11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A utilização do software ACD/ChemSketch por graduandos do curso de Ciências Naturais-Química.

AUTORES: Jardim, R. (IFPA)

RESUMO: O presente trabalho faz uma análise acerca da utilização do software ACD/ChemSketch® como ferramenta auxiliar no ensino de discentes em Ciências Naturais-Química da Universidade do Estado do Pará, Campus Marabá. Tem como intenção motivar os discentes para o aprendizado da disciplina química. Analisar a interação destes com o software e suas perspectivas quanto à utilização e a viabilidade desta ferramenta na Universidade. Como método de coleta de dados, foi utilizado um questionário como instrumento para diagnosticar e apreender as necessidades formativas dos licenciados. A análise dos dados obtidos ocorreu a partir desse instrumento sendo uma pesquisa qualitativa que se consolidou através de um estudo de caso com o intuito de identificar as necessidades dos sujeitos da pesquisa.

PALAVRAS CHAVES: Software; Modelagem; Química

INTRODUÇÃO: Com o avanço de novas tecnologias ligadas à comunicação, principalmente no que concerne a informática, esta tem merecido destaque na atualidade. Quem imaginaria, há cerca de duas décadas atrás, que seria possível mandar mensagens a locais distantes na Terra em poucos segundos? A informática teve um papel fundamental na evolução das relações humanas, auxiliando em muito, a qualidade das atividades de docência e pesquisa por exemplo. Neste mundo globalizado, onde a tecnologia da informação ajuda as produções científicas e bibliográficas a avançarem a “passos largos” na universidade, o docente e o discente são convidados a participarem desse processo e fazer frente a essas tecnologias (FRANCISCO et. al., 2008). Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasil (2000, p. 30), “a Química participa do desenvolvimento científico-tecnológico com importantes contribuições específicas, cujas decorrências têm alcance econômico, social e político”. Dessa forma, a utilização da informática no ensino de química deve ser vista como um recurso que promova a interação entre docentes e discentes, em ambientes abertos e fechados. De acordo com Ribeiro & Greca (2003), alguns docentes já fazem uso deste recurso tecnológico, que facilita o ensino em sala de aula, seja por animações, simulações ou outros tipos de softwares educativos. No entanto, para Neto (2007), a utilização desta tecnologia não pode ser encarada como resposta a todos os problemas referentes ao ensino de química. A utilização desta tecnologia gera apreensão por parte de alguns docentes, que se sentem intimidados, por terem receio de que essas iniciativas não deem certo ou por imaginarem que tal recurso poderá substituí-los(BENITE & BENITE, 2008).

MATERIAL E MÉTODOS: O método de trabalho utilizado consistiu em apresentar ao discente o software ACD/ChemSketch® este que expõem uma interface com varias possibilidades de utilização e aplicação na química. Recorreu-se à pesquisa qualitativa, que se consolidou em um estudo de caso. A pesquisa qualitativa segundo Ludke & André (1986, p. 13) “envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatizada mais o processo que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes”. Trata-se de um estudo de caso “por se constituir numa unidade dentro de um sistema mais amplo” (LUDKE & ANDRÉ 1986, p. 17). A escolha desse método deu em função da possibilidade de aprofundar no caso e, ao mesmo tempo de possíveis generalizações das experiências observadas no campo da pesquisa. A aplicação do curso foi direcionada aos acadêmicos de Ciências Naturais com Habilitação em Química 2009 / 2011 da Universidade do Estado do Pará campus de Marabá-Pa. Todas as atividades foram extracurriculares e o curso foi ministrado durante a semana acadêmica em setembro de 2012, que contou com a participação de onze alunos. Nove graduandos cursavam o segundo ano de licenciatura e apenas dois eram alunos do quarto ano de graduação. O primeiro passo foi apresentar o software. Ao estudar o programa, os discentes descobriram as ferramentas que ele dispõe, com o auxilio do Data-show e de uma apostila digitalizada. Os mesmos foram descobrindo suas utilidades e manipulando-o, sendo que, em seguida os participantes resolveram uma bateria de exercícios utilizando o software para fixar o aprendizado. Ao final do curso foi aplicado um questionário, que possibilitou avaliar o curso, de um modo geral, sob a visão dos participantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O curso transcorreu sem dificuldades, o software iniciou sem problemas, pois todos os computadores eram equipados com o sistema operacional Windows 7. No início das atividades, foi observada a agilidade com que alguns participantes conseguiram manipular o software, sem o auxilio da monitoria que estava presente, utilizando-se apenas o material digitalizado. Outros ficaram curiosos pela barra de radicais posta a direita da área de trabalho facilitando assim a pesquisa na hora da construção das moléculas. De acordo com o gráfico 4 todos os participantes desconhecem o software ACD/ChemSketch. Demostrando que o software ainda não é popular no meio acadêmico. Este fato ocorre devido os discentes não terem uma disciplina especifica que apresente os softwares de química na grade curricular do curso ou simplesmente por nunca terem se disposto a procurar por essas tecnologias.(ver grafico 4) A décima questão está relacionada ao uso do programa para compreensão dos modelos moleculares, sendo que todos os participantes afirmaram que o software os auxilia na compreensão dos modelos: •Sim: “Ele me dá exatidão em todos os dados que preciso me dá formas e cores que facilitam o aprendizado” Participante 04. •Sim: “Pois ele demostra uma visão totalmente diferente dos livros didáticos” Participante 03. Os participantes sentiram confiança no programa ao lhe dá exatidão nas formas estruturais com o auxilio da visualização em 3D, é uma grande vantagem que o software apresenta. Como pode se observar pelas impressões particulares dos participantes, apoiado pela observação de campo realizada durante o curso, todos tiveram um grande prazer em realizar as atividades solicitadas. Atribuindo o fato de o minicurso ter necessitado do comprometimento dos colaboradores. (ver grafico 10)

Gráfico 4

Representação percentual quanto ao contato com o software ACD/ChemSketch.

Gráfico 10

Representação gráfica sobre a compreensão dos modelos moleculares com ajuda do programa.

CONCLUSÕES: Diante do exposto, afirma-se que o curso obteve excelente receptividade dos discentes, o software desempenhou um papel importante aguçando e estimulando o conhecimento sobre a química orgânica o que torna seu desenvolvimento e seu oferecimento justificável aos discentes de Licenciatura em Ciências Naturais-Química, pela fácil manipulação e pelas variadas opções de aplicação. O ACD/ChemSketch® é uma ferramenta necessária para o profissional de química seja ele da área de licenciatura ou bacharelado, como defende o autores estudados.

AGRADECIMENTOS: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA CAMPUS DE MARABÁ

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENITE, Ana Maria Canavarro; BENITE, Claudio Roberto Machado. O Computador no Ensino de Química: Impressões versus Realidade. Em Foco as Escolas Públicas da Baixada Fluminense. Ensaio: Pesquisas em Educação em Ciências v.10, n.2, p.1-20. UFMG, Minas Gerais, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Parte III. Brasília: MEC, 2000.

FRANCISCO, Welington; MORAIS, Murilo; MANOCCHIO, Carolina Von Atzingen; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo; RUIZ, Miguel. Implementação e Avaliação de um Curso Introdutório ao Software ACDLabs ChemSketch a Graduandos em Química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. UFPR-DQ, p. 1-12, Curitiba, 2008.

FRANCO NETO, João Ribeiro. Tecnologias no ensino de geometria molecular. Dissertação (Mestrado em Química) Universidade Federal Uberlândia, Uberlândia, 2007.

RIBEIRO, Angela A.; GRECA, Ileana M.. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química: Uma revisão da literatura publicada, Química Nova, v. 26, n. 4, p 542-549, 2003.