11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA A SAÚDE ATRAVÉS DE UM ALIMENTO COM ALTO TEOR DE SÓDIO

AUTORES: Araújo, N. (UFPB) ; Pereira, K. (UFPI) ; Andrade, L. (UFPB) ; Araújo, P. (UFCG)

RESUMO: O macarrão instantâneo é um dos alimentos mais consumidos pelos jovens nos dias atuais. Entretanto, muitas vezes, estes não tem conhecimento da química que tais alimentos contém e os efeitos que o consumo pode ocasionar a saúde. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de contextualizar o conteúdo didático de química trabalhado no 1° ano do ensino médio ao consumo do macarrão instantâneo. Para tanto, os alunos foram divididos em cinco grupos e pesquisaram os teores de sódio presente nos rótulos destes alimentos. Como resultados, obteve-se três marcas distintas designadas de “A”, “B” e “C” que apresentaram grande oscilação de teores de sódio, sendo a marca “C” a que apresentou menores teores, portanto, recomenda-se sua preferência em relação as marcas “A” e “B”respectivamente.

PALAVRAS CHAVES: alimentação,; macarrão instantâneo,; sal

INTRODUÇÃO: Atualmente o consumo de produtos industrializados principalmente pelos jovens é muito elevado e embora um dos fatores de escolha seja a praticidade que estes oferecem sem a preocupação com os efeitos que podem causar, na maioria das vezes estes não tem noção da química que tais produtos contém e sua relação com o que é visto em sala de aula (OLIVEIRA et al., 2011). A contextualização do ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia-a-dia dos alunos do conhecimento científico. Esta ação em disciplinas complexas como a química são extremamente importantes (LIMA et al., 2000). Segundo (NEVES et al., 2009) além de ser um elemento motivador, a alimentação é um tema rico, conceitualmente, permitindo desenvolver dentre outros, conceitos químicos, permitindo aos estudantes compreender sua importância de forma a conscientizá-los sobre a necessidade de uma dieta que esteja de acordo com as necessidades diárias. Do ponto de vista químico, o sal é constituído por dois elementos, o sódio que pertence a família dos metais alcalinos e o cloro, que se insere na família dos halogênios (CHEMELLO,2005). Diante do exposto e sabendo-se que um dos assuntos mais polêmicos relacionados a saúde nos dias atuais é o consumo elevado do sal na alimentação uma vez que, a quantidade recomendada para ingestão diária é de 5 g e o consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro (SBC 2012) e que um dos alimentos mais consumidos pela classe estudantil é o macarrão instantâneo que apresenta uma quantidade elevada de sódio, este trabalho tem por objetivo contextualizar seu consumo ao ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 25 alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola Estadual, localizada na cidade de Boqueirão-PB onde dentro do conteúdo de funções inorgânicas, abordou-se o cloreto de sódio (NaCl) mostrando-se a formação das ligações iônicas entre um metal e não metal, a diferença de eletronegatividade e as interações de atração e repulsão entre os átomos. Em um segundo momento, abordou-se os efeitos do consumo de alimentos que contém uma quantidade elevada de sal e as doenças associadas a este consumo, como o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, pressão alta, obesidade, câncer, diabetes, dentre outras, destacando-se o macarrão instantâneo como um dos alimentos mais consumidos pela classe estudantil. Nesta etapa, como atividade prática, sugeriu-se aos alunos que identificassem nas embalagens destes produtos a quantidade de sódio presente e que comparassem ao consumo diário recomendado. Para tanto, os mesmos foram divididos em cinco grupos e motivados a pesquisar as diferentes marcas de macarrão instantâneo de diversos sabores em cinco supermercados da referida cidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cada aluno analisou a embalagem de um macarrão instantâneo, entretanto, como alguns sabores e marcas se repetiram e apresentavam a mesma quantidade de sódio foi montada a Tabela 1 com a participação dos alunos em sala de aula, apresentando apenas os 15 sabores e o valor de sódio encontrado nas diferentes marcas pesquisadas que foram designadas A, B e C respectivamente. Através desta Tabela podemos observar que quando analisados, além da grande quantidade de sódio, o macarrão instantâneo apresenta uma grande oscilação desses teores em relação aos sabores das três marcas, sendo encontrado um menor teor para o sabor galinha caipira da marca “C” e um teor mais elevado para o sabor pizza da marca “A”. É possível observar também que a marca “C” apresentou teores de sódio inferiores aos da marca “A” e “B”. Segundo (FERRO 2010) um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aponta o macarrão instantâneo e os temperos prontos deste como os produtos com maior concentração média de sódio, dentre 20 categorias de alimentos industrializados analisados. Este estudo revela também que a quantidade de sódio presente em apenas uma porção deste alimento é equivalente a toda quantidade recomendada do consumo diário. Diante desta problemática, observamos uma grande interação entre os alunos e preocupação dos mesmos em relação ao consumo destes alimentos. Trabalho semelhante ao nosso, foi realizado por (OLIVEIRA et al., 2009) que utilizou sachês de catchup e maionese como tema gerador no ensino e obtiveram resultados bastante expressivos.

Tabela 1-

Teores de sódio em diferentes marcas e sabores de macarrão instantâneo

CONCLUSÕES: Foi possível abordar um assunto polêmico relacionado à saúde de forma contextualizada com o ensino de química a partir de um alimento com alto teor de sódio, contribuindo com uma maior conscientização dos educandos com o consumo do macarrão instantâneo. Assim, estes puderam perceber que a química estudada em sala de aula também está presente nos alimentos consumidos no dia-a-dia e que o consumo destes em excesso pode ocasionar alguns tipos de doenças. Como a marca “C” apresentou menores teores de sódio, recomenda-se sua preferência em relação às marcas “A” e “B” respectivamente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHEMELLO,E. A química na cozinha apresenta: O sal. Revista eletrônica ZOOM da editora Cia da Escola- São Paulo, ano 6, n° 3, 2005.

FERRO, R. Macarrão instantâneo é campeão de sódio; batata palha, de gordura saturada. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Macarrao-instantaneo-e-campeao-de-sodio-batata-palha-de-gordura-saturada. Acesso: 14 de dezembro de 2012.

LIMA, J de F.L.; PINA, M do S.L.; BARBOSA, R.M.N.; JOFILI, Z.M.S. A contextualização no ensino de cinética química. Química Nova na Escola. n.11, 2000.

NEVES, A.P.; GUIMARÃES, P.I.C.; MERÇOM, F. Interpretação de rótulos de Alimentos no ensino de química. Química Nova na escola. V.31. n.1, 2009.

OLIVEIRA, A.G da S.; OLIVEIRA, C.G.; MATOS, R.A.F.; VAZ, W.F. Os sachês de catchup e maionese como tema gerador no ensino de funções químicas inorgânicas. Revista Ibero-americana de educação. V.4. n.56, 2011.

SBC, JORNAL. SBC, SBHCL e SBCCV unem esforços para reduzir mortes de crianças portadoras de cardiopatias congênitas. Ano XIX, n.116, 2012.