11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O TEMA “QUÍMICA DOS COSMÉTICOS” COMO PROJETO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: Souza, C.A.G. (UECE) ; Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Pedrosa, M.R.G. (UECE)

RESUMO: O presente projeto vem a tratar do uso do tema “química dos cosméticos” como um complemento para o ensino de química em turmas de ensino médio. Tal tema fora escolhido devido principalmente ao fato de ser um assunto que trata de produtos que estão presentes no cotidiano da grande maioria das pessoas.Tal projeto foi realizado na EEEP Professor Onélio Porto situada na cidade de Fortaleza. O tema escolhido foi destrinchado em partes, isto para relacioná-lo com os estudos de química em sala. Como resultados para este projeto pode-se apontar um grande interesse por parte dos alunos com a química, pois puderam ver na prática muito do que é teoricamente ensinado em aula, e com produtos tão presentes no dia a dia deles.A partir de tais fatos é imprescindível destacar a importância de tal projeto.

PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; EDUCAÇÃO; COSMÉTICOS

INTRODUÇÃO: O ensino de química, bem como toda a área de Ciências da Natureza, possui uma grande importância qualitativamente no aperfeiçoamento intelectual de estudantes do ensino médio. Este ensino busca criar uma ruptura com visões pragmáticas a respeito do conhecimento da natureza, para tal, é de suma importância desenvolver nos alunos um conhecimento crítico e científico a respeito de assuntos peculiares relacionados a tal conhecimento. Entendendo e compreendendo assim, é essencial que os professores mantenham uma organização curricular, bem como, uma aproximação do que é ministrado em sala de aula com o que ocorre em prática na vida cotidiana dos alunos. No âmbito do ensino de química, muitos são os temas cotidianos que podem ser abordados em sala de aula, relacionando assim, teoria e prática em uma coisa só. Os usos destes temas atraem a atenção dos alunos e desta forma o conteúdo teórico se torna mais dinâmico e vantajoso (SANTOS e SCHNETZLER,2003). Tais temas devem ser geradores devem estar a par da realidade a qual o aluno está inserido (FREIRE, 1987). Como consequência há uma grande interação por grande parte dos alunos que desta forma pode-se concluir que sim, há uma grande relevância do que é estudado com o que acontece em seu dia a dia. O tema abordado escolhido para este projeto foi a cosmetologia. A sociedade está em um grande fluxo de transformações, a tecnologia esta cada vez mais diversificada e cada vez mais avançada. A humanidade em companhia vem também se desenvolvendo com essa grande transformação que está acelerando em fluxo contínuo. A indústria cosmética é uma área que vem se desenvolvendo em grande parceria com essas transformações tecnológicas cuja intenção é poder auxiliar tais melhorias.

MATERIAL E MÉTODOS: Seguindo o tema a química dos cosméticos trabalhou-se com todas as turmas de ensino médio da EEEP Professor Onélio Porto, a qual é composta por quatro turmas de primeiro ano, 4 turmas de segundo ano e duas turmas de terceiro ano. A abordagem foi divida de acordo com o conteúdo que era explanado de química em sala de aula. Inicialmente foi feita uma aula de introdução sobre o tema, a qual os alunos puderam adquirir um conhecimento prévio a respeito da história dos cosméticos, seu advento, desenvolvimento ao longo dos anos e a situação tecnológica atual. Também foi tratada de forma mais significativa a questão química, como a produção dos cosméticos, os principais constituintes, questões inorgânicas, físico-químicas e orgânicas, objetivando assim a importância da química na indústria de cosméticos além de poder reforçar o conteúdo teórico de química. Posteriormente os alunos ficaram responsáveis por estudar e pesquisar o conteúdo e apresentar um seminário a respeito deste. As turmas de primeiro ano ficaram responsáveis por debater a respeito da química inorgânica que está presente nos cosméticos; as turmas de segundo ano ficaram responsáveis por apresentar sofre parte físico-química e as turmas de terceiro ano ficaram por conta das questões orgânicas. Os alunos fizeram uso de diversos materiais, como cartazes, vídeos, amostras, recortes, textos e figuras. Todo o material foi organizado e exposto nos murais da escola para conhecimento de toda.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A inserção do tema química dos cosméticos como auxiliar ao ensino de química obteve os resultados esperados. Os alunos perceberam a importância da química para a indústria não só cosmética, mas também farmacêutica, puderam também refletir a respeito das vantagens e desvantagens dos usos de determinados cosméticos e o modo de utilização corretos. Os alunos adquiriram um censo crítico a respeito do tema, se disponibilizaram em debater a respeito do grande desenvolvimento do mercado de cosméticos e associar a respeito da “ditadura da beleza”. Vale ressaltar também que com o uso do tema houve um maior aprendizado para com o ensino de química que era ministrado em paralelo com o projeto. Os alunos revisaram todo o conteúdo e se dedicaram também em aprender outros, não se restringindo a apenas o que era lecionado. Houve um grande esforço por parte dos alunos em fazer um trabalho bem feito e organizado e, acima de tudo, que fosse educacional. Muitos dos trabalhos também fizeram uso da interdisciplinaridade quando trataram da história dos cosméticos, das questões biológicas da pele, cabelos, olhos, etc.

CONCLUSÕES: Tais resultados ressaltam o quão importante e substancial é o uso de temas cotidianos para o ensino de disciplinas em sala de aula, em foco, a química. O uso de um tema tão usual fez com que os alunos se identificassem, com isso houve uma grande participação e interesse por parte deles. Os alunos conseguiram complementar os estudos de química, reforçando conceitos como ácidos, bases, sais, soluções, propriedades coligativas, reações, funções orgânicas, etc. Há assim a possibilidade de o professor poder ministrar suas aulas de forma mais atrativa fazendo uso de temas cotidianos.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos e grupo gestor da EEEP Professor Onélio Porto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Resolução RDC n° 211, de 14 de julho de 2005. Brasília, 2005.

BARATA, Eduardo A. F. Cosméticos - Arte e Ciência. Lisboa: Editora LIDEL. Ed 1, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1987.