11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: FILME: UMA FORMA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Ferreira dos Santos, F.G. (UVA) ; Lins André, A.S. (UVA) ; da Silva Rocha, M. (UVA) ; Sales da Silva, D. (UVA)

RESUMO: O uso de filme no ensino de química é uma nova ferramenta pedagógica com objetivo de mostrar a grande importância e o uso da Química na vida para melhorar o aprendizado dos alunos. Mostrando uma pequena explanação de conceitos bioquímicos relatados no filme, como alterações nas funções metabólicas do personagem. A atividade foi realizada com alunos do Ensino Fundamental (9° anos) da rede Estadual de Ensino, usou-se o filme “O Óleo de Lorenzo” no qual se trata de um garoto com uma doença raríssima e genética transmitida pela mãe. Observou-se que os alunos se motivam pela a aula, pois se percebe que a utilização de filmes com uma programação educativa direcionada torna-se uma ferramenta inovadora, útil e didática no processo de ensino.

PALAVRAS CHAVES: Filme; Didática; Aprendizado

INTRODUÇÃO: A maioria dos alunos considera a disciplina de Química difícil e complicada de estudar, pois esta é abstrata e complexa, além de conter muitas fórmulas e teorias sem utilidade para a sua vida social; sendo isso um dos fatores que desestimulam a estudá-la. (SILVA, 2011). Baseado nisso e em outros obstáculos, os professores devem procurar novas ferramentas metodológicas de ensino para mostrar a real importância da Química na vida dos alunos. O uso de filmes, documentários e vídeos é uma forma de melhorar a compreensão dos alunos sobre alguns aspectos da disciplina de Química tanto para o ensino fundamental como médio. De acordo com Quintino e Ribeiro, 2010 “... filmes é uma ótima opção para auxiliar o professor com aulas diversificadas, pois permite ter como ferramenta algo do interesse do aluno, que faz parte de sua vida como entretenimento e permite ao professor relacionar a linguagem cotidiana com a linguagem científica que é considerada, entre outras coisas, com o conhecimento químico...”. Portanto, usar filmes como nova ferramenta de ensino aguça o interesse dos alunos, pois mostra de forma prazerosa um conteúdo químico que se deseja abordar. Neste caso, a bioquímica está em questão, pois a partir do filme são apresentados alguns exemplos desde a genética, precursora da doença, até alterações no organismo, como as que ocorrem nas funções efetoras.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado nos 9° anos A e B do Ensino Fundamental do Colégio de E. E. F. M Sinhá Sabóia no Bairro Dom Expedito Sobral-CE no turno da manhã, pelos acadêmicos bolsistas PIBID de Química 2011. O filme proposto foi o “Óleo de Lorenzo” na qual se trata de um garoto com uma doença raríssima e genética transmitida pela mãe. Após a atividade passamos um questionário de cinco (5) questões abertas para avaliar se a metodologia utilizada foi satisfatória, ou seja, se o filme estimulou os alunos a se interessar mais pelos conceitos de química, neste caso, a bioquímica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Figura 1 mostra como o filme, bem direcionado, pode modificar a visão do aluno em relação a disciplina e ao assunto abordado. O filme aborda sobre um garoto com adrenoleucodistrofia (ALD), uma rara doença genética que causa dano à bainha de mielina dos neurônios e pode levar a morte em poucos anos, se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa, devido à ausência de enzima responsável pela sua degradação (MESTRELLI e FERRARI 2006). Observa-se que após assistir ao filme 44,13% disseram que a Química produz novas substâncias, o filme mostrou que o pai de Lorenzo estudou muito com o objetivo de encontrar um antídoto para a cura da doença de seu filho, produzindo assim uma inédita substância; 33,51% dizem que esta está presente na medicina, através da obtenção de remédio para ajudar o doente (criança); já 17,35% responderam ajudar pessoas com necessidade, percebe-se no filme que muitas pessoas ajudaram o garoto. Novos recursos, principalmente tecnológicos, chamam uma maior atenção e também aumenta a interação alunos-professor. Para Haidt, 2010 “... é necessário que o professor utilize novas metodologias como recursos audiovisuais e softwares modernos como meio de fazer com que o aluno possa participar o mais ativamente possível do processo de ensino-aprendizagem...”.

FIGURA 1

A Química para os alunos após assistir o filme.

CONCLUSÕES: O uso de filmes mostra que além de estimular o interesse pelo conteúdo mostrado, aumenta a interação professor-aluno caracterizando como uma ferramenta útil e didática no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química.

AGRADECIMENTOS: A CAPES, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e ao PIBID 2011

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, Airton Marques da. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI, 2° trimestre 2011.

HAIDT, R. C. C. “Curso de Didática Geral”. In: A Utilização de Filmes no Processo de Ensino Aprendizagem de Química no Ensino Médio. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de Julho de 2010.

MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa; FERRARI, Nadir. O Óleo de Lorenzo: O Uso do Cinema para Contextualizar o Ensino de Genética e Discutir a Construção do Conhecimento Científico. Genética na escola 01.02, 35-39; 2006 (SBG). Disponível em: //http:www.sbg.org.br acessado em 12 de agosto de 2012 às 15 horas.

QUINTINO, Carla Pereira; RIBEIRO, Kátia Dias Ferreira. A Utilização de Filmes no Processo de Ensino Aprendizagem de Química no Ensino Médio. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (VX ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de Julho de 2010.