TÍTULO: APLICAÇÃO DA QUÍMICA NAS PROFISSÕES SOBRE A ÓPTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Aguilar, M.S. (UNESA/FAETEC) ; Queiroz, J. (FAETEC/SEEDUC)

RESUMO: A química ensinada no Ensino Médio é enxergada pelo aluno como uma disciplina sem conexão com a sua realidade. A maioria dos discentes não é capaz de ligar a teoria dada na sala de aula com o seu cotidiano atual, nem imaginá-la, fazendo parte de seu futuro profissional. Para minimizar esta desconexão, foi proposto que os alunos realizassem pesquisas sobre profissões nas quais fosse necessário um bom conhecimento de química e/ou profissões onde a química fosse utilizada cotidianamente. Neste trabalho buscou-se o aluno conscientizar da importância de aprender química e mostrar a sua presença em vários setores da sociedade.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Contextualização; Profissões

INTRODUÇÃO: Uma das maiores dificuldades no ensino da Química é unir os conhecimentos adquiridos na escolar com mundo cotidiano dos alunos. Na maioria dos casos, a falta deste vínculo é o principal responsável pela falta de interesse apresentado pelos alunos e o distanciamento que se forma entre alunos e professores (VALADARES, 2011). Para mudar este quadro que se apresenta na atualidade, é necessário que os conteúdos de Química trabalhados na escola não sejam apresentados como tendo um fim por si, ou apenas tendo como finalidade a aprovação na escola, no ENEM ou mesmo em concursos. É fundamental que esses conteúdos passem a ser “ferramentas socialmente relevantes e de situações do mundo vivido” (MUENCHEN, 2007). Este modelo de ensino não colabora para a formação de um indivíduo participativo em uma sociedade onde o conhecimento científico e tecnológico se faz cada dia mais presente. De acordo com Santos (SANTOS, 1997), “A presença de química no dia-a-dia das pessoas é mais do que suficiente para justificar a necessidade de o cidadão ser informado sobre Química”. O objetivo deste trabalho foi mostrar aos estudantes a relação entre a Química e o cotidiano através da apresentação da aplicação desta ciência nas mais diversas profissões.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Superior de Educação (ISERJ), que pertence a Fundação de Amparo a Escola Técnica (FAETEC), em três turmas da 3ª série do ensino médio, por professores da equipe de química. Optou-se por trabalhar com alunos da última série do ensino médio, pois estes estarão, na maioria dos casos, realizando a escolha da profissão que irão seguir este ano, ao se inscreverem em vestibulares ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente foi explicado a cada turma que a pesquisa a ser feita por eles deveria enfocar profissões onde a química estaria inserida no cotidiano do profissional em questão. Em cada turma explicou-se que o objetivo da pesquisa era demonstrar que, embora muitas vezes de forma subjetiva, a química está presente em um grande número de profissões. Foi deixado claro que as profissões óbvias como a Licenciatura e o Bacharelado em Química, a Química Industrial e a Engenharia Química não poderiam ser utilizadas. Subsequentemente as turmas foram divididas em grupos de no máximo três alunos, para que eles realizassem e entregassem a pesquisa manuscrita, no prazo de um mês. Também foi pedido a cada grupo, com o objetivo de envolver os alunos e tornar o trabalho lúdico, que um componente do grupo se caracterizasse de acordo com a profissão escolhida como tema do trabalho e que tirassem fotos deste aluno e que a mesma teria que estar, obrigatoriamente, no corpo do trabalho a ser entregue.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente os alunos se mostraram confusos, não entendendo bem quais poderiam ser as profissões utilizadas, o que demandou que novas explicações fossem dadas. Depois de alguns encontros em sala de aula, onde as discussões foram incentivadas, os alunos começaram a trazer algumas propostas de profissões, onde algumas eram pertinentes e outras não. Pôde ser observado que ocorreu um grande envolvimento por parte das três turmas, pois os alunos não só foram consultar profissionais das mais diversas áreas, como também se esforçaram muito nas caracterizações, ficando em alguns casos, depois do horário das aulas de sábados, para pode realizar as fotos. As profissões citadas nos trabalhos foram: medicina, perícia criminal, nutrição, engenharia de produção, engenharia civil, engenharia de materiais, enfermagem, cabeleireiro (três vezes), farmácia (quatro vezes), agronomia, biologia, oceanografia química, odontologia, esteticista e bioquímico. Após o recebimento dos trabalhos, foram feitos comentários a cerca das profissões citadas, e na grande maioria dos casos, a primeira observação feita por parte dos alunos foi que os mesmos não imaginavam que a química fizesse parte do cotidiano dessas profissões. Em alguns relatos foi interessante observar que algumas profissões, como engenharia de materiais e oceanografia química, também eram desconhecidas dos alunos. Outro lado importante de ser observado foi que alguns alunos conseguiram estabelecer uma conexão entre alguns temas abordados na disciplina, como soluções, funções orgânicas e inorgânicas e também ligações químicas às profissões pesquisadas. A caracterizações feitas pelos alunos para obter as fotos requeridas nos trabalhos, podem ser vistas nas figuras a seguir.

Figura 1

Caracterização de perito criminal

Figura 2

Caracterizações de cabeleireiro e biólogo

CONCLUSÕES: Após a realização dos trabalhos, concluímos que o objetivo foi alcançado, pois ocorreu um grande empenho e entusiasmo por parte dos alunos na execução do trabalho, demonstrando que quando os mesmos deixam de ser espectadores, a aprendizagem torna-se muito mais significativa. Com a contextualização do ensino da química, tornou-se claro para os alunos a presença da química no cotidiano e a importância do seu estudo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VALADARES, E. C.: “Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade”, in: Química Nova na Escola, n.º 13, pp. 38-40, 2001. MUENCHEN, C.; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Santa Catarina, v. 3, n. 7, 2007. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.