TÍTULO: O Uso de Redes Sociais para o Desenvolvimento de Competências em TIC´s no Processo de Formação de Professores de Ciências Naturais.

AUTORES: Marques, C.V.V.C.O. (UFMA) ; Marques, P.R.B.O. (UFMA)

RESUMO: O presente trabalho apresenta uma aplicação metodologia do trato de história da ciência em um curso de licenciatura de ciências naturais através do uso das ferramentas da tecnologia de informação e comunicação. Os resultados obtidos mostraram que os alunos se envolveram de forma natural e com entusiasmo nas atividades, e que promoveu a facilitação da aquisição de conhecimento cientifico.

PALAVRAS CHAVES: TIC's; história da ciência; formação de professores

INTRODUÇÃO: A sociedade atual é caracterizada por uma expressiva velocidade de progresso científico e principalmente o tecnológico, exigindo dos indivíduos uma atualização rápida e contínua dos conhecimentos adquiridos. As tecnologias de informação e comunicação (TIC´S) são realidades presentes em todos os setores e classes sociais requerendo cada vez mais um saber específico para que se possa lançar mão das mesmas no mercado de trabalho. Sob esta ótica, a instituição escolar passa a ter que assumir como uma de suas funções sociais a inserção de desta realidade instrucional em sua vivência escolar e linguagem metodológica, em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, como comenta Nóvoa (1992), “[...] as mudanças educacionais dependem diretamente dos professores e de suas formações [...]”, logo as novas exigências da sociedade e da realidade escolar trazem importantes desafios à formação docente. O uso das TIC´s nos processos de formação de docentes é uma preocupação recente em toda a América Latina, gerada principalmente em decorrência ao processo de modernização tecnológica das escolas (BASTOS, 2010). Entretanto, já é comum observar que em toda a práxis docente são exigidas competências específicas dos professores para saberem planejar, aplicar e avaliar ações que estimulem a interatividade dos alunos com os materiais educativos digitais, multimídias e outras tecnologias de comunicação e informação (VALDÍVIA, 2008). Portanto, baseado nas necessidades de formação de professores de ciências, o presente trabalho teve como objetivo estimular em alunos do curso de licenciatura de ciências naturais a interação com TIC´s para o aprendizado de forma efetiva da história da ciência, buscando de forma lúdica e interativa desenvolver competências tais como: oralidade, linguagem cientific

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do curso de Licenciatura de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão do Campus de Codó, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2011, através da disciplina de Química Fundamental, que é oferecida regularmente como parte da matriz curricular do projeto político pedagógicos deste curso. O trabalho foi aplicado em três etapas distintas: I) Discussões gerais sobre História e filosofia da ciência para o entendimento da construção, evolução e importância desta na sedimentação do método cientifico; II) Construção de perfis em redes sociais, onde cada aluno assumiu uma identidade cientifica, baseada em um personagem da história das ciências naturais, contendo informações gerais em nível pessoal e profissional; III) Socialização das informações por meio de bate papo virtual e discussão dos feitos particulares e associações, incluindo tempo e espaço de cada personagem com o conteúdo geral das ciências naturais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que a estratégia desenvolvida conseguiu envolver intensamente a participação dos alunos, motivando-os a perceberem situações trazidas para sala de aula, como também debates sugeridos pelos próprios alunos através dos personagens científicos que cada um representou, visualizados por exposições de interações e contribuições com a evolução das ciências, ao mesmo tempo, estes perceberam o caráter indissociável da interdisciplinaridade em as ciências da natureza, desde a sua questão histórica, possibilitando uma visão de ciência como uma construção humana. Ao término do trabalho, os alunos continham uma bagagem de conteúdo muito vasta e clara de entendimento, principalmente no tocante a capacidade de identificação na natureza de uma grande quantidade de moléculas e a elucidação de fenômenos do cotidiano, além de despertar o gosto e o interesse em pesquisas científicas. É importante ressaltar que essa metodologia de ensino permite ligação para continuação de conteúdos seguinte.

CONCLUSÕES: A estratégia utilizando TIC´s proporcionou aos licenciandos uma visão da existência de relação maior, melhor e interdisciplinar entre as disciplinas que compõem as ciências da natureza, além de proporcionar criticidade, criatividade e participação destes nas várias possibilidades de realizarem atividades contextualizadas de ciências da natureza com ferramentas diferencias comumente utilizados no ensino tradicional, que com certeza facilitarão o inicio se suas carreiras docentes. A receptividade dos licenciando alunos aos trabalhos desenvolvidos ratificou a necessidade existente em direcionar a

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo:Cortez, 2002. 102 p. (Coleção Questões de Nossa Época). RICARDO, E.C. Competências, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos parâmetros curriculares Nacionais a uma compreensão do Ensino de Ciências, Florianópolis, 2005. Tese, UFSC. CRESPO, M. A. G.;POZO, J. I. A aprendizagem e o Ensino de Ciências.: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Cientifico. 5ª Ed. São Paulo, Artmed, 2009. 296p.