes utilizadas, modo de uso, e a relação dessas com a Química Orgânica. Ao final da pesquisa os dados coletados foram tratados por programas de computador. A intervenção proposta pela pesquisa exposto aos participantes do estudo foi sobre a seleção de plantas medicinais, sua utilização como fitoterápico, classificação orgânica bem como seus princípios ativos que garante a ocorrência de tal funcionalidade. Ao final da exposição realizou-se uma reavaliação, com parâmetros similares aos utilizados inicialmente, utilizando os mesmo instrumentos da coleta de dados, objetivando quantificar a relação destas com o conhecimento químico, e finalizando com a elaboração de um catálogo ilustrado com as principais plantas medicinais, encontradas no município de Floriano-PI, contendo sua classificação, principais constituintes e a ação terapêutica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O interesse populacional nos últimos anos pelas terapias naturais, com o uso de plantas medicinais e fitoterápicas, tem aumentado. Os resultados da análise dos dados estatísticos referentes a este estudo são discutidos a seguir, onde participaram do estudo, trinta alunos, sendo 60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino, com idade entre 17- 21 anos. Os alunos quando questionados sobre o motivo pelo qual utilizam plantas de modo terapêutico, 60% responderam que devido à facilidade de acesso e em menor proporção por não apresentar efeitos adversos, conforme apresentado na Figura 1. Os resultados mostrados na figura 1 equiparam-se ao estudo feito pelo Ministério da Saúde (2003), que demonstra que a retomada da Fitoterapia ocorreu devido a uma série de fatores, como: os estudos científicos que comprovam sua eficácia, segurança, efetividade, facilidade de preparação dos remédios à base de plantas e por ser cultivadas próximas às residências. Em relação à funcionalidade terapêutica das plantas, onde existe utilização e não elucidação, 66,7% acredita que as plantas possuem em sua composição substâncias terapêutica, porém não sabe identificá-las, o que corrobora com resultados obtidos por YUNES, CALIXTO, (2001). Quanto às partes das plantas utilizadas de modo terapêutico, as folhas representam 50%, o Rizoma 4% e outras 46%, conforme mostra a Figura 2, e o principal modo de preparo é na forma de chá, garrafadas e inalação. Grande parte dos alunos acredita que algumas plantas são tóxicas, mas não conseguem explicar o porquê, porém planta tóxica é todo vegetal que, introduzidos nos organismos vivos são capazes de causar danos à saúde e vitalidade desses seres, conforme Nascimento (2001) que determinou a presença de alcalóides pirrolizidínicos em algumas plantas medicinais.

Figura 1

Figura 1. Motivo pelo qual os participantes utilizam plantas medicinais.

Figura 2

Figura 2. Partes das plantas utilizadas de modo terapêutico.

CONCLUSÕES: De acordo com dados obtidos, dentre as quinze plantas citadas pelos alunos, o Boldo, Camomila e Erva-cidreira apresentam maior utilização terapêutica, e as menos utilizadas são quebra-pedra, velame. No tratamento das mais diversas patologias, estas são comuns no ambiente familiar dos alunos, para as mais diversas patologias e sintomatologias existentes. A contextualização da Química Orgânica com Plantas Medicinas tornou o ensino-aprendizado mais interessante, prendendo mais atenção dos alunos e estes obtiveram melhor aproveitamento sobre os temas abordados nesta disciplina.

AGRADECIMENTOS: UFPI, CAPES, CNPq, FNDE e ABQ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARNOUS, A.H.; SANTOS, A.S.; BEINNER, R.P.C. Plantas medicinais de uso caseiro-conhecimento popular e interesse por cultivo comunitário. Revista Espaço para a Saúde, v.6, n.2, p.1-6. Londrina, 2005. MINISTÉRIO DA SAÚDE. O Papel da Medicina Natural e Práticas complementares de Saúde na Consolidação dos Princípios e Diretrizes da Reforma Sanitária. Ministério da Saúde: Brasília, 2003. NASCIMENTO, P. C. Plantas que fazem Mal. Jornal da UNICAMP, Campinas, jun. 2001 – Ano XV, n. 163. YUNES, R.A.; PEDROSA, R.C.; CECHINEL FILHO, V. Fármacos e fitoterápicos: a necessidade do desenvolvimento da indústria de fitoterápicos e fitofármacos no Brasil. Quím. Nova 24: 147-152. 2001.