TÍTULO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO ENFOCANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

AUTORES: Pereira, S.K.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; da Silva, R.L.G.N.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; Nunes, V.D.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI)

RESUMO: Analisou-se dois livros de Química do 1ª ano do Ensino Médio enfocando a temática Educação Ambiental. Objetivando analisar questões relacionadas às temáticas, a abordagem da educação ambiental em boxes ilustrativos e a verificação de exercícios/atividades envolvendo o tema proposto. Foi feita uma análise comparativa dos dois livros. Cada livro aborda a educação ambiental de uma forma bem semelhante, demonstrando clareza para o entendimento dos alunos, numa variedade de temas ambientais na forma de boxes ilustrativos, imagens trazendo esquemas, gráficos e fórmulas, tais como a energia e o meio ambiente, a reciclagem, o efeito estufa, o ciclo da água, a chuva ácida, a camada de ozônio, entre outros temas relacionados à educação ambiental, além de exercícios com questões abordando cada tema.

PALAVRAS CHAVES: Livros didáticos; Temas ambientais; Educação ambiental

INTRODUÇÃO: A partir de 1999 foi sancionada a Lei 9.795, onde o Art 2° diz que a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todas as modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal (Política Nacional de Educação Ambiental, 1999). De acordo com os PCNs, a Educação Ambiental deve ser um processo contínuo em que os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente, adquirindo conhecimentos, valores e habilidades a fim de se tornarem aptos a agir individualmente e coletivamente na resolução dos problemas ambientais presentes e futuros. Para tanto, será necessário que a escola proporcione um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que pretende que seus alunos aprendam, a fim de que possam, de fato, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente (PCNs, 1997). A Educação Ambiental se constituiu com base em propostas educativas oriundas de concepções teóricas e matrizes ideológicas distintas, sendo reconhecida como de inegável relevância para a construção de uma perspectiva ambientalista de sociedade (LOUREIRO, 2008).Atualmente o livro didático é o recurso mais utilizado no ensino de Química, pois é de grande importância na instrumentalização dos alunos, envolvendo os conhecimentos de Química necessários para o entendimento dos temas ambientais abordados. Portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar dois livros didáticos selecionados aleatoriamente de Química do 1° ano do ensino médio enfocando a temática educação ambiental, como é abordada a educação ambiental em boxes ilustrativos e também verificar se os livros propõem atividades envolvendo educação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Os livros didáticos analisados foram: 1- Química Geral -USBERCO; SALVADOR, vol. 1, 2009 (A) e 2- Química Geral - FELTRE, R, vol.1, 2004 (B). Para análise dos livros foram adotados os seguintes critérios: a) Boxes ilustrativos enfocando a temática ambiental; b) Quais os principais temas relacionados; c) Existem exercícios/atividades com habilidades de interpretação da temática ambiental discutida. Para o cumprimento desta análise foi feito um tratamento quantitativo comparando os resultados entre os dois livros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se no gráfico 1 que os resultados apresentados são bastante próximos entre os livros didáticos A e B. Sendo que a análise foi feita por meio da quantidade de capítulos, no caso 7 em cada livro A e B. E depois fez-se um cálculo de porcentagem com a quantidade de temas, boxes ilustrativos e exercícios dentro desses capítulos que abordam a temática educação ambiental. Comparando o livro A e B notamos que a diferença entre os temas relacionados á educação ambiental e os boxes ilustrativos é muito pequena, pois cada livro possui praticamente a mesma abordagem, exibindo juntamente com os temas, gráficos, fórmulas ou imagens esquematizadas para facilitar o entendimento dos alunos. Percebemos que a única diferença foi na análise dos exercícios, onde no livro A possui mais questões relacionadas á educação ambiental do que no livro B. Trazendo uma variedade de questionamentos para que os alunos possam responder conforme os temas abordados. Portanto, essas práticas promovem uma maior interação dos alunos com as questões ambientais, contemplando o conhecimento químico como aliado para essa interação.

Análise de livros didáticos A e B abordando a Educação Ambiental.

O gráfico 1 indica os resultados comparativos bastante semelhantes e satisfatórios entre os livros didáticos A e B enfocando a Educação Ambiental.

CONCLUSÕES: A partir dos livros (A) e (B) analisados aleatoriamente, verificamos que eles possuem resultados bastante semelhantes envolvendo a Educação Ambiental, através de temas ambientais na forma de boxes ilustrativos, sendo abordados através de imagens, esquemas, gráficos e fórmulas, tais como energia e meio ambiente, ciclo da água, reciclagem, chuva ácida, efeito estufa, inversão térmica, camada de ozônio entre outros temas relacionados e exercícios que abordam a educação ambiental se referenciando a cada tema, fazendo com que os alunos tenham um conhecimento mais amplo sobre a Educação Ambiental.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Profª. Drª. Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva pela orientação deste trabalho e a Universidade Federal do Piauí.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº. 9.795 de 27 de Abril de 1999. Brasília: 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente/Saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997. FELTRE, Ricardo. Química Geral. 6°. ed. vol.1. São Paulo: Moderna, 2004. LOUREIRO, C. F. TV Escola/Salto para o futuro. Educação Ambiental no Brasil: proposta pedagógica. Secretaria de Educação a Distância, MEC. Rio de Janeiro: 2008. USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química: Química Geral. 14º ed. v. 1. São Paulo: Saraiva, 2009.