11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: PRODUTOS DE LIMPEZA: A importância para a sociedade e para o ensino aprendizagem na Escola de Ensino Médio Carmosina Ferreira Gomes, na cidade de Sobral – CE.

AUTORES: Rocha, M.S. (UVA) ; Andre, A.S.L. (UVA) ; Araujo, M.R.S. (UVA) ; Silva, D.S. (UVA)

RESUMO: O presente trabalho descreve o minicurso sobre a química nos produtos de limpeza com objetivo de mostrar a grande importância e o uso da Química melhorando o entendimento e o aprendizado dos alunos. A atividade foi realizada com alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Ensino. Observou-se que os alunos se motivam pela a aula, pois se percebe que o aluno vivencia as praticas caseiras de fabricação desses produtos na comunidade.

PALAVRAS CHAVES: Ensino; Minicurso; Produtos de limpeza

INTRODUÇÃO: A produção de conhecimento é condição de existência e sobrevivência dos seres humanos na Terra. A humanidade com o processo de evolução cria a necessidade de adaptar o mundo em sua volta e construir conhecimento para serem transmitidos por gerações (MALDANER e ZANON, 2010). Tendo com base a capacidade do ser humano em construir condições para sua melhor comodidade, desde o inicio de suas gerações procuravam passar os conhecimentos adquiridos para serem aperfeiçoados por seus descendentes. O surgimento de produtos de limpeza teve inicio no século XIV, devido o avanço das epidemias. Os antigos egípcios já utilizavam de óleos vegetais e animais, porém apenas por questões de estética. Por volta do ano de 1740 foi enfim descoberto a fabricação de sabão, dai veio à produção em escala industrial e com o passar dos anos esse se tornar elemento de luxo para as necessidades diárias. Observa-se a necessidade do aluno se familiarizar com os produtos de limpezas encontrados em casa, portanto foi implantado o projeto de minicurso visando mostrá-los como fazer determinados desinfetantes, detergentes e também os principais produtos químicos utilizados nesta produção, além de aprimorar o conhecimento dos alunos e mostrar a química, presente no seu dia-a-dia. Assim, os alunos puderam observar umas das utilizações e importância da química na sua vida, tornando o ensino diversificado e prazeroso.

MATERIAL E MÉTODOS: O minicurso foi desenvolvido na Escola Carmosina Ferreira Gomes, com alunos do Ensino Fundamental e Médio no laboratório da escola, sendo trabalhado no contra turno escolar. O material utilizado foi o mesmo apresentado pelo professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ministrado nas atividades desenvolvidas durante a semana da química oferecida para os alunos do curso de licenciatura e bacharelado, no qual o mesmo trata da história dos produtos de limpeza e o uso de materiais químicos como meio de tornar o produto eficaz. Usou-se na fabricação dos produtos apenas materiais de baixo custo: água, cloro, barrilha (pesquisar a fórmula), essências, base para desinfetante, detergente neutro e formol a 37%.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao longo dos tempos, a humanidade vive no meio de transformações, com o surgimento no século XIV dos produtos de limpeza que proporcionaram higiene as pessoas. A aplicação de matérias como jogos, palestras, minicursos é um compromisso da educação química na construção de aspectos formativos para o desenvolvimento de uma cidadania planetária, sendo instrumentos indispensáveis na formação desses alunos, podendo relacionar o saber ao fazer (SANTOS, 2010). Durante a realização do minicurso, pode ser desenvolvida com os alunos uma questão básica da química, a regra de três, onde pode ser observado que os alunos sabem do que se trata, porém tem a dificuldade de compreender os valores e resultados. Os alunos se mostraram muito interessados na realização dos produtos que foram três: água sanitária, desinfetante com óleos essenciais e desinfetantes com essência preparada. Aprender a conhecer, adquiri os instrumentos da compreensão, aprender a fazer, para agir sobre o meio envolvente; supera o atual ensino praticado tornado o ensino de química mais articulado, dinâmico e formador (DELORS 1998, BRASIL 1999).

CONCLUSÕES: Observa-se que o uso de atividades diferenciadas das aulas convencionais e com materiais do conhecimento dos alunos, facilita de uma forma dinâmica o aprendizado dos alunos, além dos mesmos adquirirem um novo conhecimento usando-o em sua vida social.

AGRADECIMENTOS: a capes, a (UVA), Universidade Estadual Vale do Acarau.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.
DELORS, Jacques (coord.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco/MEC, 1998.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Pesquisa Educacional e Produção de Conhecimento do Professor de Química. Ijuí, UNIJUÍ, 2010, 368 p.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos, Galiazzi M. do C., Junior E. M. P., Souza M. L, Portugal S.: O enfoque CTS e a educação ambiental: Possibilidade de “ambientalização” da sala de aula de ciências.