TÍTULO: O USO DA REGRA DE TRÊS NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Silva Felipe, P.G. (IFPI - CAMPUS PICOS) ; Leal Gonçalves de Moura, E.R. (IFPI - CAMPUS PICOS) ; Moura Rosa, C.R. (IFPI - CAMPUS PICOS) ; da Silva Passos, M.H. (IFPI- CAMPUS PICOS)

RESUMO: O atual trabalho tem como objetivo investigar a resolução de exercícios de química através de regra de três. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica em livros de química do 2ª ano do ensino médio, nesse sentido foi desenvolvida uma análise investigativa na resolução de problemas e exercícios sugeridos aos alunos; a parti do estudo realizado, foram encontrados graus de dificuldade para se chegar a um resultado final nas questões aplicadas, já que a regra de três, não é a melhor solução. Nesse sentido é importante que os professores proponham a resolução dos exercícios e problemas através das fórmulas químicas, com o objetivo de que os alunos tenham um maior e melhor aprendizado, buscando não pelo caminho mais fácil, porém pelo mais correto.

PALAVRAS CHAVES: regra de três; resolução; fórmulas química

INTRODUÇÃO: O uso da regra de três (RT) na resolução de questões em livros de química do ensino médio, têm sido uma das metodologias mais adotadas em sala de aula, este método se torna mais prático tanto para alunos quanto para professores. A RT é vista como um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três, envolvendo pares de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Nos exercícios propostos pelos livros, as questões se resolvem facilmente pela simples RT, porem quando é dado um problema para a resolução do aluno, é necessária uma resposta mais ampla, assim a RT não é a melhor opção, já que não é o único método para um resultado final, quando se faz necessário o uso de fórmulas e deduções o aluno sente dificuldades. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) uma das finalidades do ensino de química é desenvolver estratégias centradas na resolução de problemas visando uma aprendizagem de conceitos químicos articuladas com a realidade natural, social e cultural e como forma de aproximar os alunos de atividades de investigação científica desenvolvidas no contexto escolar (BRASIL, 2002; 2006). Atualmente alguns estudos mostram que a resolução de exercícios e problemas são estratégias amplamente usadas pelos professores para conduzir situações de ensino e promover aprendizado. Os métodos trazidos pelos livros de química do segundo ano do ensino médio mostram que, o uso da RT é bastante utilizado, a dificuldade começa a surgir quando os alunos acreditam que todas as questões se resolvem no mesmo método, poucos buscam outras possibilidades de respostas, com isso não aplicam o conhecimento e deixam de utilizar as fórmulas existentes nos livros didáticos.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia abordada foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, onde foram analisados os exercícios e problemas propostos pelos livros didáticos quanto à forma de resolve- los(fórmulas ou regra de três observando as unidades). Para a coleta de dados foram usados três livros de química do segundo ano do ensino médio: Fundamentos da Química- Ricardo Feltre; Química Volume único- Usberco & Salvador e Planeta Química-Ciscato & Pereira,foram abordados também os exercícios e problemas dos livros trazidos na pesquisa. As atividades propostas foram aplicadas numa sala de aula, onde o professor mostrou de forma construtivista a aplicação de fórmulas como alternativa de resolução, em outra sala,o professor trouxe de forma empírica a regra de três como ferramenta para aprendizado das atividades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A RT é bastante usada no nosso dia a dia como, por exemplo, gastos, porcentagem, contas mensais etc, mas é necessário que o professor perceba a cada nova questão se a regra de três estará ajudando ou prejudicando seus alunos. Os resultados mostram que alguns livros adotam a RT como resolução para exercícios resolvidos. Uma vez que o livro em seus conceitos propõe fórmulas para a resolução dos mesmos, notou se que na sala de aula onde foram usadas apenas fórmulas como meio de resolução, houve um desenvolvimento maior nos problemas repassados, os alunos conseguiram fazer a dedução de fórmulas e aplica-las nas questões. Já na sala onde foi usada a RT como método de resolução, quando foram propostos os problemas dos livros, houveram dificuldades na maior parte dos alunos em questões à dedução de fórmulas, onde não conseguiam resolver as atividades somente pela simples RT. Faz se necessário à importância do uso de fórmulas e deduções das mesmas para um maior desempenho do alunado em questões de níveis mais altos e que o aluno antes de resolver os exercícios tenha um conhecimento prévio sobre os conceitos do conteúdo, pois fica mais fácil de visualizar qual o melhor método a ser utilizado. Com o estudo realizado nos três livros de química podemos concluir que apesar de ser uma forma simples e objetiva de determinar exercícios resolvidos pelos livros e professores, a RT não se torna um melhor método para a resolução de problemas propostos e nem a melhor alternativa a ser usada para os alunos.

CONCLUSÕES: É importante observarmos a metodologia dos livros didáticos e dos professores em relação á química, na tentativa de encontrar um método para melhor desempenho do alunado nessa disciplina, uso de fórmulas nas questões de calculo vem se mostrando como uma melhor opção de ensino-aprendizado, em contra partida as respostas simplificadas vem perdendo espaço nas praticas de ensino, apesar de ser um bom método para os vestibulares não se mostra como um bom procedimento de aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BATINGA, Verônica Tavares Santos. TEXEIRA, Francimar Martins. O que pensam os professores de química do ensino médio sobre o conceito de problema e exercício. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília (DF), Secretaria de Educação Média e Tecnológica: MEC, 2002. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília (DF), Secretaria de Educação Básica: MEC, 2006. CISCATO, Carlos Alberto Mattoso, PEREIRA, Luís Fernando. PLANETA QUÍMICA. Volume único. Ática. 1ª ed. São Paulo- SP 2008 PERUZZO, Francisco Miragaia. CANTO, Eduardo Leite do. Química na Abordagem do Cotidiano. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. SARDELLA, Antônio. QUÍMICA. Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Volume único. Ática. São Paulo – SP, 2003. USBERCO, João. SALVADOR, Edgard. Química Volume Único. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002 BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília (DF), Secretaria de Educação Básica: MEC, 2006. LOPES, J. B. Resolução de problemas em física e química: modelo para estratégias de ensino aprendizagem. Lisboa: Texto Editora, 1994.