11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Uma proposta de ensino de química sobre o tema corrente elétrica pela dissociação dos compostos iônicos

AUTORES: de Castro Silva, M. (UFPI) ; Oliveira Miranda, M. (UFPI) ; Moura Marques, T. (UFPI) ; Rodrigues Freire, E. (UFPI) ; Ribeiro Melo, L. (UFPI) ; Oliveira Lima, L. (UFPI) ; Abreu Cunha, P.H. (UFPI)

RESUMO: Por falta de atividades praticas em sala de aula, muitos alunos se limitam a decorar conceitos complexos limitando-se a formulas e conceitos fornecidos pelos livros didáticos sem espaço para deduções próprias. O acréscimo de experiências dentro da escola visa estimular uma saída do estilo tradicional e estimula a absorção e estimulação do aprendizado. A presente pesquisa visa apresentar o experimento de corrente elétrica através da dissociação de substancias química, o mesmo ajudará o processo cognitivo dos alunos de ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; dissociação iônica; corrente elétrica

INTRODUÇÃO: Você já se perguntou por que muitos alunos não têm afinidade com a matéria Química? Ou acham difícil demais ou desinteressante e alguns até a chamam de “chata”? Será que o que está faltando são bons professores ou motivação para ensinar? Esses fatos certificam que algo está errado no ensino de Química. O professor tem como missão de transformar a sociedade, porque é o personagem principal da educação. É a única via de acesso à integração social para todos, e a única porta de saída da miséria para as camadas mais pobres da população (SAVIANI, 2000). Por isso, todas as leis, todos os livros, todos os prédios, todos os computadores e todas as verbas governamentais serão inúteis, se na sala de aula não estiver presente, inteiro, motivado, bem formado e consciente, o professor (VEIGA, 2000). Ele terá sua parte a cumprir na luta contra o fracasso escolar. Nenhuma escola, nenhum sistema educacional será melhor do que a qualidade e habilidade do professor. Sua prática pedagógica, porém, dependerá de três fatores: qualidade básica, habilidade pessoal e preparo teórico e prático (ALVES, 2007).

MATERIAL E MÉTODOS: Dissociação iônica. Verificação da teoria de dissociação iônica de Arrhenius, que prova que algumas soluções aquosas conduzem correntes elétricas, e outras não. Materiais e Reagentes • 3 pedaços de fio comum com aproximadamente 20 cm com as extremidades desencapadas; • 4 pilhas comuns; • 1 lâmpada de lanterna; • 2 copos de vidro de boca larga; • Fita adesiva. • Água destilada; • Cloreto de sódio (Sal de cozinha); • Glicose sólido (Açúcar). Procedimento Foi montado o sistema igual à figura abaixo: Foi colocada água até a metade em um dos copos e mergulhada as extremidades dos fios, evitando que uma ponta toque a outra e observando o que acontece. Em seguida foi adicionado o sal e feito sua dissolução. Após as observações o mesmo experimento foi feito em outro copo, mas substituindo o cloreto de sódio pelo açúcar (composto este que tem propriedades moleculares). Abaixo segue alguns fatos já observados com alguns compostos: Àgua (H2O) A água destilada não conduz eletricidade. A lâmpada se mantém apagada. Provando a baixa dissociação da água. Àgua + sal de cozinha (H2O + NaCl) A lâmpada se acende, provando que a solução de água e sal permite a passagem da corrente elétrica, provando que a solução é eletrolítica. Àgua + açúcar (H2O + C6H12O11) A lâmpada se mantém apagada provando que a solução de água e açúcar não permite a passagem de corrente elétrica, provando que a não é eletrolítica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As explicações para isso se da pela teoria de Arrhenius que diz que um composto molecular, por exemplo, o açúcar e outros não eletrolíticos não subdividem suas moléculas (C12H22O11 no caso do açúcar), ou seja, não se dissociam em outras palavras são substancias neutras. O sal e os demais compostos eletrolíticos quando dissociado em água subdivide suas moléculas em íons (Na+ e Cl- no exemplo do sal) onde esses íons são responsáveis pela condutibilidade elétrica. Teoria que é uma das mais importantes da química e pelo mesmo deve ser abordada de forma pratica com elo com a teoria.

CONCLUSÕES: De posse da proposta supracitada acima espera se que a abordagem do tema venha solucionar as possíveis duvida dos alunos referentes ao elo que se faz entre os compostos químicos e a eletricidade causado pelo mesmo, ou melhor, dizendo como os compostos se comportam em soluções aquosas produzindo corrente elétrica. Portanto, fica evidente que a aplicação do experimento irá minimizar algumas duvidas que o alunado venha a ter durante as aulas teóricas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007.
2. SAVIANI, O. Pedagógia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
3. VEIGA, I. P. A. et al. Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000. 247p.