TÍTULO: TESTE DE POLARIDADE: UM EXPERIMENTO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS

AUTORES: Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI) ; Silva, F.I. (UFPI) ; Câmara, O.C. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Paiva, G.M.S. (UFPI) ; Mendes, H.C. (UFPI) ; Silva, M.C. (UFPI) ; Ferreira, K.C. (UFPI)

RESUMO: O fato de a química muitas vezes apresenta-se com definições complexas leva muitos estudantes se limitarem a memorizar conceitos e fórmulas trazidas pelos livros didáticos. A apresentação de experimentações em sala de aula visa auxiliar o desempenho cognitivo dos alunos. Desta forma a construção de experimentos através de materiais reciclados pode facilitar a compreensão dos alunos a respeito do conteúdo de polaridade. Assim foram feitos experimentos com dois compostos, água e querosene, para verificar suas propriedades e aspectos sobre suas propriedades químicas polares acerca de ligações químicas.

PALAVRAS CHAVES: reciclagem; experimentação; sala de aula

INTRODUÇÃO: A atividade experimental muitas vezes é deixada de lado pelo professor de química, mesmo sabendo que é um método que sempre foi utilizado pelos cientistas para a comprovação e aceitação de suas teorias e que jamais ficou esquecida. Há séculos, Aristóteles já defendia a experiência quando afirmava que “quem possua a noção sem a experiência, e conheça o universal ignorando o particular nele contido, enganar-se-á muitas vezes no tratamento” (In: GIORDAN, 1999, p.43). Filósofos gregos como Aristóteles influenciaram e repercutiram por toda a Idade Média sobre o entendimento e consequentemente a explicação de vários fenômenos ocorridos na natureza. Naquela época, já era reconhecido à importância da experimentação, e seu papel como fonte necessária para se atingir um conhecimento universal (GIORDAN, 1999). Esse método tem também a função básica de atividade experimental e de ilustração de tópicos trabalhados em sala de aula. Geralmente, ocorre na própria sala de aula e tem ocupado uma grande aceitação no ambiente escolar, para uma melhor aprendizagem e tem por objetivo despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema trabalhado em sala. Quanto a esse aspecto segundo Dewey (2012, p.3) O uso de materiais recicláveis em experimentos coloca em pauta a consciência acerca do cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Podemos analisar a polaridade de substâncias conhecendo a polaridade de outros materiais e a solubilidade dos mesmos. Geralmente, em condições ambiente, substâncias polares dissolvem-se em solventes polares, pois a semelhança das interações é um fator determinante.

MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi realizado com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública. Teste de polaridade utilizando polipropileno (régua plástica) e Elastômeros (Balão de aniversario). Experimentos para comprova que ele apresentava aspectos sobre sua polaridade através de métodos simples, mas com grande eficácia. Dois balões foram fixados em dois suportes universal, pela garra, deixando sua extremidade inferior cerca de 20 cm da bancada. Sob cada balão foi colocado um béquer feito de garrafa pet. No primeiro balão foi colocada água e no segundo querosene. Os balões não ficaram completamente cheios para não correr o risco de estourar principalmente no instante que forem furados. Os balões tiveram seus fundos furados por um alfinete, lentamente de modo a formar um delgado filete de água e querosene, sendo recolhidos pelos béqueres. Rapidamente a régua plástica foi atritada no papel para e que ela fosse eletrizada e em seguida foi colocada próximo ao filete que se formava nos balões, e dependendo da substância nos balões foram observados resultados diferentes. Assim, por fricção de um objeto de plástico (uma régua, nesse caso) com o papel, parte dos elétrons do plástico desloca-se para a superfície do objeto, ficando assim, a mesma com excesso de elétrons. Após o experimento foram distribuídos aos alunos questionários referentes ao mesmo. Um questionário abordando vários conceitos observáveis no experimento, tais como polaridade, forças intermoleculares, eletrização e solubilidade, foi aplicado na sala loga após a realização da parte experimental.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas dos alunos aos questionários foram bem interessantes. Em geral, quando dois objetos são postos em contato, pode ocorrer entre eles transferência de elétrons, havendo materiais com maior tendência a ganhar elétrons e outros com tendência a perdê-los. foi discutido pelos alunos que na água assim como em moléculas polares ocorre uma atração (sofrem um desvio) em direção ao objeto eletrizado, devido aos seus dipolos elétricos, enquanto moléculas apolares (por exemplo, querosene que é uma combinação complexa de hidrocarbonetos alifáticos, naftênicos e aromáticos) em geral não são atraídas, pois estas não possuem polos elétricos.A execução do experimento na escola foi repetida e explicada de maneira plausível, de modo a despertar interesse nos alunos. Os questionários forma preenchidos de maneira completa, visto que a parte experimental foi totalmente realizada pelos alunos. Através das respostas apresentadas pelos alunos aos questionários foi possível observar o entendimentos dos conceitos abordados de maneira clara.

CONCLUSÕES: Pela análise dos questionários pode-se concluir que os alunos absorveram de maneira satisfatória os conceitos de polaridade tendo em vista a atração eletrostática e a eletrização por atrito. o experimento mostrou-se eficiente pela facilidade de acesso aos materiais e facilidade de execução. os resultados foram condizentes com a literatura.

AGRADECIMENTOS: Unidade Escolar Des. Vidal de Freitas

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