TÍTULO: QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS PERNAMBUCANAS DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA - A PESQUISA COMO EIXO NORTEADOR DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

AUTORES: Sá, K.D.M. (IF SERTAO PE) ; Barbosa, E.J.R. (IF SERTAO PE) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTAO PE) ; Augusto Filha, V.L.S. (IF SERTAO PE) ; Lial, D.S. (IF SERTAO PE) ; Silva, J.S. (IF SERTAO PE) ; Santos, J.C.S. (IF SERTAO PE) ; Melo Filho, A.J. (IF SERTAO PE) ; Silva, H.E.O. (IF SERTAO PE) ; Barbosa, D.M.N. (IF SERTAO PE) ; Souza, M.J.S. (IF SERTAO PE)

RESUMO: O Projeto “Química nas escolas estaduais pernambucanas da microrregião de Itaparica – A pesquisa como eixo norteador do processo de ensino/aprendizagem”, teve como premissa a investigação sobre a formação de professores que lecionam Química na Microrregião de Itaparica, e como são vivenciadas as aulas com os alunos, visando um trabalho de intervenção na realidade cotidiana através do desenvolvimento e criação de materiais e experiências elaboradas e vivenciadas pelos alunos do curso de licenciatura em Química do IF SERTÃO , conforme supervisão e orientação das professoras do projeto. Este trabalho é de suma importância para construção de um novo olhar no que diz respeito à questão das aulas de Química na escola, que será entendida como espaço privilegiado de formação.

PALAVRAS CHAVES: Prática Pedagógica; Química; Experiências

INTRODUÇÃO: Estamos vivenciando uma das maiores crises na educação no mundo. A cada dia inventam-se métodos, reformulam-se paradigmas, descobrem-se curas de doenças que assolavam a população mundial por décadas e apesar de todos os esforços não se tem investido numa das instituições mais importante para transformação da vida humana: a escola. As reformulações propostas na estrutura e nos objetivos da educação básica têm consequências importantes sobre a necessidade de repensar a formação inicial de professores. O aprendizado de Química no ensino médio deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas (BRASIL, 2002, p.87).). Conhecer, analisar, refletir sobre as práticas pedagógicas cotidianas realizadas na disciplina Química nas escolas Estaduais da Microrregião de Itaparica visando resignificação dessa prática a partir do desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos qualitativos é um ponto importantíssimo para a formação de pessoas com consciência de cidadania planetária. O estudo visou identificar os problemas utilizados no ensino de química, o público alvo, as atividades utilizadas na resolução dos mesmos, assim como a avaliação sobre o uso da estratégia na aprendizagem dos alunos da educação básica e qual a contribuição para a formação docente. Conforme a pesquisa de campo foi descoberto a separação entre teoria e prática e o anseio dos alunos por vivenciar as aulas de química através de experiências.

MATERIAL E MÉTODOS: Para execução do Projeto Química nas escolas estaduais pernambucanas da microrregião de Itaparica – A pesquisa como eixo norteador do processo de ensino/aprendizagem, foram definidas etapas, como visitas as escolas, entrevistas com docentes e discentes, análise de dados e desenvolvimento de experiências nas escolas, dentre outras. A metodologia usada neste estudo foi de natureza qualitativa e quantitativa, do tipo análise documental e realização de entrevista para traçarmos o perfil do público alvo e ainda a elaboração e a aplicação de algumas experiências relacionadas aos conteúdos programáticos de cada turma participante do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a realização do projeto constatou-se a necessidade de resignificar o ensino de química na região. A defasagem encontrada em relação à referida disciplina está diretamente ligada ao fato de que, de todas as cidades visitadas apenas em uma há um docente Técnico em Química. Os docentes revelaram em suas entrevistas muitas dificuldades e falta de formação continuada na área. Após coletarmos todas as amostras, a partir dos dados do questionário aplicado aos alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, pode-se realizar estimativas percentuais, de acordo com algumas respostas dadas pelos mesmos: 1) Na escola que você estuda tem laboratório? Sim (65%), Não (35%). 2) Para que serve a química que você esta aprendendo? Para nada (35%), Para passar no vestibular (40%), Para vida (25%). 3) Como você gostaria que fossem as aulas de química? Com experiências (100%). Os alunos das escolas revelaram em suas respostas o anseio por aulas práticas para que entendessem melhor a disciplina. Diante das respostas, foram desenvolvidas, pelos alunos de licenciatura em Química do IF Sertão, as seguintes experiências práticas: a caixa mágica, o candelabro mágico, o bafo do dragão, a mensagem secreta e lançamento de foguetes (fotos 1 e 2), estas atividades contemplaram os conteúdos de: Densidade, Gases, Reações Químicas, Indicadores ácido-bases e Medidas de Segurança para realização de experimentos químicos. Tais experiências foram realizadas com intuito de mostrar aos discentes e docentes, que o ensino de química associado a atividades lúdicas e interativas, pode propiciar uma aprendizagem duradoura e significativa. Durante a realização das atividades o público demonstrou entusiasmo e euforia, solicitando o retorno do grupo, com novas demonstrações.

Lançamento de foguete

A foto mostra o lançamento de um protótipo de foguete feito a partir de materiais recicláveis , subindo aprox.30 m ,na Escola João Batista, Tacaratu

Público que assistiram o lançamento do foguete

A foto mostra uma parte do público que presenciou o lançamento do foguete, que foi um sucesso.

CONCLUSÕES: Conseguimos com o projeto traçar um perfil relacionado a disciplina Química na região, pois estudos desta natureza , eram escassos.Os resultados obtidos no desenvolvimento deste projeto foram de grande valia tanto para os nossos alunos licenciandos de Química, bem como para os alunos e professores das escolas participantes.Acreditamos que contribuímos para a formação de um novo olhar em relação a química nos alunos e professores que fazem o IF Sertão e nas escolas estaduais da Microrregião de Itaparica.

AGRADECIMENTOS: A Deus, aos alunos de Licenciatura em Química 2009 e 2010, que se empenharam, brilhantemente, e as escolas participantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação (MEC) - Secretaria de Educação Média e tecnologia (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000. BRASIL. Ministério da Educação (MEC) - Secretaria de Educação Média e tecnologia (Semtec). PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.