TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA FORMA DE SE APRENDER BRINCANDO TERMOQUÍMICA.

AUTORES: Silva, I. (UESPI) ; Costa, A. (UFPI) ; Araújo, M. (UESPI) ; Oliveira, V. (UESPI)

RESUMO: Aplicou-se um jogo didático para alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio pertencente à rede pública estadual de ensino e para os discentes do primeiro bloco do curso de licenciatura plena em química da Universidade Estadual do Piauí. Este jogo mostrou ser uma alternativa viável dentro da sala de aula. Porque além de aprender brincando, dá ao aluno a oportunidade de perceber que a química está muito mais presente do que ele imagina, tornando-se um instrumento de aprendizagem que favorece a aquisição do conhecimento em perspectivas e dimensões que perpassam o desenvolvimento do educando.

PALAVRAS CHAVES: Jogo didático; Aprendizagem; Alternativa

INTRODUÇÃO: Estudos mostram que o Ensino da Química é, em geral, tradicional, se concentra na simples memorização e repetição de fórmulas, nomes e cálculos, totalmente desconexa com o dia-a-dia dos alunos não dando a eles à condição de reflexão. A Química, dessa maneira, torna-se uma matéria tediosa e monótona, fazendo com que os próprios estudantes questionem de como é repassada a matéria. Uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional é a utilização de jogos e atividades lúdicas. O uso dessas atividades no Ensino de Ciências ou de Química é recente tanto nacional como internacionalmente. E segundo Kishimoto (1996), o jogo educativo tem duas funções. A primeira é a função lúdica, propiciando diversão e o prazer quando escolhido voluntariamente. A segunda é a função educativa, ensinando qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber e sua compreensão de mundo. O balanceamento entre essas duas funções seria o objetivo do jogo educativo. De acordo com Melo (2005), vários estudos a respeito de atividades lúdicas vêm comprovar que o jogo, além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno, é a tradução do contexto sócio histórico refletido na cultura, podendo contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento do aluno como mediador da aprendizagem. Aprender e ensinar brincando, enriquece as visões do mundo e as possibilidades de relacionamento e companheirismo, de socialização e troca de experiências, de conhecimento do outro e respeito às diferenças e de reflexão sobre as ações. O lúdico é um importante instrumento de trabalho no qual o mediador, no caso o professor, deve oferecer possibilidades para a elaboração do conhecimento, respeitando as diversas singularidades.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização desta atividade foi escolhido um jogo didático de tabuleiro chamado de “Ludo Químico” dentro do conteúdo de termoquímica, onde o mesmo foi aplicado primeiro aos discentes do primeiro período do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual do Piauí e depois para alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio pertencente ao colégio CEEPS localizado na cidade de Teresina. Ao final da aplicação do jogo aplicou-se um questionário contendo três questões objetivas, o mesmo foi aplicado com a finalidade de auxiliar os alunos na avaliação da metodologia.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Tanto na turma de ensino médio como na turma de graduação observou-se que o jogo foi bastante aceito entre os alunos. Depois de feita análise dos questionários observou-se que os alunos dessas duas turmas afirmaram que essa metodologia auxilia melhor no processo de aprendizagem do conteúdo de Termoquímica. Observou-se também que esse jogo Observou-se que o jogo didático aplicado foi capaz de melhorar a interação entre professor e aluno. Os jogos didáticos são capazes de melhorar a qualidade do ensino de química pelo fato de que auxiliam melhor no entendimento do conteúdo. Os conteúdos são apresentados de uma forma muito mais atrativa. Isso é importante pelo fato de que o método tradicional de ensino não consegue mais estimular o interesse dos alunos em estudar química, pois o método tradicional de ensino estimula somente nos alunos a falta de interesse, de atenção e de comprometimento com química. Levando o aluno a imaginar que aprender química é algo complicado, nesse sentido os jogos didáticos são realmente uma alternativa capaz de melhorar a qualidade do ensino química.

CONCLUSÕES: Finalmente, a partir dos dados obtidos pode-se afirmar que a utilização de jogos e atividades lúdicas relacionando-as principalmente com o dia-dia do aluno e empregando-a no cotidiano escolar se torna uma ferramenta poderosa, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. IN: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo, Cortez Editora, 4ª Edição, 1996. MELO, C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento (continuação). Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.