11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: USO DE MECANISMO DINÂMICO E INTERATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Camelo, A.L.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Oliveira, B.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Vasconcelos, P.H.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Mazzetto, S.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

RESUMO: Atualmente é comum observar alunos desmotivados em aprender o que é repassado pelo professor. Cabe ao docente buscar estratégias que venham contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. A brincadeira é uma característica da criança, porém permanece vivo em cada nível de vida de uma pessoa. Seja um brinquedo simples como dominó, até mesmo brincadeira virtual como jogos de vídeo game, comum para jovens. O brincar traz ao ser humano o sentimento de prazer e emoção, desta forma, se torna uma ferramenta útil para alunos e professores quando se associa aos conceitos teóricos da sala de aula. Nesse contexto o presente trabalho aborda o conceito de Ligação Química de uma maneira dinâmica e atraente utilizando o lúdico como ferramenta na sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: motivação; lúdico; ligação Química

INTRODUÇÃO: Novas metodologias têm sido desenvolvidas para o ensino em sala de aula. Estratégias modernas e simples, utilizando laboratórios, recursos multimídias, são utilizados para dinamizar o processo de aprendizagem em Química. No caso da disciplina de Química, importante em nossa sociedade, são utilizados fundamentos abstratos para explicar fenômenos naturais, tornando-a muitas vezes uma matéria enfadonha para o ensino médio, onde acaba causando pouco ou nenhum interesse nos estudantes, e a falta de concentração nos alunos (LIMA, 2011).Uma das estratégias para facilitar a aprendizagem, é a utilização de exemplos e experimentos tornando o mais real possível, pois segundo Giordan (1999) a experimentação desperta o interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização. No entanto, os conhecimentos Químicos ainda são tratados de uma maneira formal, exigindo-se que o aluno memorize fatos, nomes e leis. Outro aspecto importante para a eficiência do ensino de Química é o envolvimento do aluno na construção do seu próprio conhecimento na atividade desenvolvida pelo professor. Não existe uma fórmula exata para se atingir um ensino de qualidade, porém cabe aos educadores utilizar recursos que ativem a capacidade dos alunos para que eles descubram o modo mais simples e eficaz de aprender. Dentre os recursos disponíveis encontram-se as atividades lúdicas, que quando somado à educação, torna-se uma combinação indispensável na melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois o lúdico carrega a magia do encantamento, que traz ao aluno os sentimentos de satisfação e prazer. (SANTOS org, 2010). Nesse contexto, a busca por atividades lúdicas proporciona ao professor uma ferramenta importante para o ensino de Química como estratégia na identificação de dificuldade enfrentada pelos discentes

MATERIAL E MÉTODOS: Confeccionaram-se crachás dos elementos da tabela periódica, cada crachá informa acerca da importância de cada elemento bem como a abundância do mesmo no cotidiano. Além disso, utilizaram-se imagens e informações como número atômico, massa molecular e distribuição eletrônica. Realizou-se uma visita a uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Ceará. Realizou-se uma conversa com professores de Química para apresentar o projeto da atividade lúdica e receber possíveis sugestões dos docentes. Após conversas e autorização concedida pela direção realizou-se o primeiro contato com a turma do 1º ano do ensino médio, composta por vinte e sete alunos. Todas as informações pertinentes ao que ia ser desenvolvido foram comentadas, como formas de participação, objetivos, conteúdos, além do incentivo a exposição de ideias por parte dos alunos. Assim sendo, iniciou-se na sala de aula trabalhando os conceitos de Ligação Química e explicando porque os átomos se ligam e as formas possíveis que os elementos usam para interagir uns com os outros. Desenvolveu-se a dinâmica “Em busca da estabilidade”, que aborda os fundamentos de Ligação Química. O aluno deve utilizar os conceitos teóricos ministrados anteriormente pelo professor. Cada aluno recebeu um crachá contendo informações de um elemento químico. Na ocasião, foi oferecido um tempo para que o participante da dinâmica circulasse e interagisse com os colegas, a fim de buscar de um parceiro que também se passava por um elemento químico, buscando formar uma ligação Química estável. Ao fim da dinâmica, cada aluno apresentou para os colegas o elemento Químico que estava representando, discutiram-se os pontos positivos e negativos da dinâmica e quem se ligou com quem e que tipo de ligação foi formado entre cada aluno.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na dinâmica, “Em busca da estabilidade”, realizada na sala de aula, observou-se que muitos alunos se sentiram motivados em participar da atividade e aprender as regras da dinâmica, que tinham como fundamentos os conceitos de Ligação Química. A alegria e a satisfação dos alunos puderam ser comprovadas do início ao fim da atividade, ou seja, no período que compreende com a apresentação pessoal em sala de aula por parte do professor até a despedida no portão da escola. Relatos informais de que uma atividade diferenciada do tradicional oferecido ao discente e a visita de uma pessoa que não está no cotidiano do mesmo foram os fatores que contribuíram na compreensão dos conceitos teóricos de Ligação Química, pois o aluno se mostrava disposto a oferecer minutos de atenção e conhecer o que o professor tinha de novidade a ser mostrado. Notou-se que a dinâmica é eficiente em vários aspectos, um deles é que o jogo incentiva a participação do aluno, considerando o mesmo como sujeito ativo do seu conhecimento e que a atividade valoriza a interação do discente com seus colegas e também com o professor, pois era necessário que o aluno dialogasse e interagisse com os demais membros, além de contribuir na fixação do conhecimento. Trabalhos encontrados em periódicos comprovam os resultados obtidos e mostram a importância do lúdico da sala de aula (SOARES, 2006, p.27-31). Outro aspecto importante levado em consideração nos resultados obtidos veio através de conversas informais com os discentes, onde a grande maioria dos alunos relatou que a dinâmica facilita o entendimento do conceito de Ligação Química, pois fica mais fácil o aluno aprender quando ele participa diretamente da atividade.

Crachá 01

Exemplo de um crachá utilizado na dinâmica

Crachá 02

Exemplo de crachá utilizado na dinâmica

CONCLUSÕES: A avaliação permite afirmar que trabalhando o conteúdo e desenvolvendo uma dinâmica relacionada ao tema o processo de ensino/aprendizagem foi facilitado. A construção de conceitos e a socialização de conhecimentos por parte dos estudantes foram pontos em destaque. A atividade se tornou um instrumento motivador e melhorou a relação aluno/professor. A dinâmica atuou como elemento configurador na relação entre docente/estudante/conteúdo, não sendo considerado como uma atividade desconectada dos assuntos abordados, mais sim, mostrar eficiência na utilização dessa ferramenta associada ao ensino.

AGRADECIMENTOS: Universidade Federal do Ceará CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. BENEDETTI FILHO, EDEMAR; FIORUCI, ANTONIO ROGÉRIO; BENEDETTI, LUZIA PIRES DOS SANTOS; CRAVEIRO, JESSICA ALVES. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de teoria atômica. Química nova na escola, v. 31, nº 2, p. 88-95, maio, 2009.

2. GIORDAN, MARCELO. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola: experimentação e ensino de ciências. nº 10, p. 43-49, novembro, 1999.

3. LIMA, VIVIANE ALVES DE; MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO. Saindo também se aprende – O protagonismo como um processo de ensino-aprendizagem de química. Química nova na escola, v. 33, nº 2, p. 100-104, maio, 2011.
4. SANTOS (org.), SANTA MARLI PIRES DOS. O Lúdico na formação do educador. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

5. SOARES, MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA; CAVALHEIRO, ÉDER TADEU GOMES. O ludo como um jogo para discutir conceitos em termodinâmica. Química nova na escola, nº 23, p. 27-31, maio, 2006.

6. SOARES, MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA; OKUMURA, FABIANO; CAVALHEIRO, ÉDER TADEU GOMES. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química nova na escola, nº 18, p. 13-17, novembro, 2003.