TÍTULO: A função da contextualização no ensino de química

AUTORES: Watanabe, L.A. (UFPA) ; Watanabe, L.A. (UFPA)

RESUMO: A formação de um pensamento químico resultante de uma aprendizagem significativa tem sido um desafio dos educadores em química, uma vez que o ensino da disciplina tem se caracterizado pela falta de contextualização dos seus conhecimentos. Com base nessa constatação, o presente trabalho tem por objetivo entender a função da contextualização no ensino-aprendizagem de química. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica em artigos científicos, dissertações, monografias e documentos oficiais sobre o tema em questão. Os resultados revelam que a contextualização dos conteúdos de química contribui para aprendizagem significativa de conhecimentos químicos, o que reafirma sua importância no processo de ensino.

PALAVRAS CHAVES: conteúdos de química; contextualização; aprendizagem significativ

INTRODUÇÃO: A Ciência Química contribui para o desenvolvimento tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essa constatação é verdadeira, sendo a Química uma disciplina integrante e obrigatória da base nacional comum do currículo do ensino médio. Entretanto, a formação de um pensamento químico, resultante de uma aprendizagem significativa, tornou-se um desafio para educadores de nosso país (OLIVEIRA, 2005). Brasil (1999, p. 64) descreve de forma sucinta a atual situação do ensino de química no seguinte trecho: “[...], no Brasil, a abordagem da Química escolar continua praticamente a mesma. Embora às vezes ‘maquiada’ com uma aparência de modernidade, a essência permanece a mesma, priorizando-se informações desligadas da realidade vividas pelos alunos e pelos professores”. Através do trecho anterior, verifica-se que o ensino de química tem sido desenvolvido sem a contextualização de seus conhecimentos, o que não proporciona uma aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da contextualização no processo de ensino-aprendizagem de Química. Segundo Brasil (1999; 2002; 2006), a Química pode ser contextualizada através de temas presentes nas vivências dos alunos, nos fatos do dia a dia, na mídia, na tradição cultural etc. para se construir e reconstruir conhecimentos químicos significativos. Considerando que contextualizar os conteúdos de química é de fundamental importância para facilitação da aprendizagem, é necessária a produção de trabalhos que tratem dessa questão, pois a temática está distante da prática de ensino de muitos professores de ensinos fundamental e médio, às vezes por falta de conhecimento ou de um melhor esclarecimento a respeito de tal (OLIVEIRA 2005; SILVA, 2007).

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica. Para coleta de informações utilizou-se 03 documentos oficiais que norteiam a educação brasileira, são eles: PCNEM (1999), PCN+ (2002) e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – OCNEM (2006); 01 artigo científico, que foi: “Contextualizando aprendizagens em química na formação escolar”; 01 monografia de especialização:” Contextualização e Transversalidade: conceitos em debate”; e 02 dissertações de mestrado, que são: “A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem” e “Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores”. Estas obras abordam sobre a função da contextualização no ensino de química. Após levantamento desses materiais bibliográficos na literatura, realizaram-se para cada um, os seguintes procedimentos de pesquisa: leitura, análise crítica de conteúdo e fichamentos, para seleção de informações mais relevantes para se atingir o objetivo do presente trabalho. Com todas as informações necessárias disponíveis produziu-se o texto do presente trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A contextualização do conhecimento está em alta na educação atual, assim como está presente na maioria das escolas, sendo utilizada como uma das maiores ferramentas para um ensino melhor. De acordo com Oliveira (2005), a contextualização tem por finalidade promover inter-relações entre os conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia a dia dos alunos, imprimindo significados aos conteúdos, fazendo com que os alunos aprendam efetivamente. Associada a essa questão, Silva (2003, p. 26) afirma que “contextualizar seria problematizar, investigar e interpretar situações/fatos significativos para os alunos de forma que os conhecimentos químicos auxiliassem na compreensão e resolução dos problemas”. Para Lobato (2005), a contextualização é um recurso motivador para aprendizagem, pois a utilização de situações que permitem os educandos se identificarem com o conhecimento científico, possibilita maior interação dos mesmos em sala de aula, uma vez que estes veem ligação com a vida. Assim, a contextualização é vista como uma estratégia motivadora da aprendizagem, sendo “[...] uma boa possibilidade de dinamizar o ensino, envolvendo mais os alunos com o conhecimento científico, mas inserido no seu mundo de vida” (LOBATO, 2005, p. 11). A contextualização pode ser desenvolvida através de temas de ensino, pois estes permitem o estabelecimento de relações entre os conhecimentos científico e cotidiano do aluno, o que sem dúvida pode facilitar a aprendizagem de conteúdos. Assim,pode-se afirmar que a contextualização motiva e desperta a curiosidade dos alunos, além de permitir a atribuição de significados aos conteúdos, pois através dela o aluno reconhece a ciência em sua vida, tornando-se um sujeito ativo na construção de seu conhecimento.

CONCLUSÕES: Diante do exposto, a contextualização no ensino de química contribui para a aprendizagem significativa de conteúdos. Isso ocorre por que esta proporciona o estabelecimento de inter-relações entre os conhecimentos escolares e os acontecimentos cotidianos da vida do aluno, em outras palavras, permite a aproximação das vivências dos educandos com a teoria aplicada, tornando mais eficaz a compreensão e, consequentemente, o aprendizado dos assuntos estudados. Além disso, a contextualização permite ao aluno participar ativamente da construção do conhecimento químico.

AGRADECIMENTOS: A DEUS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. ______. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+)- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2012. ______. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2012. LOBATO, Anderson Cezar. Contextualização e Transversalidade: conceitos em debate. 32 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática). UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Março de 2005. Disponível em:<http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2007/10/anderson-cesar-mono.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2012. OLIVEIRA, Ana Maria Cardoso de. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem, 2005. 120 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. SILVA, Rejane Maria Ghisolfida. Contextualizando aprendizagens em química na formação escolar. Química Nova na Escola, n. 18, p. 26 - 30, novembro de 2003. SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores, 2007. 144 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.