TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO FORMADOR DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Nunes, M.I.G. (IFAL) ; Cordeiro, W.L. (IFAL) ; Messias, V.B. (IFAL) ; Azevedo, E.M. (IFAL) ; Lima, J.C. (IFAL) ; Ferreira, J.V. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL)

RESUMO: Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas pelo grupo de bolsistas do PIBID do IFAL. Tem como finalidade enfatizar a importância das ações do PIBID na formação inicial dos licenciandos em Química do IFAL, bem como expor as experiências vivenciadas pelos mesmos, refletindo sobre a formação e atuação dos futuros professores de química. Trata-se de um estudo de caso, onde foi realizado uma caracterização da Instituição através de entrevistas e questionários semi-abertos com funcionários e alunos, além do levantamento estrutural, foram desenvolvidos aplicados planos de aula experimentais o que proporcionou a iniciação à docência aos bolsistas a fim de melhor conhecer e refletir sobre as atuais metodologias de ensino.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Formação do licenciandos ; Metodologias de ensino.

INTRODUÇÃO: Tendo em vista a dificuldade na formação de professores em todo país, fato que ressalta as deficiências existentes na educação do país, principalmente no Estado de Alagoas, o IFAL no ano de 2011, através do apoio da CAPES, implementou o PIBID, sendo contemplados, inicialmente, os licenciandos em Matemática e Química. Este projeto tem por finalidade contribuir na formação dos novos professores, numa perspectiva de conhecer as diversas óticas do processo educativo, a fim de repensar em novas metodologias de ensino. O presente trabalho tem finalidade enfatizar a importância das ações do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência – PIBID na formação inicial dos licenciados em Química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Maceió, bem como expor as experiências vivenciadas pelos mesmos, refletindo sobre a formação e atuação dos futuros professores de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Este artigo relata um estudo de caso, de caráter qualitativo onde foram analisados os dados obtidos na obtidos na aplicação de questionários semiabertos a alunos, professores e demais funcionários administrativos do IFAL, esse tendo como objetivo de colher informações que permitissem conhecer o perfil do corpo docente, discente e administrativo, propiciando uma reflexão sobre as formas de ensino atuais em química. Focando as atividades realizadas pelos bolsistas de licenciatura em Química, que foram desenvolvidas ao longo desses seis meses, pode-se citar: leitura, debate e atividades literárias – resenhas críticas e fichamento de comentário – de textos relacionados à escola, educação e reflexão sobre a atuação docente e o papel da escola; Caracterização do IFAL, onde fora pesquisado o quantitativo de alunos e profissionais do Instituto, além das condições físicas dos laboratórios, quantitativo de reagentes e de vidrarias, bem como levantamento das salas de aulas; Elaboração de planos de aula para alunos do ensino médio, destacando a química no cotidiano. Com base nas informações adquiridas, foram elaboradas e aplicadas sob a orientação do supervisor do PIBID na escola, aulas experimentais aos alunos do ensino médio, o que proporcionou aos bolsistas uma vivência em sala de aula e contato com alunos, desta vez como docente, a fim que o próprio bolsista construa uma reflexão sobre sua atuação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através de suas atividades, o PIBID vem contribuindo para que os futuros professores de química entendam que a construção do conhecimento se dá de várias formas, ressaltando, por exemplo, a valorização do próximo e as diferenças entre os indivíduos, através de atividades realizadas em equipe. Nesta perspectiva, reconhecemos que o papel da educação não é apenas transmitir o conhecimento científico, mas formar o indivíduo enquanto ser social. No intuito de uma atuação com novas abordagens de ensino – aprendizagem, o PIBID tem estimulado os futuros docentes a uma importante reflexão sobre a realidade escolar, despertando no licenciando o anseio por educar, entendendo que a educação deve contribuir para a construção do conhecimento e formação humana dos discentes. Através dos relatos apresentados pelos alunos dos diversos cursos técnicos que possuem na matriz curricular a disciplina de química, pôde-se perceber que ainda há muitas dificuldades no aprendizado desta disciplina. Tendo em vista estas dificuldades, o PIBID vem proporcionando oportunidades de atuação dos bolsistas na realidade docente, inclusive na formulação de que possam ser realizados com materiais alternativos, o que garante, por exemplo, aulas práticas em escolas que possuem poucos recursos, tendo como foco correlacionar a química com o cotidiano a fim de facilitar a aprendizagem dos conteúdos, bem como enfatizar a importância da química que, por diversas vezes, ainda é vista como uma barreira a ser superada para provas de seleção para ingresso no nível superior. No PIBID, a partir desta problemática, é possível fazer uma reflexão sobre o ensino da química, com o propósito de formar professores que atuem de forma comprometida em sala de aula, o que permitiria uma melhor compreensão sobre a química.

CONCLUSÕES: Em vista que o PIBID objetiva contribuir com a formação dos futuros professores, numa perspectiva de iniciação à docência, o mesmo vem dando subsídios necessários para uma formação crítica e reflexiva sobre a atuação da profissão a fim de estimular novas metodologias de ensino-aprendizagem. Por fim, reconhecmos que o PIBID propõe a nós futuros professores uma nova visão sobre a escola, nos preparando para nos adaptar, recriar e transformar diante das mudanças sócio-econômica-politica-cultural impostas pela e na sociedade no decorrer do tempo.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pelo apoio financeiro. Ao IFAL pelas oportunidades oferecidas no curso de Licenciatura em Química. Aos Coordenadores e ao Supervisor do PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, M. et al. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2004. GARCIA, M. C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995. KUENZER, A. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009.