TÍTULO: O uso de metodologias alternativas de ensino de química como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem.

AUTORES: Silva, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Santos, L.G.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)

RESUMO: O artigo em questão baseia-se na aplicação de metodologias alternativas utilizando jogos lúdicos e softwares como estratégia no processo de ensino- aprendizagem para o ensino de Propriedades Coligativas e Cinética Química, aplicada aos alunos da 2° série do ensino médio na escola Estadual de Ensino Profissional em Saúde “Monsenhor José Luís Barbosa Cortez”- CEEPS localizado na zona sul de Teresina. No final da aula, os estudantes tiveram que responder um questionário para avaliar o nível de aprendizagem e a eficácia dessas atividades. Os resultados mostraram melhor aproveitamento da metodologia alternativa e maior estímulo dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Metodologia alternativa; jogos lúdicos; softwares

INTRODUÇÃO: O processo de aprendizagem requer novas alternativas metodológicas de ensino, exigindo dos profissionais da educação, não apenas o entendimento do conteúdo programático, mas de oferecer junto ao aluno recursos que estabeleçam mediação entre a interatividade e o conhecimento, tornando necessário e significativo a implantação e o uso de instrumentos inovadores (TRINDADE, et. al, 2009). Nesse sentido é necessário o educador fornecer dentro de sua competência, habilidades que faça com que o aluno de modo inovador construa o seu próprio conhecimento deixando de ser passivo a ser um sujeito que tenha a capacidade de participar e tomar decisões, ou seja, ser um cidadão crítico. Para tanto, se faz necessário aplicação de metodologias alternativas, que constituem de recursos pedagógicos inovadores que facilite o processo de ensino-aprendizagem. A incorporação das metodologias alternativas na prática pedagógica pode desenvolver diferentes atividades que contribui para a aprendizagem e para o conhecimento construtivo do aluno. Essas atividades ajudam na compreensão do conteúdo, pois os alunos se sentem motivados a aprender e os professores a ensinar. É necessário, portanto, integrar metodologias alternativas de ensino não como um único fim, mas proporcionar uma alternativa eficaz para superar as dificuldades que os alunos sentem e para o professor uma ocasião para mediar o conhecimento. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia dessas metodologias alternativas, analisando o nível de aprendizado dos alunos do 2° ano do ensino médio da escola pública Centro Estadual de Ensino Profissional em Saúde “Monsenhor José Luís Barbosa Cortez”- CEEPS, aplicando um jogo envolvendo o conteúdo de Propriedades Coligativas e uso de software para o assunto de Cinética Química

MATERIAL E MÉTODOS: Os usos das metodologias alternativas nos assuntos de propriedades coligativas e cinética química foram aplicadas na 2° série do ensino médio. Iniciou-se a aula explicando o assunto de propriedades coligativas, logo após foi feito um jogo, chamado de teste bingo, a turma foi divido em duplas, em que cada dupla recebia uma tabela, que continha 10 linhas e 2 colunas, na primeira coluna seria para os discentes preencher os dez espaços com números entre 1 á 20, e na segunda coluna para colocar as devidas respostas. Depois em uma caixa haveria vinte números com perguntas para ser sorteadas, quando o número for escolhido o aluno deverá responder na coluna de respostas, assim a dupla que preencher primeiro a tabela ganha. O recurso multimídia usado para os alunos dentro do conteúdo de cinética química é denominado PHET, adquirido na internet por download e eles contem várias simulações referentes às disciplinas de Química e Física. O aplicativo pode ser manuseado utilizando pouca ou grande energia, com intuito de simular as colisões entre as partículas dos reagentes, dependendo da energia da colisão, haverá o rompimento ou não dessas ligações entre os reagentes. Outro software usado foi o quimica.net do professor Emiliano, disponível online descreve o conceito de energia de ativação, ou seja, simula o instante onde a reação ocorre devido a energia cinética das moléculas forem suficientes para a formação de um novo composto. No final de cada metodologia aplicada, os estudantes tiveram que responder um questionário contendo 5 questões de múltipla escolha, para avaliar a eficácia dos diferentes métodos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aula aplicada com o assunto de propriedades coligativas obteve-se um resultado excelente, pois os alunos através do bingo participaram da apresentação e tiraram dúvidas. Os jogos contribuíram para os discentes entender melhor os conceitos do conteúdo, bem como distingui-las, ajudando a memorizar, compreender, além de melhorar a interação professor-aluno e aluno-aluno. O questionário aplicado no final da aula teve um resultado benéfico. O uso do software foi bastante aceito, pois a maioria dos alunos compreenderam através de cada aplicativo os eventos que o ocorrem a nível microscópico. Tendo em vista que com os avanços tecnológicos o homem, principalmente jovens dependentes de tais tecnologias acarretará maior necessidade de utilização dessas ferramentas, foram desenvolvidos softwares para provocar um aumento na interação aluno/soft e viabilizar fácil acesso a estes instrumentos. O resultado dos questionários pôde-se perceber que o uso de recursos computacionais pode trazer grandes contribuições para o ensino de química, no sentido de possibilitar o estudante relacionar a tecnologia de informática à compreensão de conceitos químicos propostos pelo conteúdo.

CONCLUSÕES: Os métodos trabalhados tornaram-se uma ferramenta alternativa no ensino, pois facilitaram no processo de ensino aprendizagem. Essas atividades buscam obter maior interesse dos alunos em aprender. Por se tratar de um jogo e do uso do computador por meio de aplicativos multimídia, os discentes demonstraram interesse pelo conteúdo, porque proporcionou ao mesmo uma maior participação e interatividade entre os alunos e o professor. Tal contribuição é perceptível pelos resultados dos questionários feito na turma.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus e pelas pessoas que acreditam no nosso trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Trindade, A, M, G; Santos, A, W, N; Anjos, V, H, A; Braz, S, R; Monte, N, D;Venceslau, J, G; SIMPEQUI- 7 Simpósio Brasileiro de Educação Química, 12 a 14 de Julho de 2009 ‘‘O uso de softwares no ensino de química em escolas públicas e privadas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA’’.