TÍTULO: AULAS DE REFORÇO DE QUÍMICA UTILIZANDO ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS

AUTORES: Rocha, G.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU) ; Bezerra, A.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU)

RESUMO: A aplicação de atividades lúdicas e experimentais em sala de aula tem se mostrado uma forma eficiente de motivação dos alunos ao interesse pela ciência, conforme artigos publicados. Sendo a Físico-química uma área da Química considerada de difícil compreensão, pois exige conhecimento matemático, capacidade de abstração e raciocínio, é interessante que os professores planejem e executem técnicas de ensino que incentivem os alunos ao conhecimento dos conteúdos relacionados. A presente pesquisa teve como objetivo colaborar com os professores da escola de ensino médio, elaborando e aplicando técnicas de ensino diferenciadas, jogos e experimentos com material de baixo custo, envolvendo o assunto da físico-química, abordados no 2o ano do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Atividades ludicas; ensino; experimentos

INTRODUÇÃO: Várias técnicas de ensino são utilizadas para se tentar obter um melhor rendimento dos alunos em sala de aula. Dentre estas podemos citar as atividades lúdicas e experimentais, atividades estas consideradas prazerosas no processo de aprendizagem. Sendo a Química uma ciência experimental é importante que os alunos realizem experimentos no laboratório, ou na própria sala de aula utilizando-se de materiais de fácil acesso. As atividades lúdicas também são importantes, pois desenvolve o caráter social, participativo, gerando motivação para o aprendizado. Segundo Kishimoto (1996 apud SOARES, 2004), o jogo educativo tem duas funções: a primeira é a função lúdica, propiciando diversão e o prazer quando escolhido voluntariamente; a segunda é a função educativa, ensinando qualquer coisa que complete o individuo em seu saber e sua compreensão de mundo. Vera (2006) também relata que os jogos estão amplamente disseminados em todas as culturas, e isso acontece por serem prazerosos e se adaptarem as diversas fases do desenvolvimento humano, promovendo aprendizagem. A proposta deste trabalho surgiu no sentido de colaborar com o ensino da físico- química, ajudando os alunos na construção do conhecimento através da aplicação de atividades lúdicas e experimentais.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho seguiu os seguintes passos: inicialmente foram coletados livros, artigos, etc, baseados no conteúdo da físico-química abordado no 2o ano do ensino médio, logo após foram elaboradas e organizadas as atividades lúdicas que seriam aplicadas em sala. Foram adaptados alguns jogos já conhecidos com o assunto em questão. Também foram coletados os materiais de baixo custo que seriam utilizados nas aulas experimentais. A etapa seguinte foi à aplicação destas atividades, onde os alunos deveriam montar os experimentos e discutir a teoria relacionada a cada experimento, assim como estudar a teoria utilizando o lúdico, tais como jogos, tirinhas, cruzadas e caça-palavras. A etapa final da metodologia foi à aplicação de um questionário, onde a intenção era saber da satisfação e rendimento dos alunos após a aplicação destas técnicas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A cada encontro notou-se o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades propostas, alguns sentiam dificuldade em realizar as atividades, o que já era esperado, pois não tinham costume em participar do processo de ensino, mas aos poucos iam se adaptando. Para executar as propostas solicitadas era necessário o conhecimento dos conteúdos, como a dificuldade no aprendizado da físico-química é observada com frequência nas escolas, muitas vezes era solicitado dos alunos pesquisa em livros para que o assunto pudesse ser melhor compreendido. Todos responderam as etapas dos jogos, das dinâmicas, paródias e experimentos de forma positiva, sempre questionando os assuntos e solicitando explicações para as dúvidas que surgiam. As atividades despertaram a curiosidade dos alunos e o interesse em participar do processo de ensino e aprendizagem, como sugere as respostas ao questionário aplicado. Segundo eles, as atividades ajudam a assimilar melhor os conteúdos, facilitando o aprendizado. A atividade que eles mais gostaram foi o boliche (50%), seguido do jogo da roleta química (20%) e dos experimentos (20%). Vale salientar que eles também afirmaram que todas as atividades foram motivadoras.

CONCLUSÕES: As atividades aplicadas foram bastante motivadoras, todos aos alunos participaram de forma efetiva e o conhecimento adquirido foi crescendo a cada encontro. Estas técnicas de ensino mostraram ser eficientes, proporcionando satisfação não só para os alunos, mas também para os professores que perceberam a diferença no rendimento dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pela vida e pelas as experiências vividas e agradecer a professora Ângela pela oportunidade e pela confiança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1996. VERA R.K.S. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. Tese de mestrado, Porto Alegre, 2006.