TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SEBASTIÃO LEAL – PI

AUTORES: Sousa, R.M. (UFPI) ; Moraes, R.R. (UFPI) ; Silva, R.L.G.N.P. (UFPI)

RESUMO: A educação ambiental é uma área que procura resgatar a participação da sociedade na solução de problemas resultantes da ação humana, estabelecendo uma relação com a natureza e seu uso de forma racional, minimizando possíveis problemas de degradação da qualidade ambiental. O presente artigo objetiva analisar como a educação ambiental está inserida no cotidiano do Ensino Médio da Unidade Escolar Irapuá no município de Sebastião Leal – PI, e investigar de que forma esse tema tem sido trabalhado pelos docentes de Química dessa escola. Para responder a esse questionamento, foi elaborado e aplicado questionários aos gestores, professores de química e alunos. A amostra compreendeu 50 sujeitos, sendo 02 gestores, 02 professores e 46 alunos do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino médio; sala de aula

INTRODUÇÃO: Atualmente sabe-se que a maioria da população vive em centros urbanos e isso gera muitos conflitos entre o homem e o meio ambiente. O crescimento econômico e o progresso tecnológico trouxeram muitos benefícios para grande parte da população, mas com isso apareceu as desigualdades sociais e os grandes impactos ambientais, no entanto a Educação Ambiental (EA) surge para minimizar estes conflitos e impactos. Nesse contexto, a escola tem uma função na sociedade de promover uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problemáticas socioambientais e mais competentes para encontrar soluções. O presente estudo decorre da verificação do estudo da Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula no ensino médio, da Unidade Escolar Irapuá, sendo que, como se sabe esse tema é visto na escola como um tema transversal e não como uma disciplina do currículo, como a Geografia, História, Matemática e outras. Com base nessa realidade, surgiu o desejo de buscar conhecimentos sobre a forma como a EA é discutida e trabalhada nas aulas. A escola sendo uma instituição que educa, também é responsável pela sociedade. Através do trabalho com a educação ambiental é possível conscientizar os discentes sobre a o cuidado, conservação e defesa do meio ambiente.Com a educação ambiental o papel dos docentes e discentes são redimensionados, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendam. Nessa situação o conhecimento científico não é prescindível, mas tampouco tem maior valor que os saberes cotidianos trazidos por cada um.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesta seção apresenta-se a pesquisa, que é de caráter qualitativo, foi desenvolvida na Unidade Escolar Irapuá no município de Sebastião Leal – PI, no qual foi aplicado questionários, com a maioria das questões fechadas e algumas abertas, aos alunos do Ensino Médio, aos professores de química e gestores da referida escola. A amostra compreendeu 50 sujeitos, sendo 02 gestores, 02 professores e 46 alunos. A pesquisa foi desenvolvida no intuito de verificar como a Educação Ambiental está inserida no cotidiano da escola em estudo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, seguiu-se os seguintes passos: foi feita uma pesquisa de campo, com o intuito de observar a prática pedagógica com relação a educação ambiental, onde foram aplicados os questionários e entrevistas semi-estruturada com discentes, docentes e gestores. Como afirma Triviños (1987), que a entrevista semi-estruturada é o instrumento mais utilizado em pesquisa qualitativa, e ainda relata que é um dos meios para coletar dados. De posse dos dados coletados foram interpretados e construídos gráficos e tabelas com os resultados alcançados. O levantamento de dados foi realizado durante março e abril do ano de 2012.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário elaborado foi aplicado para uma população de 50 sujeitos, sendo 46 alunos, 02 professores de química e 02 gestores do ensino médio da Unidade Escolar Irapuá.Iniciou-se com questões aos professores se trabalham nas aulas a temática Educação Ambiental,65% dos alunos afirmam que os professores não trabalham a temática Educação Ambiental nas aulas e apenas 35% afirmam que trabalham. Com isso nota-se que, os professores da escola ainda não destaca a educação ambiental cotidianamente nas aulas. Os problemas ambientais, quando trabalhados em sala de aula faz surgir um bom resultado, pois conscientiza no intuito de mudar os hábitos. Ao serem questionados sobre problemas ambientais, observa-se que 52% dos alunos afirmam que os professores trabalham com os problemas ambientais na sala de aula, em contraposição 48%, disseram que não trabalham os problemas ambientais. Nota-se que foi pequena a maioria, visto que esperava que houvesse um maior número, sabendo que a educação vem sendo muita discutida atualmente. Ao serem indagados se a escola trabalhava com projetos ligados ao meio ambiente 57% dos alunos afirmaram que sim e 43% afirmaram que não, é importante frisar que os projetos favorecem a interdisciplinaridade e, portanto, são formas de envolver as várias disciplinas e os alunos em prol de um mesmo objetivo. Percebe-se, que a escola realiza projetos ligados ao meio ambiente, favorecendo a interação inter-classes e a construção coletiva de conhecimentos. Quando perguntado se a escola disponibilizava materiais informativos sobre a EA para os alunos,54% dos alunos responderam que a escola não disponibiliza esses informativos e 46% afirmaram que disponibiliza. Através de informativos, poderia haver conscientização dos problemas ambientais.

CONCLUSÕES: Diante do que foi exposto, pode-se concluir que é de suma importância essa temática nas escolas como conscientização e preocupação com as questões ambientais, mas percebe-se que, nas escolas em Sebastião Leal é preciso avançar junto aos professores para que os alunos recebam mais informações, para assim mudar a nossa realidade. De um modo geral, observou-se que a escola trabalha com educação ambiental, mas ainda não é suficiente, sendo ainda necessário ser mais abordada, para assim conscientizar melhor os discentes nesse processo.

AGRADECIMENTOS: A UFPI atraves do CEAD pela oportunidade em desenvolver essse trabalho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/. Acessado em 01 de novembro de 2011. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997. CAVALHEIRO, J. de S. Consciência ambiental entre professores e alunos da Escola Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda. 2008, 53 f. Monografia - (Especialização) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2008. DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 1980. GUIMARÃES, M. Educação Ambiental. Duque de Caxias: Unigranrio, 2000. REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p.43-50.