11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Importância do Programa PIBID de Química para os Alunos da Rede Pública dos Colégios Estaduais de Sobral-CE

AUTORES: André, A.S.L. (UVA - CE) ; Araújo, M.R.D.S. (UVA - CE) ; Rocha, M.S. (UVA - CE) ; Silva, D.S. (UVA - CE)

RESUMO: O Projeto PIBID de Química 2011 proporciona aos alunos da rede pública uma nova visão da disciplina de Química, com o objetivo de melhorar o ensino, tornando a Química fácil de aprender. Assim, buscaram-se através de atividades inovadoras como experiências de baixo custo, usando materiais do cotidiano dos alunos, ensino contextualizado e interdisciplinar, diversificar o ensino para que os alunos possam usar os conteúdos ao seu convívio social. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários e entrevista, que relacionava a importância do PIBID no seu colégio. Os resultados mostram que o projeto PIBID contribui significativamente na melhoria da compreensão dos alunos em relação à disciplina de Química, assim, o projeto aperfeiçoa o processo de ensino – aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: PIBID de Química 2011; Ensino; Cotidiano

INTRODUÇÃO: Desde há tempos que a Química vem se desenrolando na sociedade e que faz parte do nosso cotidiano, não somente como disciplina curricular. Andando pelo ambiente escolar é comum ouvir-se dizer por partes dos estudantes que a Química é um conhecimento reservado a apenas algumas pessoas portadoras de mentes privilegiadas, e que as pessoas “normais” não teriam possibilidades de aprender Química (SILVA, 2011). O Programa de Bolsas Iniciação a Docência (PIBID) de Química 2011 tem por propósito melhorar o rendimento dos alunos que estudam na rede Estadual de Ensino, por meio de atividades inovadoras como selecionar novos materiais didáticos, experiências de baixo custo usando materiais do cotidiano dos alunos através de um ensino mais contextualizado e interdisciplinar, “onde o ensino tenha algum significado para o estudante, pois é assim que ele se sentirá comprometido e envolvido como processo educativo, desenvolvendo a capacidade de participação” (SANTOS, SCHENEZZLER, 2003, p. 32), fazendo com que os estudantes se aproximem e comecem a gostar da disciplina de Química. Essa pesquisa visa investigar como o PIBID tem influenciado no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas contempladas com o Subprojeto de Química 2011. Com a finalidade de repassar as estudantes uma nova imagem da Química quanto disciplina partindo da realidade dos mesmos, intercalando assuntos em sala de aula e seu meio social, aprimorando o ensino consequentemente a compreensão dos alunos, no qual o PIBID engloba todas essas possibilidades melhorando o ensino de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada nos dois (02) colégios contemplados pelo Subprojeto de Química 2011 amparados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID UVA 2011. Localizam-se no Bairro do Sumaré e no Dom Expedito na cidade de Sobral-CE; ambos são Estaduais de Ensino Fundamental e Médio coordenado pela CREDE 06. Participaram da pesquisa cem (100) alunos do ensino fundamental e médio, no qual todos que responderam participaram ou participam do projeto PIBID 2011, passou-se um questionário avaliativo de nove (09) questões para os alunos e também uma entrevista com a coordenadora de uma das escolas que também é professora supervisora do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Subprojeto de Química PIBID 2011 tem como objetivo tornar a disciplina de Química mais atrativa, relacionando-a com o dia-a-dia dos alunos para que os mesmos comecem a gostar e notar a grande importância desta na sua vida social. Assim foi perguntado aos alunos se as ações do PIBID de Química do seu colégio influenciam no seu aprendizado, ensino ou compreensão da disciplina de Química, no qual 87,0% responderam que “SIM”, 5,0% responderam “NÃO”, 8,0% responderam “TALVEZ” e 0,0% responderam “NUNCA” (Figura 1). O PIBID de Química 2011 motiva os alunos através da criatividade, reflexão, experiências e suas intervenções pedagógicas possibilita uma maior participação dos alunos, aumentando assim o interesse pela a disciplina de Química. Conforme (SCHNETZLER, 2008, p. 23) o ensino de Química deve “contribuir para formação do cidadão, o que implica a necessidade de vincular o conteúdo químico ensinado com o conteúdo social no qual o aluno está inserido”. Segundo a coordenadora o PIBID de química 2011 proporcionou aos alunos: “O PIBID contribui muito para os alunos, percebe-se que os alunos participantes do projeto estavam mais envolvidos com as atividades da escola, o PIBID vem com uma metodologia onde toda ação desenvolvida na sala de aula contribui com novos aprendizados fazendo os alunos situarem a disciplina de Química dentro do seu dia-a-dia, assim, contribuindo para uma aprendizagem significativa”.

FIGURA 1: Participar do PIBID de Química melhorou seu aprendizado, en

O Subprojeto de Química PIBID 2011 tem como objetivo tornar a disciplina de Química mais atrativa, relacionando-a com o dia-a-dia dos alunos para que os mesmos comecem a gostar e notar a grande importância desta na sua vida social. Assim foi per

CONCLUSÕES: As atividades do subprojeto de Química (PIBID 2011) aperfeiçoa o aprendizado dos alunos da rede pública de ensino participantes do projeto. Os resultados mostram que o PIBID tornou um importantíssimo meio na melhoria do ensino da disciplina de Química. Portanto, o PIBID de Química 2011 ajuda a desmistificar o ensino de química, motivando os discentes a estudarem, pesquisarem, discutirem e sanarem suas principais dúvidas, fazendo com que estes gostem da disciplina, e também, formar cidadãos capazes de tomar decisões para melhorar suas vidas, assim, o projeto influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, repassando aos estudantes uma nova imagem da química quanto disciplina.

AGRADECIMENTOS: CAPES, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e PIBID 2011.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, W. L. P. dos; SCHNEZZLER, R. P. Educação em Química, compromisso com a cidadania. 3 ed. Unijuí, 2003. 144p.
SILVA, A. M. da. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI, 2° trimestre 2011. Disponível em: <http://www.abq.org.br/rqi/2011/731/RQI-731-pagina7-Proposta-para-Tornar-o-Ensino-de-Quimica-mais-Atraente.pdf> acesso em 15 de fevereiro de 2013.
SCHNETZLER, R. P. Educação no Brasil: 25 anos de ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (ORGS). Educação Química no Brasil: Memórias, Políticas e Tendências. Campinas, São Paulo, SP. Editora Átomo, 2008.