TÍTULO: AMBIENTE ESCOLAR MAIS LIMPO ATRAVÉS DA COLETA SELETIVA COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS

AUTORES: Gomes, D. (UFPA)

RESUMO: A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO EDUCAR E FORMAR CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SUAS AÇÕES. MUITOS SÃO OS PROBLEMAS OBSERVADOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR, COMO POR EXEMPLO, A LIMPEZA DA ESCOLA. MANTER UM AMBIENTE LIMPO E SAUDÁVEL É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS. UMA COLETA SELETIVA DENTRO DA PRÓPRIA ESCOLA PODE TRAZER VANTAGENS PARA A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO. PARA CONSCIENTIZAR E ORIENTAR OS ALUNOS A PARTICIPAREM SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO, A COLETA SELETIVA PASSA A SER UM DOS VÁRIOS CAMINHOS PARA QUE OS MESMOS POSSAM TER CONHECIMENTOS SOBRE A RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS, SELETIVIDADE E DENTRE OUTROS. POR ISSO A COLETA SELETIVA PASSA A SER UM MEIO DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO LIXO.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem; coleta seletiva; escola

INTRODUÇÃO: MANTER UMA ESCOLA LIMPA NÃO É TÃO COMPLEXO, MAS ENVOLVE CONHECIMENTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, COMPORTAMENTOS ÉTICOS E MORAIS (JANES, 1993). UM BOM CAMINHO PARA COMEÇARMOS A MUDAR A SITUAÇÃO ATUAL DE NOSSA ESCOLA PRINCIPALMENTE É REVER NOSSOS HÁBITOS E NECESSIDADES, ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE QUE NOS É DEVIDA PARA A MELHORIA DE NOSSA QUALIDADE DE VIDA. ATRAVÉS DE UMA COLETA SELETIVA É POSSÍVEL MONTAR UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA QUE AS PESSOAS POSSAM TER O BOM SENSO DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. A SELETIVIDADE DO LIXO CONTRIBUI NÃO SÓ PARA A ESCOLA, COMO TAMBÉM CONTRIBUI PARA PESSOAS QUE VIVEM DA COLETA SELETIVA, REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E RECICLAGEM. DESSA FORMA GERA – SE EMPREGOS E RENDAS PARA PESSOAS QUE SE UTILIZAM DESSES SERVIÇOS, COMO É O CASO DOS COLETORES, CATADORES E INDÚSTRIAS RECICLADORAS QUE SE UTILIZAM DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (NEIVA, 2005). A ESCOLA PODE SE TORNAR PARTE INTEGRANTE DESSE SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO. A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA DEPENDE DE UM ESFORÇO DE TODA A POPULAÇÃO, QUE TEM QUE SE CONSCIENTIZAR DA IMPORTÂNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NO PROGRAMA (MONTIMER; MACHADO, 2007). UM MUNDO COM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL SERÃO NECESSÁRIAS GRANDES MUDANÇAS VISANDO RECICLAR MATERIAIS, EVITANDO DESPERDÍCIOS INÚTEIS (NEGRET, 1994).

MATERIAL E MÉTODOS: ANTES DA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA FOI NECESSÁRIO PLANEJAR PALESTRAS, VÍDEO AULA E SEMINÁRIOS SOBRE A COLETA SELETIVA PARA ORIENTAR, SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR O EDUCANDO E TODOS AQUELES QUE FAZEM PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR E DISTRIBUI-SE PANFLETOS AOS ALUNOS COM MENSAGEM SOBRE O LIXO, A COLETA SELETIVA E A RECICLAGEM. POSTERIORMENTE OS ALUNOS CONSTRUÍRAM CARTAZES COM MENSAGENS DE CONSCIENTIZAÇÃO DENTRO DA SALA, NOS CORREDORES, NOS BANHEIROS E PÁTIOS. UTILIZOU – SE DE QUESTIONÁRIOS AVALIATIVOS PARA QUE TODOS AQUELES QUE FAZEM PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR PUDESSEM DAR AS SUAS OPINIÕES SOBRE A LIMPEZA DA ESCOLA. A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SERÁ MEDIDA PELA MUDANÇA COMPORTAMENTAL DOS MESMOS ONDE ELES PRÓPRIOS DEVERÃO TER CONHECIMENTO SOBRE AS PROBLEMÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LIXO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO LIXO, IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO E RECICLAGEM DE ALGUNS MATERIAIS, TAIS COMO: PLÁSTICOS, VIDROS, PAPÉIS E METAIS. PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA FOI NECESSÁRIO À UTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES DE 800 LITROS, CESTO DE LIXO 20 LITROS, LIXEIRAS SELETIVAS DE 100 LITROS, SACOS PLÁSTICOS E LUVAS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: PLÁSTICOS, PAPÉIS, METAIS E VIDROS SÃO OS MATERIAIS MAIS USADOS NA COLETA SELETIVA. PORTANTO, ESSES MATERIAIS POSSUEM UMA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA A RECICLAGEM E UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO NO DESCARTE AO MEIO AMBIENTE. FOI NECESSÁRIO DEMONSTRAR PARA AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PALESTRAS E SEMINÁRIOS, AS CORES DE CADA LIXEIRA QUE FICA RESPONSÁVEL POR UM DETERMINADO MATERIAL COMO MOSTRADO NO GRÁFICO. ATRAVÉS DE VÍDEOS AULAS ALUNOS, PROFESSORES, DIRETORES, SERVIDORES E OUTROS PUDERAM TER CONHECIMENTO SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DO LIXO E OS PREJUÍZOS QUE ESSES LIXOS PODEM TRAZER PARA TODAS AS PESSOAS. AS VARIEDADES DE MATERIAIS FEITOS DE PLÁSTICO, TAIS COMO, GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL, DE REFRIGERANTES, COPOS DESCARTÁVEIS, EMBALAGENS DE PIPOCAS E DENTRE OUTROS PRODUTOS É MUITO GRANDE, TORNANDO – SE O TIPO DE MATERIAL MAIS CONSUMIDO NA ESCOLA. ESSE RESULTADO PÔDE SER OBSERVADO ATRAVÉS DA COLETA DIÁRIA DOS MATERIAIS DAS LIXEIRAS SELETIVAS FEITAS POR GRUPOS DE ALUNOS. FORAM FEITAS AS MÉDIAS DE CADA MATERIAL COLETADO DIARIAMENTE NA ESCOLA NO TURNO DA MANHÃ, SENDO QUE O PLÁSTICO ALCANÇOU A MÉDIA DE 54% DE TODO O MATERIAL COLETADO, PAPEL COM 27%, METAL COM 14% E VIDRO COM 5%. CONTÊINERES E LIXEIRAS SELETIVAS AJUDARAM A ORGANIZAR E MANTER LIMPO O AMBIENTE ESCOLAR. O LIXO ASSIM COLETADO PASSA A TER MAIOR VALOR. ESSE TRABALHO LEVOU AO EDUCANDO O CONHECIMENTO DE COMO SE DEVEM DESCARTAR CORRETAMENTE SEUS MATERIAIS RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS, DEPOSITANDO O LIXO DE FORMA SELETIVA EM LIXEIRAS ADEQUADAS. TODOS OS MATERIAIS COLETADO NAS LIXEIRAS SELETIVAS FORAM ARMAZENADOS EM UM CONTÊINER DE 800 LITROS PARA SEREM RETIRADOS PELA SECRETARIA DE SANEAMENTO (SESAN).

GRÁFICO

MÉDIA DOS DESCARTE DOS MATERIAIS CONSUMIDOS NO TURNO DA MANHÃ

CONCLUSÕES: UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA ATUALIDADE É O LIXO. É NECESSÁRIO PROMOVER NA ESCOLA A CONSCIENTIZAÇÃO, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARA FORMAR CIDADÃOS ENGAJADOS NA TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES DA SOCIEDADE COM A NATUREZA ATRAVÉS DE UM AMBIENTE LIMPO. PARA A PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE, O LIXO DEVE SER CONSIDERADO COMO UMA QUESTÃO DE TODO O AMBIENTE ESCOLAR E NÃO UM PROBLEMA INDIVIDUAL. DESSA FORMA, A ESCOLA IRÁ FORMAR CIDADÃOS CAPACITADOS A MANTER A ESCOLA SEMPRE LIMPA E AINDA INFLUENCIAR OUTRAS PESSOAS A NÃO SUJAREM O MEIO EM QUE SE VIVE, TRAZENDO MELHORIAS PARA A ESCOLA.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JANES, B. Lixo e Reciclagem. São Paulo: Scipione. 1993. NEIVA, A; MINEIRO, P. Lixo gera trabalho e renda. Ecologia e desenvolvimento. v. 14. Rio de Janeiro, 2005. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química, volume único: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2007. NEGRET, R. Na trilha do desenvolvimento sustentável. Brasília: ITDS, 1994.