TÍTULO: As frutas regionais como proposta de ensino contextualizado das funções orgânicas

AUTORES: Watanabe, L.A. (UFPA)

RESUMO: As grandes dificuldades dos alunos em assimilar os conteúdos de química é consequência de um ensino caracterizado pela falta de contextualização dos conhecimentos dessa disciplina.Com base nessa constatação, o presente trabalho teve por objetivo proporcionar um ensino contextualizado facilitador da aprendizagem das funções orgânicas através do tema de ensino “frutas regionais”. A metodologia utilizada consistiu de duas etapas: aulas e aplicação de questionário. Os resultados revelam que a contextualização dos conteúdos através de temas geradores contribui para aprendizagem significativa em química, comprovando que contextualizar os conteúdos de química é salutar para o entendimento dos mesmos.

PALAVRAS CHAVES: frutas regionais; contextualização; aprendizagem

INTRODUÇÃO: A Química é uma das disciplinas escolares em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Entre eles,destaca-se o de funções orgânicas,cuja compreensão pelos estudantes do ensino médio tem sido comprometida, uma vez que a falta de aulas contextualizadas,por parte do professor,do conteúdo com o cotidiano do aluno implica em uma aprendizagem pouco significativa (GERMANO et al., 2010). Componente indispensável na grade curricular de química da 2ª série do ensino médio,as funções orgânicas geralmente são tratadas no início do ano letivo da 3ª série, em virtude da falta de professores,o tempo reduzido da carga horária da disciplina, o enorme número de conteúdos do currículo,os baixos rendimentos dos alunos e muitos outros. Apesar disso,é preciso compreender que as funções orgânicas representam o conteúdo transitório entre estas duas séries e,portanto,um bom entendimento de tal,revela-se essencial para o desenvolvimento e aprendizado dos demais assuntos de química orgânica da última série. Segundo Brasil(1999;2002),a Química pode ser contextualizada através de temas cotidianos presentes nas vivências dos alunos para se construir e reconstruir conhecimentos químicos significativos.Nesse sentido,o presente trabalho teve como objetivo proporcionar um ensino contextualizado facilitador da aprendizagem das funções orgânicas através do tema gerador “frutas regionais”. É importante ressaltar,que as frutas regionais (açaí–Euterpe oleracea Mart. e cupuaçu- Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum) revelam-se uma proposta de ensino interessante desse conteúdo, pois suas composições químicas mostram substâncias que contém número considerável de funções orgânicas,tornando-as um excelente recurso para a abordagem dessa temática (GERMANO et al.,2010).

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado em duas etapas: aulas contextualizadas e aplicação de questionário final para avaliar se a alternativa metodológica facilitou a aprendizagem das funções orgânicas. Na primeira fase, foram ministradas duas aulas (1 e 2) para 16 alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões, em São Miguel do Guamá, estado do Pará, durante os dias 22 e 23 de setembro de 2011, com duração de 90 minutos cada uma. A aula 1 consistiu na introdução do tema de ensino através da problemática: “Qual a importância das frutas regionais na alimentação dos paraenses? Esta questão teve por finalidade tratar de um tema que tem relevância para o aluno, possibilitando levantar os conhecimentos que o mesmo possui a respeito do assunto e assim inseri-lo realmente no processo de ensino-aprendizagem. Em seguida, com o objetivo de proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre as frutas mencionadas discutiu-se em sala de aula sobre as características gerais, a importância, os aspectos nutricionais e a composição química do açaí e do cupuaçu. A partir dos conhecimentos adquiridos anteriormente, na aula 2 enfatizou-se os principais componentes orgânicos presentes nas frutas, destacando seus benefícios à saúde, as fórmulas estruturais químicas e as funções orgânicas presentes. A segunda fase consistiu na aplicação do seguinte questionário: 1) Você achou interessante estudar as funções orgânicas através das frutas regionais? ( ) Sim ( ) Não; 2) Você conseguiu identificar as funções orgânicas nas frutas regionais? ( ) Sim ( ) Não; 3) O estudo das funções orgânicas através das frutas regionais facilitou sua aprendizagem? ( )Sim ( ) Não; 4) Você gostaria que seu professor de química utilizasse esta metodologia para ensinar? ( )Sim ( ) Não

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário final mostrou os seguintes resultados (em porcentagem) por questão e permitiu fazer algumas análises: 1) 93,75% dos alunos acharam interessante a proposta de ensino, enquanto que apenas 6,25% não achou. Os dados revelam que o tema gerador despertou elevado grau de motivação pelo assunto abordado no decorrer das aulas. Esse aspecto exerce papel importante no processo de ensino-aprendizagem, pois a "autêntica aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está motivado. É a motivação interior do aluno que impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender” (HAYDT, 2006, p.75); 2) 31,25% dos alunos não conseguiram identificar as funções orgâncicas na frutas regionais, enquanto que 68,75% afirmaram que possibilitou o reconhecimento das classes de compostos orgânicos, o que é um bom resultado, pois revela que ocorreu aprendizagem; 3) 18,75% dos alunos afirmaram que as frutas regionais não facilitaram a aprendizagem das funções orgânicas, enquanto que 81,25% disseram ter facilitado o aprendizado do conteúdo. Este último percentual mostra que as frutas regionais contribuiram positivamente para o processo de ensino-aprendizagem, pois através de suas composições químicas (vitaminas, açucares, fibras e outros) permitiram uma abordagem ampla das funções orgânicas enfocando as estruturas e propriedades químicas, os radicais orgânicos, as aplicações no cotidiano etc., mostrando ser um tema eficaz para a aprendizagem de conhecimentos específicos de química; 4) 100% dos alunos aprovaram a utilização das frutas regionais como proposta de ensino, o que reafirma a importância da contextualização no ensino de química a partir temas cotidianos.

CONCLUSÕES: A contextualização do ensino através das frutas regionais despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, motivando-os a participar ativamente da construção de seu conhecimento. Além disso, permitiu o estabelecimento de relações entre os conhecimentos de funções orgânicas com situações reais de vida dos alunos, imprimindo significado ao conteúdo e, consequentemente, tornando o aprendizado efetivo. Assim, é possível afirmar que a utilização de temas geradores para abordagem contextualizada de tópicos do programa de química é uma estratégia metodológica facilitadora da aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: A Deus e aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. ______. Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. GERMANO, Carolina M. et al.. Utilização de Frutas Regionais como Recurso Didático Facilitador na Aprendizagem de Funções Orgânicas. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral e Especial. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001.