TÍTULO: Dominó periódico

AUTORES: Melo, C.L. (IFPI)

RESUMO: A maioria dos estudantes possui grande dificuldade no aprendizado da tabela periódica,desde de estudantes de ensino médio a acadêmicos. Observando essa dificuldade em encontrar os elementos e identifica-los, foi proposto um aprendizado de forma mais descontraída para que o alunato tenha o interesse pelos elementos da tabela periódica. Essa forma descontraída de aprendizado consiste na fabricação de peças de dominó com simbolos periódicos e um tabuleiro com a imagem da tabela, contendo a ausência dessas peças, através de perguntas que envolvam o cotidiano de cunho humoristico e específico tais como; massa, familia, periódo entre outros para que o estudante identifique e coloque tais peças no tabuleiro.

PALAVRAS CHAVES: TABELA PERIÓDICA; ELEMENTOS QUÍMICOS; DOMINÓ

INTRODUÇÃO: Esse assunto tende a ajudar o aluno a quebrar o tabú sobre os elementos químicos e suas funções, ajudando-o a identificar a importância e o uso de cada elemento períodico. Com um projeto que envolve o raciocínio, lógica , estudo e a interação entre aluno-aluno e professor-aluno a aula ficará mais dinâmica e o assunto deixa de ser associado a um conteúdo sem importância e passa a ser associado ao cotidiano e a nossas ações, decobrindo a importância que cada elemento possui.

MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado consite em: cola, tesoura, papel cartão, um dominó de plástico este pode ser encontrado com facilidade em lojas que vendem brinquedos ele será cortado ao meio para que as peças se assemelhem mais ao elemento da tabela periódica e por fim uma tabela períodica de tamanho A4 emplastificada contendo a ausência de elementos que estejam associado as peças do dominó, o papel cartão servirá para a confecção das perguntas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a aplicação deste jogo em algumas salas de ensino médio e até mesmo na sala de estudantes de licenciatura plena em química, pode-se perceber a grande interação entre os alunos e alunos-professores e a dificuldade e facilidade que cada aluno possui ao associar as perguntas as peças do dominó. A aula se tornou dinâmica e pode-se aplicar o conteúdo de massa, familia, período, dentro das perguntas assim quando o jogo não fungiu do seu real interesse que era a aplicãção do conteúdo de uma forma mais descontraída,no final do jogo todos os elementos estavam encaixados em seus respectivos lugares os alunos ficaram impressionados quando perceberam que eles sabiam encaixar as peças e as suas inúmeras utilidades que esses elementos possuem.

CONCLUSÕES: Pode-se concluir que através de jogos educativos o aprendizado do conteúdo se torna mais aceito pelos alunos, a interação na sala de aula aumenta, e ah um maior interesse de pesquisa sobre o uso e as utilizades da tabela periódica. O dominó periódico trouxe ao aluno uma interação dos elementos com o dia a dia e as suas aplicações, ajudando no aprendizado da configuração eletrônica de cada elemento, a identificação da familia, do período de cada elemento, que antes tinham dificuldades e que com a ajuda do jogo o assunto se tornou mais dinâmico e fácil de aprender e ensinar.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a colaborações dos professores da IFPI, que deram total apoio a aplicação do Dominó periódico nas salas de ensino mèdio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Referências Bibliográficas: Russel,Jonh B.Química Geral,2° edição Vol 1 Feltre,R(2004),Quimica Geral,Volume 1.