TÍTULO: DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA LESTE DE TERESINA.

AUTORES: Sucupira, A.C.C. (UFPI) ; Melo, C.H.S. (UFPI)

RESUMO: Este estudo tem por finalidade discutir as dificuldades que professores de química da rede estadual de Teresina-PI encontram ao ministrar conteúdos da disciplina de química nos níveis fundamental e médio, dificultando o processo ensino aprendizagem da química e seus respectivos procedimentos na busca de desenvolver um processo ensino-aprendizagem significativo dos alunos. A coleta de dado foi realizada através de uma entrevista com os docentes sendo encontrado que as maiores dificuldades encontrada para ensinar Química se referem à falta de recursos e incentivo ao docente.

PALAVRAS CHAVES: Química; ensino-aprendizagem; procedimentos de ensino

INTRODUÇÃO: O aprendizado da química requer o envolvimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático- pedagógica (BERNARDELLI, 2004). O estudo da química pode possibilitar ao educando uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizá-lo no cotidiano (CARDOSO & COLINVAUX, 2000). Os procedimentos de ensino são as ações do professor e do aluno, no processo ensino-aprendizagem. São os “que fazer” pedagógicos, no sentido de provocar, estimular, desencadear a ação do aluno no processo de construção do conhecimento. (CARLINI & SCARPATO). Os procedimentos de ensino devem, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, etc.”. (HAYDT, 2000). O professor ao planejar o ensino antecipa, de forma organizada, todas as etapas do processo escolar. Cuidadosamente, identificar os objetivos que se pretende atingir, indica os conteúdos que serão desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizara como estratégia de ação e prevê, quais instrumentos que empregara para avaliar os processo dos alunos (HAYDT, 2000). Dessa forma, neste trabalho, busca-se, sistematicamente, compreender os fatores que dificultam o processo ensino- aprendizagem de Química, nas unidades públicas de ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado no mês de Junho de 2011 com quatro professores que ministram aulas da disciplina de química no ensino básico das Unidades Escolares Joca Vieira e Anna Bernades em forma de entrevista, sequenciadas em etapas. Na primeira etapa tem-se a elaboração de perguntas relacionadas ao ensino- aprendizagem dos alunos, buscando a identificação das dificuldades na aprendizagem significativa na disciplina de química; A segunda etapa será a aplicação das perguntas em forma de entrevista, e por fim a ultima etapa busca-se metodologias para suprir as dificuldades no ensino da disciplina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na visão geral dos professores os métodos utilizados para superar as dificuldades no ensino de química minimizam os problemas, mas não os solucionam. De acordo com os docentes a taxa de aprendizado é maior, com a utilização dos vários procedimentos didáticos, visto que aproxima o aluno da disciplina, a utilização apenas de uma metodologia deixa a aula muito rotineira, desmotivando o aluno. Além destas abordagens tem-se que três dos quatro professores entrevistados, relataram que a coordenação politico-pedagogo do colégio não esta a par das dificuldades encontradas em sala de aula, ou seja, condições básicas para o desenvolvimento das suas atividades, demostrada na tabela 01. Para superar esses obstáculos, na busca de um ensino-aprendizagem significativo, os professores diversificam suas aulas com metodologias para motivar os alunos para o estudo da disciplina de acordo com a tabela 02. Além destes tópicos, a utilização de mapas conceituais na organização de ideias e conceitos dos alunos atua como uma recente metodologia são diagramas hierárquicos indicando os conceitos e as relações entre esses conceitos, os mapas conceituais ajudam os indivíduos aprender a aprender e a aprender sobre a natureza da produção/construção do conhecimento (MOREIRA; BUCHWEITZ, 1993). Os docentes relatam que os procedimentos, auxiliam no processo ensino- aprendizagem da química, mas devido à carga horária reduzida, nem sempre se pode estar diversificando as aulas, dessa forma as metodologias não soluciona por definitivo as dificuldades encontradas na educação, no entanto os êxitos alcançados pelo docente para atrair a atenção do aluno para determinado conteúdo elevam a sua autoestima por apresentarem um ensino aprendizagem significativa além de oferecer uma qualidade de ensino para os alunos.

Tabela 01



Tabela 02



CONCLUSÕES: Através desta pesquisa pode-se concluir que as dificuldades encontradas pelos docentes têm interferido no processo ensino-aprendizagem de química dos alunos sendo a falta de recursos leva a depreciação dos alunos pela disciplina. Em contrapartida, as metodologias utilizadas minimizam as dificuldades tornando possível o acumulo de informações uteis que auxiliando os professores em suas praticas pedagógicas, na busca de um ensino eficaz.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar- um procedimento alternativo para ensinar Química. In:Convenção Brasil Latino América, Congresso brasileiro e encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. Foz do Iguaçu. Anais... Centro Reichiano, 2004. CD. Rom. CARDOSO, S. P; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Revista Química Nova, 23 (2), 2000. pp. 401-404. CARLINI, A.L. E Agora Preparar a aula... In: SCARPATO, M. (Org). OS procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. HAYDT, Regina Célia cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática.2000. MOREIRA, M. A. e BUCHWEITZ, B. (1993). Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceptuais e o vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas