TÍTULO: A importância da Implantação dos Cursos de Química no Ensino Técnico Federal: Uma abordagem histórica

AUTORES: Menezes, M.L.O. (IFAL) ; Cerqueira, G.W.S. (IFAL) ; Vasconcelos, P.F.B. (IFAL) ; Araújo, T. (IFAL) ; Lima, D.M. (IFAL) ; Costa, M.C.F.S. (IFAL)

RESUMO: O trabalho a seguir, apresenta aspectos referentes ao desenvolvimento do ensino de química acerca do contexto histórico, político, econômico e social que envolve a implantação do curso de Química no Instituto Federal de Alagoas. Esse estudo foi importante porque contribuiu para que possamos valorizar a importância no decorrer dos anos, e como os cursos de química foram implantados e de que forma vêm sendo desenvolvidos pelo IFAL, e assim visualizar a sua prática docente, o seu preparo profissional e a condução do processo ensino- aprendizagem, ressaltando a importância da realização de outros estudos a partir das reflexões feitas durante a realização desse trabalho.

PALAVRAS CHAVES: Desenvolvimento; Ensino; Química

INTRODUÇÃO: A atividade foi de grande relevância para a formação do licenciando no momento em que nos faz mergulhar na história do curso de química e reconstruir essa história, bem como no momento em que possibilita a vivência juntos aos alunos da educação básica. O trabalho se efetivou a partir de um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, culminando com uma exposição aos alunos do ensino médio. Esse projeto de pesquisa surgiu da necessidade de enquanto acadêmicos da Licenciatura em Química, vivenciarmos um momento de atuação na escola, espaço privilegiado para formação do (futuro) professor, atendendo a exigência acadêmica e de avaliação da Disciplina Projetos Integradores do Ensino de Química III, ofertada no Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas e sob orientação da Profa. Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa e co-orientação da professora Divanir Maria de Lima. Surge tendo como fundamento uma proposta de formação do licenciando com base numa perspectiva interdisciplinar possibilitando aos licenciandos do curso de Licenciatura em Química, a reflexão acerca da real importância da implantação do curso de Química no ensino técnico federal no nosso estado, através do conhecimento de todo o processo histórico a respeito da nossa instituição, o que conseqüentemente levará a compreensão dessa construção histórica aos estudantes do ensino médio integrado. O curso de Química visa a formação de profissionais capacitados a

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado através de um levantamento bibliográfico utilizado como base teórica retirada de livros e artigos publicados em congressos e revistas, e coleta de dados utilizando como instrumento um questionário fechado aplicado aos alunos do 4º ano integrado do curso de química, com a intenção de verificar o nível de conhecimento a respeito do tema abordado na palestra em sala.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este projeto foi realizado por um grupo de quatro alunos do 3º período de licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), constituindo-se numa atividade de cunho qualitativo e tomando como premissa a inserção do discente do curso de licenciatura em química nos espaços escolares o que consolidará a formação do futuro professor atrelando a teoria à prática. Foi realizado através de levantamento bibliográfico, fazendo uso de referências nacionais e locais, disponíveis em livros, revistas científicas e artigos publicados em congressos, e coleta de dados utilizando como instrumento um questionário fechado aplicado aos alunos do 1º período do curso de Licenciatura em química, com a intenção de verificar o nível de conhecimento a respeito do tema abordado na palestra em sala e entrevista realizada com a primeira professora de química do Instituto. O trabalho foi efetivado entre os meses de outubro e dezembro e os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 1º período do curso de Licenciatura em química, ensino superior do IFAL . Finalizada a produção do projeto e a construção dos instrumentos de coleta de dados, procederemos a apresentação dos resultados da pesquisa em forma de seminário aos alunos do 1º período do curso de Licenciatura em química e em seguida, de posse dos resultados do trabalho, (levantamento bibliográfico, a realização do seminário em sala de aula, debates e a aplicação do questionário fechado aos estudantes), o grupo elaborou esse artigo com os resultados de toda a pesquisa.

CONCLUSÕES: O desenvolvimento do Projeto integrador III, possibilitou aos licenciados compreender a importância e principalmente o desenvolvimento que teve o ensino de química no IFAL, respeitando todas as dificuldades obtidas. Pois desta maneira nós que fazemos parte da primeira turma de licenciatura em química do IFAL, compreendemos a força de um trabalho em equipe, que com isso nós proporcionou oportunidades de crescimento intelectual.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BONAN, Irene. Da Escola de Aprendizes ArtÍfices ao Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (1909 – 2009): cem anos de história do ensino profissionalizante em Alagoas. EDUFAL, Maceió, 2010; CHAMBEL, Maria José & CURRAL, Luís. Psicossociologia das Organizações. Lisboa, Texto Editora, 1998; http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/relacionamento_professor_aluno.pdf <acessado em: 21/11/2011 às 23:14>; TEXEIRA, M. C. O Direito à Educação nas Constituições Brasileiras. Artigo. Abr. 2008; VIEIRA, Sofia Lerche. A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 88, n. 219, p. 291- 309, maio/ago, 2007. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_qu%C3%ADmicaqumica-surgiu.html Química geral 1- química na abordagem do cotidiano. Ed. Moderna. Francisco miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto.