TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

AUTORES: Silva, R. (UFPI) ; Silva, R. (UFPI) ; Nunes, V. (UFPI) ; Martins, R. (UFPI) ; Leal, S. (UFPI)

RESUMO: O seguinte trabalho teve por finalidades avaliar a importância da Iniciação Cientifica (IC) dentro do âmbito acadêmico do curso de Química da Universidade Federal do Piauí. As contribuições da iniciação cientifica foi estudada com base na analise de questionários aplicados aos alunos bolsistas PIBIC química em 2011. A analise mostrou que a maioria dos alunos são do sexo masculino e pertencentes ao curso de licenciatura plena em química. A iniciação auxilia na formação acadêmico e estimula a curiosidade intelectual dos estudantes. É evidente também a homogeneidade dentre os alunos com relação a contribuição que o PIBIC trás para o ingresso e continuo estudo na Pós-graduação e pesquisa química.

PALAVRAS CHAVES: Iniciação cientifica; pibic; pós-graduação

INTRODUÇÃO: A iniciação científica (IC) é um instrumento de aprendizagem realizado pelo estudante durante o seu período de graduação na Universidade, tendo por objetivo auxiliar o desenvolvimento das concepções do aluno, utilizando a pesquisa científica como fonte de apoio teórico e metodológico,(MASSI,2008). Com a IC o aluno é impulsionado a ser criativo, a realizar pesquisas bibliográficas, ter uma certa autonomia no laboratório, e buscar variadas fontes de informação, aprender a trocar idéias, proporcionando assim um melhor rendimento para sua vida acadêmica,(BRIDI,2004). A Universidade Federal do Piauí (UFPI), principal instituição a realizar pesquisas no estado, e principal nas pesquisas de Iniciação Cientifica, possui um grande crescimento das atividades de IC. A instituição possui os cursos de Química distribuídos entre modalidade presencial e à distância, sendo que na modalidade presencial tem-se além do curso de Licenciatura em Química (diurno e noturno), o curso de Bacharelado em Química com atribuições Tecnológicas (diurno), ambos grandes beneficiados com os projetos de IC. Este trabalho tem por objetivo informar as contribuições da Iniciação cientifica na UFPI, para a comunidade cientifica e alunos do curso de Química, faz uma analise dos alunos bolsistas inseridos na atividade de pesquisa e relaciona os benefícios que a mesma pode propiciar para os alunos desde o seu ingresso à universidade. Buscou-se também caracterizar por um levantamento estatístico a visualização dos bolsistas sobre o PIBIC química, com base em resolução de questionários. Esses dados permitiram a definição da colaboração da atividade de pesquisa para o ensino-aprendizagem e posterior atuação profissional dos estudantes.

MATERIAL E MÉTODOS: A geração dos dados de produção cientifica para a realização deste trabalho teve inicio realizando uma pesquisa documental junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Piauí. Foi elaborado um questionário a ser aplicado aos alunos do curso de Química, que eram bolsistas atualmente inseridos no PIBIC. As questões relacionavam aspectos qualitativos e quantitativos dos alunos, tais como: idade, sexo, modalidades de curso, tempo de participação na IC, desempenho acadêmico e outros. A análise descritiva dos dados consistiu na interpretação dos referentes questionários, e média para os dados obtidos. Assim foi possível caracterizar os alunos que participam da IC, a colaboração que a pesquisa traz para os mesmos, e avaliar a importância da Iniciação cientifica na vida acadêmica dos alunos de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário elaborado foi aplicado para uma população de 32 alunos do curso de Química da Universidade Federal do Piauí, das modalidades de Licenciatura Plena e Bacharelado com atribuições Tecnológicas. Os resultados dessa pesquisa indicaram que: os bolsistas são predominantemente do sexo masculino (62,5%), e feminino (37,5%), com idade média entre 20 e 24 anos. Os alunos inseridos na atividade de pesquisa são na sua maioria, do curso de Licenciatura(63%), e o Bacharelado em Química representa (37%), o que demonstra que os alunos que fazem parte do curso de Licenciatura, buscam mais a prática na atividade de pesquisa. Os bolsistas da área de Química levaram em média 1,5 anos para começarem a participar do PIBIC desde o seu ingresso na universidade. Um fator bastante impactante foi o motivo pelo qual levou os alunos a participaram da IC, 31 responderam interesse pela pesquisa, o que representa uma faixa de quase (100%), esse interesse pode estar relacionado ao fato de que estando inseridos em um grupo de pesquisa, os alunos podem melhorar significativamente a aprendizagem. Os alunos também vêem a IC como uma oportunidade para iniciarem uma carreira de pesquisador, e consideram o PIBIC como um instrumento para o exercício profissional futuro. Os bolsistas acreditam que a Iniciação Cientifica contribui efetivamente para o seu ingresso na Pós-graduação.

CONCLUSÕES: As análises dos quetionarios, mostraram que os alunos consideram que o programa de Iniciação cientifica é uma base forte para o exercício profissional futuro, e uma oportunidade para participar de uma atividade de pesquisa. Traz uma contribuição para ingresso e continuo estudo na Pós-graduação e pesquisa química, isso devido a IC poder contribuir para que estes possam ampliar potencialmente suas visões de conhecimento e aprendizagem, sendo este recomentado aos demais estudantes dos cursos da UFPI.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MASSI, L. 2008. Contribuições da iniciação cientifica na apropriação da linguagem cientifica por alunos de graduação em Química. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, Brasil. BRIDI, I. J. C. A.2004. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,Brasil.