TÍTULO: QUÍMICA DE COLÓIDES NOS LIVROS DO PNLD

AUTORES: Alencar, H.A.C. (UFPI) ; Nascimento, T.L.A.B. (UFPI) ; Moita Neto, J.M. (UFPI)

RESUMO: A química de colóides compreende fenômenos e transformações de materiais que relacionam-se com uma faixa específica de dimensão. São diversos os processos químicos para os quais o conhecimento de química coloidal é indispensável. O objetivo deste trabalho foi verificar a abordagem do conteúdo dispersões coloidais e/ou colóides nos livros de química selecionados para uso no triênio 2012-2014 pelo PNLD. Dos cinco livros que passaram no processo de avaliação, apenas dois tratam sobre colóides. Estes abordam o tema de forma que os alunos que não seguirão carreira em Química estarão aptos a julgar acontecimentos do cotidiano. Àqueles que desejam seguir os estudos na área de Química, o assunto abordado é um pouco limitado.

PALAVRAS CHAVES: Colóides; Livro didático; PNLD

INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia, da escola; e tomar decisões autonomamente. Para muitos profissionais, o ensino médio será o seu último contato com a química, sendo necessário um bom aprendizado de conceitos relacionados ao cotidiano, para que sejam capazes de observar e compreender os fenômenos que estão ocorrendo. Para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em ciclos trienais alternados. Em 2011, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, lançou o Guia de Livros Didáticos PNLD/2012 a fim de auxiliar o professor da educação básica a escolher o livro didático que o acompanhará nos três anos posteriores à publicação do mesmo. Para a disciplina Química cinco (05) obras atenderam a todos os requisitos do processo de seleção do livro (Tabela 1). Tendo em vista que a química de colóides é um tema que está muito presente em acontecimentos do dia a dia, o objetivo deste trabalho foi verificar a abordagem do conteúdo dispersões coloidais e/ou colóides nos livros didáticos selecionados para uso no triênio 2012-2014. A química de colóides compreende fenômenos e transformações de materiais que relacionam-se com uma faixa específica de dimensão. São diversos os processos químicos e as atividades industriais para as quais o conhecimento de química coloidal é indispensável: flotação de minérios, tintas e vernizes, indústria de alimentos, indústria de cuidados pessoais, etc.

MATERIAL E MÉTODOS: Os livros didáticos objeto-alvo da pesquisa foram aqueles selecionados em 2011 (Tabela 1): Química na abordagem do cotidiano (Peruzzo e Canto, 2006); Química, 2: ensino médio (Mortimer e Machado, 2010); Química 2º Ano: ensino médio (Lisboa, 2010); Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia (Fonseca, 2010) e Química Cidadã: reações químicas, seus aspectos dinâmicos e energéticos; água e energia (Santos e Mol, 2010), onde foram organizados, respectivamente, como A, B, C, D e E. Verificou-se conceitos, exemplos, classificação, contextualização e interdisciplinaridade do assunto. Levou-se em conta ainda, figuras, fotos, tabelas e propostas de experimentos sobre o tema colóides.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 2 apresenta os conteúdos encontrados no sumário das publicações pesquisadas, relativo a área de físico-química onde se insere o assunto de colóides. Os livros C e E são as duas publicações que apresentam o conteúdo sobre colóides. O primeiro faz a diferenciação entre colóides, suspensões e soluções e o segundo entre colóides, agregados e soluções. Nos textos os autores fazem, com clareza, a classificação de cada dispersão anteriormente citada de acordo com o tamanho das partículas. Classificam ainda as dispersões coloidais quanto a afinidade por água: hidrófilos e hidrófobos. Apresentam tabela de classificação de acordo com a fase dispersa e o meio de dispersão (emulsão, espuma, sol, gel, etc). A contextualização dos livros C e E é apresentada por meio de figuras mostrando fumaça saindo de escapamento de veículos, o fenômeno de neblina, produtos de limpeza, leite, tintas, gelatina, creme dental, loção hidratante; e por meio de exemplos como sangue, maionese, espuma de sabão, tinta, isopor, poeira, manteiga, desodorante, entre outros. É proposto no capítulo atividade experimental sobre o efeito Tyndall utilizando materiais de baixo custo, que pode ser facilmente realizado em sala de aula. A importância relativa de colóides frente a outros assuntos do mesmo capítulo é reduzido quando se considera a quantidade de texto/figura usado para descrevê- lo. Do ponto de vista didático, o assunto é bem explicado, contudo não é explorada a vertente interdisciplinar que o tema comporta. Um diferencial dos sistemas coloidais, por conta da dimensão, são as propriedades cinéticas e ópticas que foi pouco explorado na maioria dos textos, apenas o efeito Tyndall foi o que ganhou maior destaque. A desestabilização de sistemas coloidais com grande aplicação prática foi negligenciada.









CONCLUSÕES: O processo de avaliação de livros é uma importante ferramenta na escolha de livros que atendam às necessidades dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Entretanto, algumas obras ainda não abordam um tema importante como Colóides, caso do livro de maior distribuição para uso no triênio 2012-2014 (Tabela 1). Considerando as publicações que tratam sobre colóides, estas são satisfatórias àqueles que não seguirão carreira em Química, estando aptos a julgar com fundamentos acontecimentos do cotidiano. Àqueles que desejam seguir os estudos na área de Química, o assunto abordado é um pouco limitado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2000. FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Livro didático. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-livro-didatico>. Acesso em: 03 de maio de 2012. GUIA DE LIVOS DIDÁTICOS. PNLD 2012: Química. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011. LISBOA, J. C. F. (org.). Química, 2º ano: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2010. MORTIMER, E. F. e MACHADO, A. H. Química, 2: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2010. PERUZZO, F. M. e CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. SANTOS, W. L. P. e MOL, G. S. (coords.). Química Cidadã: reações químicas, seus aspectos dinâmicos e energéticos; água e energia. v. 2. 1 ed. São Paulo: Nova Geração, 2010.